Umas das primeiras coisas que aprendemos sobre higiene é que devemos lavar tudinho com sabão. Crescemos, normalmente, fazendo manha pra ir tomar banho e depois mais ainda pra sair de lá. Afinal, a gente ficava se divertindo com o sabonete nosso de cada dia e sua mania de escorregar. O que muitas pessoas não sabem é que esse item “inofensivo” pode conter inúmeras substâncias que não são benéficas para o ser humano e menos ainda pra natureza.

Bebe sabão.png

Um dos vilões mais conhecido é o Lauril Sufato de Sódio! Atualmente, está presente na maioria dos sabonetes, produtos de limpeza, sais de banho, cremes para tratar acne, produtos esfoliantes, máscaras para cílios, tinturas de cabelo, sabonetes líquidos, condicionadores, xampus e etc. Mas além do Lauril, essas fórmulas de cosméticos convencionais são recheadas de conservantes agressivos, parabenos, fragrância e corantes sintéticos.

Mas e agora? Não sabe viver sem sabonete e sua limpeza eficaz?

Relaxem! Tem muitas(os) alquimistas(os) por aí produzindo seus próprios sabonetes, fora da lógica de mercado, priorizando a saúde e os efeitos terapêuticos dos óleos.

13410817_1222443701113847_1449552714_o

Os sabonetes naturais possuem fórmulas equilibradas com óleos essências, manteigas e óleos vegetais. Esses sabonetes podem ser utilizados no corpo todo (inclusive nos cabelos) e não vai te dar um “efeito mascarado”. Eles irão de fato nutrir a sua pele, limpá-la, hidratá-la e se você tiver algum problema de pele ou no couro cabeludo poderá tratá-lo com um sabonete formulado para tal fim, utilizando óleos específicos e aditivos como argila, café, cacau, mel, cera de abelha, sal rosa e outros.  

Durante minha transição para cosméticos naturais passei por tempos difíceis, porque é quando você para de dar químicos ao seu cabelo e pele que eles passa por uma abstinência e mostram seu verdadeiro estado. E pra mim essa é a diferença crucial dos produtos naturais, mesmo se você ficar sem usá-los por um tempo a saúde da sua pele e cabelo estarão garantidos.

Tentando absorver um pouco da lógica minimalista, ou seja, usar a menor quantidade possível de elementos para  alcançar o fim que se deseja, o sabonete natural poderá cumprir a função daqueles milhares de produtinhos que a indústria insiste que você precisa.

Bom, depois de entender um pouco sobre a importância dos sabonetes naturais você pode conferir o post sobre fabricação de sabonete pelo Cold Process (a frio). E as diversas receitas de sabonetes naturais e veganos que temos em nosso site, além de diversos cosméticos. 

Marcella Lemos

Publicado por:Espiral de Ervas

feito por Marcella Lemos e Ana Velho

Um comentário sobre ldquo;Sabonete nosso de cada dia

Deixe uma resposta