O pH é o potencial hidrogeniônico que de uma substância que indica o quão ácido ou alcalino a substância é. E a relação entre pH e cosméticos naturais é imprescindível.
Os valores de pH compreendem entre 0 e 14, sendo o 0 extremamente ácido e 14 extramente alcalino. E o 7 é o pH neutro.

O pH da nossa pele é ácido, ficando em torno de 5,5. E por isso, muitas pessoas se preocupam com uso do sabonete alcalino, acreditam que pode prejudicar a pele. Porém, como enxaguamos logo após o uso, o manto ácido rapidamente restabelece o pH normal da pele.
Observação importante: se você tem algum problema de pele é importante que procure um dermatologista para avaliar qual melhor produto usar na sua pele.
Se você faz cosméticos naturais, é de extrema importância que você meça o pH dos seus produtos. Principalmente se o produto é pra ficar na pele.
Nós, do Espiral de Ervas, usamos dois equipamentos para medição de pH: o pHmetro e a fita medidora de pH.
Para usar a fita, você precisa:
– Aquecer a água desmineralizada ou destilada (Você consegue comprar essa água pela internet ou em postos de gasolina.)
A água desmineralizada tem o pH 7 e não vai interferir na medição, diferente da água da torneira ou filtrada que pode ter o pH um pouco mais alto.
– Diluir um pouco do produto na água com o mini mixer ou outro instrumento que tiver ou esperar um pouco até dissolver.
– Limpe o mini mixer entre uma medição e outra.

Nossos produtos apresentam pH diferentes. Os sabonetes saponificados apresentam o pH entre 8 e 9. E o shampoo pastilha apresenta um pH mais amigável com o pH do nosso cabelo, variando entre 5 – 6, no máximo 7.

Muitas pessoas se adaptam com o uso do sabonete saponificado como shampoo, porém quanto mais estudamos mais nos deparamos com a importância de usar produtos com pH mais próximo do cabelo, visto que o cabelo não tem o mesmo poder que a pele de recuperar o pH normal (5,5).
Espero que vocês tenham gostado desse post, qualquer dúvida você pode deixar um comentário.
Assista o vídeo abaixo sobre esse conteúdo:
Olá! Existe um peso padrão de shampoo e de água destilada para fazer a mistura que será medido o pH? Beijos!
Olá Nathalia, não existe um padrão. É mais ou menos 1% de shampoo pra 99%
Onde compro essa fita que você tem?
https://bit.ly/2SuXfZo
oi, o que eu preciso pra regular ph caso necessário? acido cítrico e bicarbonato de sódio?
Para acidificar se usa uma solução de acido cítrico de 30 a 50%, e para alcalinizar se usa uma solução de hidróxido de sódio de 20 a 30%. Bicarbonato de sódio não é usado com este fim! Beijos