Por que sabonete natural leva soda cáustica? A maioria das pessoas entram em pânico quando ouvem dizer que o sabonete natural leva soda cáustica, mas quando você entende a reação química entre o hidróxido de sódio ou potássio (base) e os óleos (éster/glicerídeo) tudo fica mais compreensível.

Antigamente, antes de existir a possibilidade de comprar a soda, as pessoas faziam um longo processo com a cinza da fogueira até obter o hidróxido. Os primeiros sabões eram feitos com misturas de gorduras de animais (sebo) com as cinzas de madeira específicas.

Atualmente esse processo foi facilitado e você pode comprar a soda ou potassa cáustica pronta para reagir com seus óleos no processo de saponificação. A reação de saponificação é aquela em que um éster ou glicídio (gordura) reage em meio aquoso com uma base forte (KOH ou NaOH). Os produtos formados são sais de ácidos graxos e glicerol, conhecidos como sabão e glicerina.
Cada óleo ou gordura produz combinações diferentes de sais e ácidos graxos variando suas propriedades.

Como vocês viram na imagem, depois que a reação está completa, a soda cáustica não está mais presente no sabonete. Os sabões produzidos nesse processo não geram resíduos pro meio ambiente, pois não possuem Lauril e outras químicas nocivas.

Precisamos ter muito cuidado com o manuseio da soda ou potassa cáustica. Porém se você usar todo os equipamentos de segurança: Luvasóculosmáscara, mangas e calças cumpridas, os materiais adequados e seguir o passo a passo das receitas não correrá riscos e produzirá um sabão excelente pro seu corpo e pro planeta.

A soda para os métodos Cold e Hot Process precisa ser em escamas e com pureza no mínimo 97%.

E se mesmo assim você não quiser usar a soda? Sua alternativa é buscar uma base glicerinada, onde o processo com a soda já foi feito pra você. Porém cuidado, normalmente essas bases possui diversos aditivos não tão confiáveis, busque uma marca natural.

E para tirar todas as dúvidas, fizemos um vídeo explicando tudo certinho:

Espero que vocês tenham gostado desse post, qualquer dúvida você pode deixar um comentário.

Publicado por:Espiral de Ervas

feito por Marcella Lemos e Ana Velho

22 comentários sobre “Por que sabonete natural leva soda cáustica?

  1. Estou amando,vc é simpática e transmite muita segurança
    Já fiz sabão de Coco mas a sua receita é mais simples e parece eficaz.
    Maos à obra, vou me arriscar no mundo da saponificação
    Gratidão 🙏

Deixe uma resposta