Nesse post ensinamos uma receita de sabonete cítrico com o pó de açafrão da terra para colorir e agregar propriedades, feito pelo método hot process.

Se você está começando agora no mundo da saboaria, recomendamos que comece pelo Cold Process, visto que ele é mais simples, requer menos equipamento e te dará experiência para fazer o Hot Process posteriormente.

Lembrando que essa receita pode ser usada em ambos os processos sem precisar de alteração. A diferença primordial entre esses processos hot e cold é a utilização de uma fonte externa de calor para acelerar o andamento de cura. Para emanar esse calor, você poderá utilizar o forno, o microondas, o fogão ou uma panela elétrica. Nós usamos o fogão com a chapa de banho-maria.

O sabonete pelo método Hot Process fica com uma aparência mais rústica, o processo todo leva aproximadamente 2 horas , mas seu uso é imediato. Os óleos essenciais e outros aditivos ficam mais preservados, pois são adicionados após o processo de saponificação terminar.

EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO
Luvas, óculos, máscara, mangas e calças cumpridas

UTENSÍLIOS
→ Panela 5L de aço inox com tampa (pode ser de vidro)
Chapa de banho-maria ( ou panela maior com água)
→ Espátula
Balança digital
Mixer
Termômetro (utilizei o infravermelho)
→ Recipiente para mistura a soda
→ Colher de Aço
→ Recipiente com água e vinagre para neutralizar seus utensílios
Fitas de Ph ou Phmetro digital
→ Forma forrada com papel manteiga
Tamanho da forma que usamos: 52 (comp) x 9 (larg) x 9 (prof)

INGREDIENTES
950 g Óleo de Oliva (reserve no min 15 g para diluir o açafrão)
100 g Óleo de Coco
200 g Óleo de Palma
401 g Água (deionizada ou destilada)
165 g Soda Cáustica com pureza 97% ou mais*
15 g de Açafrão da terra em pó
10 g Óleo Essencial de Grapefruit
10 g Óleo Essencial de Laranja Doce

* Por que sabonete natural leva Soda Cáustica?

RENDIMENTO
24 sabonetes de 2 cm e uma pequena sobra de 1cm que uso para teste.

MODO DE PREPARO

  • Pese todos os ingredientes 
  • Misture a água e a soda cáustica, colocando sempre a soda na água, nunca o contrário. Deixe esfriar até que seja possível encostar suas mãos do lado de fora do recipiente (por volta de 45 ºC).
  • Derreta os óleos em banho-maria, e misture-os com a ajuda do Mixer, se for necessário.
  • Quando a mistura de soda esfriar, junte-a com os óleos (não esqueça de separar 15 g do Óleo de Oliva para diluir o açafrão) e bata com o Mixer até atingir o trace (textura de maionese) bem firme.
  • Acenda o fogo no mínimo da chama e coloque sua Chapa de banho Maria, ao longo do processo certifique-se que a temperatura está inferior a 97 ºC. Tampe a panela.
  • Confira como está sua massa ao longo do processo e mexa, às vezes, para não grudar no fundo.
  • A massa vai mudar bastante: inicialmente tem aparência branca, depois acumula poças de óleo, até que começa a ficar com aspecto de geleia, este momento sinaliza que está perto de ficar pronta.
  • Teste de Ph – deve estar entre 8 e 10. Se estiver Ok, pode desligar, caso contrário feche a panela e deixe por mais 5 minutos e repita o teste.
  • Aguarde a massa esfriar até aproximadamente 55 ºC e adicione seu açafrão diluído em óleo e seus óleos essenciais. Misture vigorosamente!
  • Despeje na forma forrada e bata levemente para tirar o ar.
  • Aguarde de 6 à 8 horas para desenformar. Caso ele ainda não esteja firme, aguarde um pouco mais.
  • Corte e deixe-os descansar em local seco, arejado e protegido do sol.
  • Seu sabonete estará pronto para uso imediato, porém recomendo aguardar pelo menos 5 dias para a perda de água que aumentará a qualidade e durabilidade do sabonete.

VALIDADE
A validade desse sabonete varia de acordo com a conservação, mas indicamos que você use com até três meses para usufruir de todas as propriedades. Ele não vai estragar depois disso, mas começa a perder um pouco do aroma. Para prolongar sua durabilidade você pode adicionar Oleoresina de Alecrim e Vitamina E em proporção de até 0,5% do total da receita, , eles são antioxidantes naturais.

DURABILIDADE
O sabão natural não contém aglutinante, substância sintética usada em sabonetes comerciais para evitar que eles derretam com a água. Portanto mantenha seu sabonete o mais seco possível. Recomendamos que você divida seu sabonete em 2 ou 3 partes para o uso, deixando apenas um pedaço no box.

INDICAÇÃO E DICAS DE USO
Esse sabonete é indicado para peles mistas e oleosas. O Óleo Essencial de Laranja Doce é antisséptico, anti-inflamatório e desintoxicante, enquanto o Óleo Essencial de Grapefruit tem o poder de eliminar as toxinas. O açafrão (cúrcuma) é antioxidante e atenua as acnes.
Caso opte por fazer o uso desse como Shampoo, use sempre associado a condicionadores liberados para a técnica low poo. Lembrando que é o pH dos sabonetes naturais é levemente alcalino e algumas pessoas podem não se adaptar. O uso de duas colheres de vinagre de maça (sem álcool) diluído em um copo d’água pode ser uma boa opção para restabilizar o ph.

Espero que vocês tenham gostado desse post, qualquer dúvida você pode deixar um comentário.

Assista o vídeo abaixo para você acompanhar o processo:

Por Marcella Lemos e Ana Velho

Publicado por:Espiral de Ervas

feito por Marcella Lemos e Ana Velho

11 comentários sobre “Sabonete Cítrico com Açafrão -Hot Process

  1. Oi meninas ♥
    Estou pesquisando os utensílios para comprar e fiquei com dúvida a respeito do termômetro.
    Vi que vocês indicam o de laser, mas ele está com previsão de entrega só pra agosto/setembro e até estarei morta de ansiedade kkkkk
    Queria saber se já utilizaram termômetro culinário (tipo espeto) e se acham que dá pra substituir ou é melhor aguardar o prazo do outro.
    Muito obrigada pelo auxílio :*

    1. Oi, Aline!
      Eu nunca testei com o termômetro culinário, não sei como seria o desempenho. O bom do laser é que ele não enconsta no sabonete, ai não precisa se preocupar nem com contaminação, nem com o material. Qual é o material do termômetro culinário?

  2. meninas, só um toque, acho que essa “indicação” nesse post está errada, vocês devem ter se confundido ai na organização, hehehe, não tem esses óleos nesse sabonete, dá uma lida! 😉

  3. Oi, bom dia!!
    Já li e até fiz um sabonete com açafrão para redução de pêlos. Não seria ruim usar açafrão no cabelo?

    1. Oi! Td bem? Sou a Thais da Equipe do Espiral e vou te ajudar! Primeiramente não seria ideal usar sabonete (pH Alcalino) no cabelo, pelo fato de o pH não ser compatível com o couro cabeludo e com a fibra capilar (pH acido). A longo prazo podem causar dandos permanentes no cortex do fio. Quanto ao açafrão, estamos buscando evidencias científicas com referencias bibliográficas quanto ao potencial depilatorio do açafrão e não estamos encontrando. O conhecimento popular diz que por ser termogênico ele aquece a raiz e a longo prazo acaba danificando o bulbo e não nascendo mais pelos. Existem relatos de quem diz que funciona, e de quem diz que não funciona, porém nada com respaldo científico. Assim, sem saber se realmente ele funciona com esse proposito é melhor ter um pouco de criterio quanto ao uso onde não se quer que haja perda de fios (cabelo e rosto, sombrancelhas, cilios, etc.) Porém o potencial anti inflamatorio dele é super comprovado científicamente! Legal demais né! Beijos

Deixe uma resposta