Você sabe qual a diferença entre o cold e hot process? Esses dois métodos de fazer sabão do zero são incríveis em suas particularidades. Nesse post vamos explicam “tim tim por tim tim” o que difere as duas produções.

A principal diferença é o uso ou não de uma fonte externa de calor. Sendo que no cold process (método a frio) não há o uso de uma fonte de calor externa, já no hot process (método a quente) é necessário uma fonte externa de calor. *

*Há um método de fazer hot process sem o uso do fogão por longo tempo, chamado hot process fluído ou hot process de alta temperatura. Nesse método, utilizasse o calor da própria mistura, uma vez que os óleos são aquecidos a mais de 100º.

Existem várias possibilidades de fonte de calor, mas a mais conhecida é a panela elétrica. Em nosso canal ensinamos a partir de uma simulação da panela elétrica com a chapa de banho-maria e uma panela inox.

CHAPA DE BANHO MARIA
CHAPA DE BANHO MARIA

O mais importante é conferir o material que a panela é feita, sendo elétrica ou não, é preciso ser de aço inox. A partir disso surgem muitas outras diferenças, para facilitar um entendimento, preparamos uma tabelinha:

DIFERENÇAS ENTRE O COLD E HOT PROCESS
DIFERENÇAS ENTRE O COLD E HOT PROCESS

Em relação a aparência final do sabonete, há diferenças visíveis, enquanto o Hot Process tem tendência a ter pedaços heterogêneos e Cold fica bem lisinho. Observe as fotos a seguir:

COLD PROCESS
COLD PROCESS
HOT PROCESS

Em relação ao enforme da massa: o cold é bem mais fácil de colocar na forma, enquanto o Hot é mais trabalhoso pois perde água no processo e por isso fica bem mais consistente.

A vantagem principal do Hot, está na maior conservação dos óleos essenciais, uma vez acrescentados quando o processo de saponificação já está completo suas propriedades são preservadas, pois não são expostos à altas temperaturas.
Outra vantagem do Hot, é a possibilidade de escolher qual óleo vai “sobrar” na receita, pois podemos adicionar o óleo sobreengordurante (superfat) quando a saponificação já tiver ocorrido.

Uma dúvida frequente é se usamos a mesma receita para ambos os processo e a resposta é sim, a mesma receita pode ser feita tanto no Cold quanto no Hot Process!

Por fim, se você está começando agora, recomendo que comece pelo Cold Process, pois o processo exige menos equipamentos e é mais simples de executar.

Espero que vocês tenham gostado desse post, qualquer dúvida você pode deixar um comentário.

Assista o vídeo abaixo referente a esse post:

Por Marcella Lemos e Ana Velho.

Publicado por:Espiral de Ervas

feito por Marcella Lemos e Ana Velho

24 comentários sobre “Qual a diferença entre o Cold e Hot Process?

      1. Bom dia, eu estava pesquisando sobre essências, e que fiquei com uma duvida, a essência usada para vela pode ser usada para o Cold process ?

  1. Adoro a ideia de fazer o hot pelo fato de eu conseguir economizar nos OE e também de eu conseguir ver o resultado mais rapidamente. você recomenda a redução na quantidade de OE em quanto aproximadamente?

  2. Posso fazer uma base sem aditivos e posteriormente após o tempo de cura que o cold e o hot process exigem eu poderia derreter em banho Maria como essas bases que compramos pronta sabe, e só nesse momento acrescentar os OE e outros aditivos?

  3. Olá, meninas! Descobri o trabalho de vocês recentemente durante minhas pesquisas acerca dos cosméticos naturais. Sou Química e quero me especializar na área. Gostaria de tirar uma dúvida: é normal o sabonete feito pelo COLD PROCESS ficar com gotas de óleo na sua superfície durante o processo de cura? Parabéns pelo conteúdo rico em informações!

  4. Ola Marcela, de quantos litros você indica tanto a panela elétrica quanto a panela de indução de inox? Tem alguma especificação propria para a eletrica (potência, tipo de cozimento, etc)?

Deixe uma resposta