Vamos estudar um pouco sobre óleos essenciais e diluição? Esses poderosíssimos óleos devem ser usados com sabedoria.

A maioria de vocês já deve ter ouvido falar desses milagres em vidrinho âmbar. Bom, eles estão em alta e somados a outros aditivos torna-se uma alternativa natural na cosmetologia. Além disso, são utilizados na aromoterapia para tratamentos de alergias, insonia, estresse e entre outros problemas. O que muita gente não sabe é que eles precisam ser usados com muita sabedoria!

Por serem extremamente concentrados, esses óleos precisam ser diluídos ou usados em pequena quantidade. E existe uma fórmula de você calcular a concentração ideal para seus óleos.

  • 1% – utilizadas para óleos com intensidade olfativa forte. Ou para óleos muito caros, como rosas, jasmim, néroli, melissa, sândalo, etc. Essa diluição também serve para crianças pequenas / 50ml = 11 gotas.
  • 2% – usadas para peles sensíveis com tendência alérgica. Também para crianças e idosos mais sensíveis.
  •  3% –  mais comum e mais utilizada, serve à adultos em geral.
  • 4 ou 5% – para óleos com nota olfativa pouco intensa e para dores, inflamações.

IMPORTANTE: ALGUNS ÓLEOS ESSENCIAIS NÃO SÃO SEGUROS PARA MULHERES GRÁVIDAS, CRIANÇAS, IDOSOS, EPILÉTICOS E HIPERTENSOS.

Portanto, é crucial que você pesquise antes de formular seus óleos.

ÓLEO MASSAGEADOR 

Hoje vou passar uma receita de óleo de massagem atenuador de estrias. Lembrando que ninguém é obrigado a ter um corpo sem estrias, inclusive elas fazem parte de nossas experiências de vida. Mas as pessoas também tem o direito de querer evitá-las ou atenuá-las.

GestacaoAromaterapia05

Você vai precisar de:

  • 40 ml de óleo vegetal extra virgem (coco*, oliva ou girassol são bons óleos)
  • 10 ml de óleo vegetal de rosa mosqueta ou jojoba
  • 15-25 gotas de óleo essencial de tangerina (variando a dosagem de acordo com o individuo)

*o óleo de coco tende a endurecer em baixas temperaturas. Portanto, aqueça-o em banho maria para fazer a mistura em estado liquido.

Misture tudo em um pote de vidro escuro com tampa e aplique 1 ou 2 vezes ao dia. Se você só tiver vidro claro em casa pode passar uma fita escura em volta do vidro.

Essa receita é segura para ser usado por mulheres grávidas a partir do quinto mês de gestação, utilize a menor dosagem sugerida = 15 gotas.

Em nosso ebook cold process, falamos um pouco sobre o uso dos óleos essenciais na saboaria. Para adquirir, acesse nossa loja virtual!

Até breve,

Marcella

Publicado por:Espiral de Ervas

feito por Marcella Lemos e Ana Velho

2 comentários sobre “Óleos essenciais e diluição

  1. Lindas! Gostei muito da proposta de vocês. Natural sem aquele glamour comercial que tem rondado essa área. Quero divulgar vocês pra todo mundo! 😊

Deixe uma resposta