Quando você faz sabonetes você tem uma série de questões e gostos para levar em consideração, como: a função, o aroma, as propriedades, e também a estética que envolve a textura e a cor. Por isso nesse post ensinamos como usar corantes naturais em sabonetes .

Nós, do Espiral de Ervas, gostamos muito de usar oleatos, pois além de agregar aroma e propriedades também colore os sabonetes. É interessante você associar a coloração com as propriedades que você quer atribuir ao seu sabonete.
Temos algumas receitas queridas que deixam nossos sabonetes com cores belíssimas:
– Sabonete de manjericão
– Sabonete floral
– Sabonete cítrico de açafrão
– Sabonete de cacau com café
Então, você pode colorir seu sabonete de diversas formas:
– Oleatos de cascas ou plantas com a pigmentação bem forte. Por exemplo, oleato de barbatimão, oleato de canela, oleato de manjericão, oleato de calêndula
– Minerais: óxido de ferro, carvão ativado
– Aditivos coloridos: com a spirulina, urucum, açafrão, páprica doce, argilas, cacau, café
– Cores neutras: argila branca ou dolomita
Técnicas para colorir o sabonete com mais de uma cor:
– Em camadas
– Swirl (cores espiraladas)
Questões relevantes sobre coloração:
– A saponificação pode alterar a coloração final. Principalmente no cold process, em que seu aditivo passará pelo processo de saponificação. Então, recomendamos que você faça um pequeno teste caso esteja trabalhando com um corante desconhecido.
– A quantidade da matéria-prima que você vai usar para colorir varia de acordo com as propriedades, por exemplo usamos a argila por volta de 8% da receita enquanto o carvão ativado usamos um pouco menos, por volta de 4% da receita justamente por ser mais forte.
Então, testando você vai aprendendo um pouquinho sobre as infinitas possibilidades de colorir e deixar seu sabonete a coisa mais linda do mundo.
Espero que vocês tenham gostado desse post, qualquer dúvida você pode deixar um comentário.
Assista o vídeo sobre corantes naturais em sabonetes:
Uau! Eu tô justamente migrando dos corantes Cosméticos prós naturais e esse artigo chegou na hora certa!!!
O primeiro oleato que tô testando é com pó de hibisco, pra ver se consigo um tom rodado. Oremos! Pra cinzas e pretos, vcs acham que argila preta e carvão ativado será que dá bom?
Olá Silvia! Sucesso pra você!
A argila cinza e o carvão ativado são ótimos corantes naturais
Amo o conteúdo de vocês! Super inspiração e motivação. Por favor, não deixem nunca de postar. Obrigada!
Gostaria de saber como vcs fazem para usar a spirulina, por causa do cheiro que interfere. E o pó de beterraba? Já usei para obter o vermelho e não consegui. Como faço? Obrigada por tudo, vcs me inspiram!
Oi, Vania!
O segredo com a spirulina é não exagerar na quantidade, Pra uma receita de 730 gramas de óleo eu uso 8 gramas de spirulina e o cheiro de alga some no final.
A beterraba dá um tom escuro quase morrom. Para obter vermelho você pode usar um pouco de oleato de canela e misturar um pouco de pó de urucum na massa. O urucum puro fica um vermelho alaranjado.
Forte abraço
Oi meninas!! Estou encantada com o mundo de cosmeticos naturais e conhecer seu site, youtube etc, foi sem duvida um super PLUS !!! Parabens!! Dica please, fornecedores de materias primas quimicas e naturais. Vcs podem indicar? Obrigada
Oi, Carol!!
Obrigada pelo feedback!
Nós compramos óleos essenciais e vegetais, além das manteifas vegetais e alguns outros insumos na destilaria bauru: https://bit.ly/2N2tXyB
Os demais ingredientes compramos na engenharia das essenciais ou na sabão e glicerina.
Olá! Parabéns pelo conteúdo, muito bom, gostei tanto que comprei o e-book cold process de vocês, super indico, muito didático….tirem uma dúvida minha, por gentileza. Como faço oleato de urucum ( com as sementinhas inteiras ou moídas?
Oi, Andria! Com as sementinhas moidas será mais fácil extrair a coloração e propriedades. Um abraço 🙂
Oiee, como fazer para a spirulina não escurecer na formulação líquida?
mana foi com vc que eu falei no IG ne? vamos fazer testes! Beijos
Boa tarde, Muito rico o conteúdo de vocês. parabéns. Gostaria de um auxilio: Para sabonetes líquidos quais corantes naturais vocês recomendariam?
Geralmente nos líquidos não se usam mto corantes pois os pigmentos ficam dispersos e podem ficar depositados no fundo. Corantes hidrossoluveis seriam a melhor escolha. beijos
ja testaram ruibarbo?
Não temos acesso 🙁
encontrei em uma lojinha de produtos naturais o chazinho de ruibarbo, um pó marrom bem feinho ate, me disseram que é usado como laxante, rsrs, mas enfim, fiz um oleato com ele, e pasmem, o sabonete ficou vermelhinho, lindo lindo!
juraaa!!! manda foto pra gente no @espiraldeervas no instagram pra gente ver! ou posta nos stories e nos marca!! bjosss!