Nesse post ensinamos uma receita de Sabonete Floral – Calêndula, Camomila, Lavanda e Ylang-Ylang – Hot Process, utilizando o óxido de ferro para colorir e os oleatos de camomila e calêndula agregar propriedade.

Lembrando que essa receita pode ser usada em ambos processos sem precisar de alteração. A diferença primordial entre esses processos Hot e Cold é a utilização ou não de uma fonte de calor para acelerar o andamento de cura. No caso do Hot, para emanar calor você poderá utilizar o forno, o microondas, o fogão ou uma panela elétrica. Nós usamos o fogão com a chapa de banho-maria.

O sabonete pelo método Hot Process fica com uma aparência mais rústica, demora aproximadamente 2 horas pra fazer, mas o uso é imediato. Além disso, os óleos essenciais e outros aditivos ficam mais preservados, pois são adicionados após o processo de saponificação terminar.

EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO
Luvasóculos, máscara, mangas e calças cumpridas
.

UTENSÍLIOS
→ Panela 5L de aço inox com tampa (pode ser de vidro)
Chapa de banho-maria ( ou panela maior com água)
→ Espátula
Balança digital
Mixer
Termômetro (utilizei o infravermelho)
→ Recipiente para mistura a soda
→ Colher de Aço
→ Recipiente com água e vinagre para neutralizar seus utensílios
Fitas de pH ou pHmetro digital
→ Forma forrada com papel manteiga


Tamanho da forma que usamos: 52 (comp) x 9 (larg) x 9 (prof)

INGREDIENTES
890 g Óleo de Oliva
100 g Óleo de coco
200 g Óleo de Palma
30 g Oleato de Camomila (fiz com Oliva) – para adicionar após o trace (superfat) 
30 g Oleato de Calêndula (fiz com Oliva) – para adicionar após o trace (superfat)
401 g Água deionizada ou destilada
165 g Soda Cáustica com pureza 97% ou mais*
1 colher de café de óxido de ferro diluído no superfat (opcional para dar cor)
10 g Óleo Essencial de Lavandin
6 g Óleo Essencial de Ylang-Ylang

*Por que sabonete natural leva soda cáustica?

RENDIMENTO
24 sabonetes de 2 cm e uma pequena sobra de 1 cm que uso para teste.

PASSO A PASSO

  • Misture a soda na água – nunca ao contrário – aguarde 10 min.
    Manuseie com cuidado, além de corrosivo, o hidróxido de sódio também é bastante tóxico e muito solúvel em água, e essa dissolução libera grande quantidade de calor, sendo um processo exotérmico.
  • Coloque na panela os óleos e misture-os. Adicione a solução de soda quando ela estiver cristalina.
  • Bata a massa com o Mixer até alcançar um traço bem firme.
  • Acenda o fogo no mínimo da chama e coloque sua Chapa de banho Maria, ao longo do processo certifique-se que a temperatura está inferior a 97 ºC. Tampe a panela.
  • Confira como está sua massa ao longo do processo e mexa, às vezes, para não grudar no fundo.
  • A massa vai mudar bastante: inicialmente tem aparência branca, depois acumula poças de óleo, até que começa a ficar com aspecto de geleia, este momento sinaliza que está perto de ficar pronta.
  • Adicione seu superfat com o óxido de ferro previamente diluído.
  • Aguarde a massa esfriar até aproximadamente 55 ºC.
  • Adicione seus óleos essenciais. Misture vigorosamente!
  • Despeje na forma forrada e bater levemente para tirar o ar. Finalizar com um PVC ou papel manteiga.
  • Conservar em local seco, arejado e ao abrigo de luz solar.
  • Após 6 ou 8 horas você já pode desenformar e cortar. Caso ainda não esteja firme, aguarde um pouco mais.
  • Seu sabonete estará pronto para uso imediato, porém recomendo aguardar pelo menos 5 dias para a perda de água, isto aumentará a qualidade e durabilidade do sabonete.

VALIDADE
A validade desse sabonete varia de acordo com a conservação, mas indicamos que você use com até três meses para usufruir de todas as propriedades. Ele não vai estragar depois disso, mas começa a perder um pouco do aroma. Para prolongar sua durabilidade você pode adicionar Oleoresina de Alecrim e Vitamina E em proporção de até 0,5% do total da receita, , eles são antioxidantes naturais. De qualquer forma, o sabonete vai ficando com o cheiro mais fraco, por isso recomendo usar nos primeiros 6 meses.

DURABILIDADE
O sabão natural não contém aglutinante, substância sintética usada em sabonetes comerciais para evitar que eles derretam com a água. Portanto mantenha seu sabonete o mais seco possível. Recomendamos que você divida seu sabonete em 2 ou 3 partes para o uso, deixando apenas um pedaço no box.

INDICAÇÃO E DICAS DE USO
Esse sabonete é indicado para peles mistas e secas. O Óleo Essencial de Lavandin é cicatrizante, antisséptico e relaxante. O 6 g Óleo Essencial de Ylang-Ylang é afrodisíaco e estimulante dos sentidos, tem poder de equilibrar a oleosidade, tanto o excesso quanto a falta. Enquanto os oleatos de camomila e de calêndula são hidratantes, regenerativos e calmante para pele e couro cabeludo 
Se fazer uso como shampoo, use sempre associado a condicionadores liberados para a técnica low poo. Lembrando que o pH dos sabonetes naturais é levemente alcalino e algumas pessoas podem não se adaptar. O uso de duas colheres de vinagre de maçã (sem álcool) diluído em um copo d’água pode ser uma boa opção para restabilizar o pH.

Espero que vocês tenham gostado desse post, qualquer dúvida você pode deixar um comentário.

Assista o vídeo abaixo para você acompanhar o processo:

Por Marcella Lemos e Ana Velho

Publicado por:Espiral de Ervas

feito por Marcella Lemos e Ana Velho

9 comentários sobre “Sabonete Floral – Hot process

  1. Só 6 g de oleo de ylang-ylang custa aproximadamente 23 reais. Se essa receita rende uns 12 sabonetes, qual seria o valor de venda de cada sabonete?

    1. Oi, Fê! Na última compra de ylang ylang que eu fiz paguei 250 reais no vidro de 100ml, os 6 gramas de ylang ylang sairiam por uns 15 reais. O preço que eu vendo esse sabonete é 13 reais.

      O que eu costumo fazer é ficar de olho nas promoções de oleos essenciais e quando algum que eu costuma usar está com um custo muito alto, busco outro com propriedades similares com um preço melhor.

  2. Oie, amei uma receita, uma dúvida que surgiu é se posso estar trocando o óleo de palma por azeite de dendê ou pelo azeite de oliva porque não estou encontrando pra comprar no momento, e se posso substituir o oleato de calêndula por manteiga de manga. Gratidão <3

    1. Olá Yanka. Você pode sim substituir o óleo de palma por azeite de dendê, só vai alterar a cor e o cheiro. Caso queira usar outro óleo ou manteiga precisará passar a receita na calculadora, isso também serva pra a troca do oleato para a manteiga. Sempre passar na calculadora.

Deixe uma resposta