Vamos para mais uma receita de Hot Process sem fogão? Mostraremos mais um passo a passo para você fazer sabonete de laranja com alecrim  – hot process no balde, usando apenas o calor da mistura para acelerar o processo de saponificação. E ele fica pronto em menos de 15 minutos!

 

Esse método NÃO é indicado para iniciantes! 
Se você é iniciante, é importante que passe pela experiência do Cold Process e do Hot Process para entender como funciona a saponificação na prática. 
** Confira a nossa série “Dúvidas sobre saboaria natural” que foi feita especialmente para responder as principais dúvidas de quem está aprendendo!

Esse processo não precisa de fonte externa de calor, pois trabalha com altíssima temperatura (mais de 100 ºC), provocando vulcões de expansão da massa..

Principais vantagens: 
– Rapidez: O processo completo demora em torno de 40 minutos (desde a pesagem até a limpeza)
– Facilidade para enformar 
– Massa homogênea: Toda a massa recebe a mesma quantidade de calor, resultando em um sabonete mais homogêneo. 

E aí, está ansiosa para fazer esse método? 

EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO
Luvasóculosmáscara, mangas e calças cumpridas

UTENSÍLIOS

Balde polipropileno ou PVC
 
(Você também pode usar uma Panela grande (5 litros) de aço inox )
→ Tampa transparente ou  PVC (plástico filme)
→ Espátula
→ Fouet
→ Balança digital
→ Mixer.
→ Termômetro (utilizei o infravermelho)
→ Recipiente para mistura a soda
→ Colher de Aço 
→ Recipiente com água e vinagre para neutralizar seus utensílios
→ Fitas de pH ou pHmetro digital
→ Forma forrada com papel manteiga (ou forma de silicone)

Tamanho da forma que usamos: 25 (comp) x 7,5 (larg) x 6,5 (prof)

INGREDIENTES

530 g Óleo de Oliva Extra Virgem
150 g  Óleo de coco
50 g  Manteiga de Manga (Superfat) – Pode substituir por Karité
99 g  Soda cáustica
241 g  Água Desmineralizada 
5 g  sabão pronto ralado 
(nessa receita usei o resto do sabão anterior)
50 g leite de coco
10 g Óleo Essencial de Laranja Doce
5 g Óleo Essencial de Alecrim
7 g Spirulina em pó
7 g Urucum em pó 

* Por que sabonete natural leva Soda Cáustica?

Sobreengordurante: 7%          Concentração:28%

RENDIMENTO

11 sabonetes de 2 cm (aproximadamente 100 g por barra) e 1 sabonete de 1 cm para teste.

MODO DE PREPARO

  • Pese todos os ingredientes. Por questões de segurança, sua receita não deve ocupar muito além de ⅓ da panela ou balde, pois a massa crescerá bastante durante o processo de cozimento.
  • Deixe os corantes previamente diluídos. Pese os óleos essenciais e a oleoreina de alecrim junto com o óleo de coco. Separe 25 g de leite de coco para spirulina e 25 g de leite de coco para o urucum. Para melhor dispersão do urucum, você pode aquecer o leite até 50 ºC. Mantenha em potes fechados.

  • Aqueça seus óleos até 120 ºC. Pois quando você passar os óleos para o balde a temperatura vai cair. Caso esteja fazendo na panela, pode aquecer até 110 graus.
    [Confira esse estudo que comprova que o azeite extra virgem permanece estável em altas temperaturas]
  • Nessa receita eu usei o balde com resquício do sabonete feito anteriormente, mas você pode acrescentar um sabão pronto qualquer. 5 gramas já são o suficiente.
  • Em seguida despeje a soda na água – nunca ao contrário – aguarde 30 segundos. 
    Obs: Manuseie com cuidado, além de corrosivo, o hidróxido de sódio também é bastante tóxico e muito solúvel em água. Essa dissolução libera grande quantidade de calor, sendo um processo exotérmico.
  • Ainda com a soda bem quente, misture a solução de soda nos óleos e comece a bater.
  • Bata até ultrapassar o trace (ponto de maionese). A massa fica mais grossa.  Continue batendo por mais 2 minutos. Se a expansão não começar feche a panela e aguarde.

NÃO SAIA DE PERTO DO SEU SABONETE!

  • Tenha em mãos o fouet para domar as expansões.
  • Quando a massa abaixar, bata novamente a massa com o Mixer para agitá-la e provocar expansões.
  • Deixe expandir o quanto possível e depois misture com o fouet.

  • A massa muda bastante: inicialmente tem aparência branca, depois acumula poças de óleo, até que começa a ficar com aspecto de geleia, este momento sinaliza que está perto de ficar pronta.
  • Adicionamos nosso superfat, a manteiga de manga.
  • Teste o pH – deve estar entre 8 e 10,5. 
    Se estiver Ok, pode prosseguir.caso contrário bata por mais 2 minutos, tampe e aguarde 3 minutos, então repita o teste de pH. 
  • Separa a massa em em 2 potes e adicione os corantes.
  • Despeje na forma forrada e bata levemente para tirar o ar. Cubra com um pano limpo. Conserve em local seco e ao protegido de luz solar.

Cortamos o sabonete de laranja com alecrim – hot process no balde após 10 horas e ele já estava um pouco duro pra cortar.

Seu sabonete estará pronto para uso imediato, porém recomendo aguardar pelo menos 7 dias para a perda de água que aumentará a qualidade e durabilidade do sabonete.

VALIDADE

A validade do sabonete de laranja com alecrim varia de acordo com a conservação. O ideal é que seja usado nos primeiros 6 meses, para usufruir de todas as propriedades. O sabonete natural não estraga depois de seis meses, porém seu aroma vai ficando mais fraco.
Para prolongar a validade, você pode adicionar Oleoresina de Alecrim e Vitamina E em proporção de até 0,5% do total de óleos da receita, são antioxidantes naturais.

DURABILIDADE

O sabão natural não contém aglutinante; substância sintética usada em sabonetes comerciais para evitar que derretam com a água. Portanto mantenha seu sabonete o mais seco possível. Recomendamos que você divida seu sabonete em 2 ou 3 partes para o uso, deixando apenas um pedaço no box.

INDICAÇÃO E DICAS DE USO

Esse sabonete é indicado para pele mista e oleosa e/ou com acne.

O óleo essencial de laranja doce  é conhecido por ser um potente anti-séptico e anti-inflamatório, alivia inflamações internas e externas e age contra vírus e bactérias.
O óleo essencial de alecrim é antioxidante, antimicótico, antimicrobiano, cicatrizante e refrescante.

O urucum ajuda a cicatrizar a pele e a spirulina é antioxidante.

 

Espero que vocês tenham gostado desse post, qualquer dúvida você pode deixar um comentário.

 

 

Publicado por:Espiral de Ervas

feito por Marcella Lemos e Ana Velho

21 comentários sobre “Sabonete de Laranja e Alecrim – Hot process no balde

  1. Olá, estou começando a fazer sabonetes pelo método cold process. Mas o azeite de oliva extra virgem encarece muito o sabonete. Vocês tem outra opção para substituir? Ou existe o óleo de oliva refinado? Pq eu não achei o oliva refinado…Desde já agradeço pelo trabalho de vocês!!

    1. Olá Cleide, compramos o azeite de oliva extra virgem no mercado municipal ou atacadista da nossa cidade, o de 5 litros sai mais em conta do que comprar o de vidro do mercado. Dá uma pesquisada. Você pode escolher o óleo que quer usar, mas lembre-se que não existe substituição, você irá precisar passar sua receita na calculadora novamente.

  2. obrigada pela partilha da receita, estava colocando ela na calculadora e a concentração que ficou para chegar a quantidade de soda e agua foi 29%, a de 28% que vcs colocaram, é essa mesmo? e os aditivos a quantidade de cada um como foi feito, baseado em algum calculo?

  3. Oi! Parabéns pelo site!
    Uma pergunta: posso substituir a manteiga de manga por óleo de palma? É a que eu comprei no momento!

  4. Olá Meninas, gostaria de tirar uma dúvida, eu nunca havia feito o hot no balde, essa foi minha primeira vez, e a massa nao subiu tanto quanto a de vocês. Vocês poderiam me explicar o porquê isso aconteceu? Obrigada

  5. Olá, percebi que em algumas receitas vcs colocam uma certa quantidade de sabão pronto ralado, qual finalidade? Este item é opcional? Obrigada 😉 Parabéns pelo blog

  6. Olá! Ficou lindo mesmo esse sabonete! Parabéns!
    Tenho uma dúvida quanto ao leite de côco, posso substituir por água? Mesma quantidade?
    E também tenho a questão de usar óleo de palma no lugar da manteiga de manga… não aprendi muito bem ainda a usar a calculadora… rs
    Muito obrigada! Vcs são demais!

    1. Oi! O leite de coco é usado como agente de fluidez, geralmente é substituido por iogurte (voce pode usar iogurte de coco se quiser manter vegano). Adicionar água pura no final não faria muita diferença em questão sensorial ou de acrescentar alguma propriedade, mas você pode adicionar um hidrolato. Com relação a substituição do oleo de palma por manteiga de manga, você deve sempre que for fazer uma troca de óleo, passar novamente pela calculadora de soda. Você pode assistir esse vídeo para te ajudar: https://www.youtube.com/watch?v=StFAPevGDWs
      Beijos

Deixe uma resposta