Sabonete 100% óleo de coco - Hot process fluído

SABONETE 100% ÓLEO DE COCO

Desde nossa primeira experiência com o Hot process de alta temperatura, ou hot fluido, estamos produzindo algumas receitas, usando tanto a panela quanto o balde de polipropileno. E nesse post ensinamos uma receita de sabonete 100% óleo de coco.

A produção do sabonete 100% óleo de coco por hot process de alta temperatura no balde é facilitada pela quantidade de ácidos graxos saturados presentes no óleo de coco, uma vez que os óleos saturados tem a saponificação mais rápida e atingem o trace antes da massa perder calor. Então ser você nunca fez o hot process fluido, é uma boa ideia você começar por essa receita.

Atenção

Devido a facilidade em provocar vulcões, é muito importante que você esteja com os equipamentos de proteção e NÃO SAIA de perto do seu sabão.

Essa receita é à base de óleo de coco, água e soda. Optamos por trabalhar com superfat de 25% para obter um sabonete bem hidratante. Pois o óleo de coco é rico em ácido láurico, ou seja, seu potencial de limpeza é altíssimo e fica adstringente demais se usar um superfat menor que 18%.

Observação

O superfat dessa receita é uma exceção, visto que normalmente usamos de 5 a 10% na maioria das receitas.

EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO
Luvasóculosmáscara, mangas e calças cumpridas

UTENSÍLIOS
Balde polipropileno ou PVC
 (Você também pode usar uma Panela grande (5 litros) de aço inox )
→ Tampa transparente ou  PVC (plástico filme)
→ Espátula
→ Fouet
→ Balança digital
→ Mixer.
→ Termômetro (utilizei o infravermelho)
→ Recipiente para mistura a soda
→ Colher de Aço 
→ Recipiente com água e vinagre para neutralizar seus utensílios
→ Fitas de pH ou pHmetro digital
→ Forma forrada com papel manteiga (ou forma de silicone)

INGREDIENTES
750 g Óleo de coco
100 g Soda cáustica
244 g Água destilada
40 g Sumo de babosa (aloe vera) – (pode substituir por leite de coco)
15 g Óleo essencial (opcional) -5 g de óleo essencial de alecrim, 5 g de laranja doce e 5 g de lavandin

* Por que sabonete natural leva Soda Cáustica?

PASSO A PASSO

  • Pese todos os ingredientes. Por questões de segurança, sua receita não deve ocupar muito além de ⅓ da panela ou balde, pois a massa crescerá bastante durante o processo de cozimento.
  • Esquente os óleos até no mínimo 115º.
  • Mistura a soda na água, nunca ao contrário. Temperatura ideal: 90º.
    Obs: se estiver num ambiente muito frio, pode esquentar um pouco a água até mais ou menos 45º.
  • Coloque o óleo de coco no balde.
  • Acrescente a solução de soda e misture com o mixer. Nesse momento, a temperatura deve estar por volta de 100º.
  • Quando chegar ao trace, não pare de bater, atravesse o trace. A massa vai ralear novamente.
  • Depois de uns 2 minutos batendo com o mixer, tampe e aguarde vulcão. Se não subir, misture um pouco mais.
Hot process no balde
HOT PROCESS NO BALDE
  • Espere o vulcão subir, sempre com o fuet em mãos caso precise conter.
  • Quando o vulcão descer, misture com o mixer.
  • Sempre quando não estiver mexendo, mantenha o balde tampado para não perder calor.
  • Assim que sua massa estiver mais grossa, com aspecto de geleia, adicione os óleos essenciais e a babosa. Temperatura ideal: 70º
  • 8 horas depois desenforme a barra e corte-a.

VALIDADE
A validade desse sabonete varia de acordo com a conservação, mas indicamos que você use com até três meses para usufruir de todas as propriedades.

DURABILIDADE
O sabão natural não contém aglutinante, que é aquela substância sintética usada em sabonetes comerciais para evitar que eles derretam com a água, portanto mantenha seu sabonete o mais seco possível. Recomendamos que você divida seu sabonete que está em uso em 2 ou 3 partes, deixando apenas um pedaço no box.

INDICAÇÃO E DICAS DE USO
Indicado para todos os tipos de pele.

Espero que vocês tenham gostado desse post, qualquer dúvida você pode deixar um comentário.

Assista o vídeo abaixo para você acompanhar o processo:

Publicado por:Espiral de Ervas

feito por Marcella Lemos e Ana Velho

75 comentários sobre “Sabonete 100% óleo de coco – Hot process no balde

    1. Oii. Eu fiz o sabonete ontem e desenformei hoje, tenho algumas dúvidas. Não sei se deixei o tempo necessário nas formações dos vulcões, após 3 deles a temperatura não abaixou pra 70 °C e começou a endurecer demais (mas com aparência de gel), coloquei a babosa e começou a esferelar, consegui enformar uma parte e a outra virou farelo, testei esse pedaços do farelo e achei que ficou adstringente demais, deu até uma sensação de pele ressecada. Medi o pH e deu 9. Alguma dica? Tem risco de ter ficado excesso de soda? Ps.1 A aparência dele ficou tipo de HP de fogão Ps. 2 Uma parte do processo encostei uma parte da tampa de alumínio sem querer no vulcão.

      1. Olá Maiara, estranho ele ter esfarelado apenas a parte que você colocou a babosa… Normalmente quando esfarela é porque cozinhou demais. Mas não necessariamente tem excesso de soda, o sabonete só não fica tão hidratante.
        Você pode fazer um rebatching e adicionar um iogurte de coco pra ver se melhora. Ou então reaproveitar pra sabão de louça.

      1. O 100% oliva é mais complicado de fazer no balde, visto que é um óleo insaturado e a saponificação é mais demorada. Teria que usar alguns artifícios, como sabonete ralado ou pó de juá, ou óleo essencial de cravo, coisas que acelerem o trace.

  1. Por gentileza, quais óleos vcs usaram? Pensei em usar o de lavanda (indicam?) E a babosa, alguma indicação de quantidade também? Muito obrigada pela partilha da receita!

  2. Olá.
    Se eu optar por não usar óleos essenciais nessa receita, vai ficar bom?
    Poderia substitui-lo por extratos naturais?
    Obrigada

    1. Óleo essencial é totalmente opcional. Você pode sim usar extratos oleosos de ervas, mas precisa colocar na calculadora como o óleo que você usou para fazer a infusão. Por exemplo: se fez um oleato de calêndula no óleo de oliva, você coloca a quantidade como óleo de oliva na calculadora.

      1. Estou aprendendo a fazer os oleatos eles substituem o óleo essencial. Outra dúvida o leite de coco em substituição a aloe vera é na mesma quantidade da mesma?
        Gratidão!

  3. oi meninas, uma outra dúvida!
    o óleo de coco não pode ser o refinado né? tem que ser o prensado a frio? encontrei no mercado as duas opções e fiquei na dúvida, ainda estou começando… agradeço a resposta 🙏🏻

  4. NAMASTE, meu primeiro sabonete de coco natural nao deu certo ficou quebradiço, fiquei chateada, ficou muito duro rsrsrsrsrs, e o óleo essencial nao misturou . preciso de ajuda

  5. Olá! Gostaria de saber se posso utilizar uma babosa que congelei com limão para conservar, ou pode dar problema na receita? E só para constar, vcs são maravilhosas em nos ensinar e mostrar como esse mundo da saboaria é lindo😍

    1. Olá Silvana, muito obrigada! Minha preocupação nesse caso é com a acidez do limão que pode reagir com a soda. Mas se foi em quantidade pequena acho que tudo bem. Depois conta pra gente se deu certo.

  6. Oi lindonas, fiz pela segunda vez essa receita, tanto que amei, coloquei leite de coco e OE só de lavandim das duas vezes.
    Só que na primeira n cresceu nenhum vulcão, aí fiz no fogo msm.
    Dessa vez eu fui esperta, minha cidade é quente, mas percebi que faltou calor prós vulcões, aí eu esquentei a água a 45 graus, esquentei a placa de banho Maria e deixei a panela em cima com o fogo desligado. E deu certo, deram dois vulcões!!! PH certo, só que n fiz dessa vez com água destilada, fiz com filtrada normal, será que tem problema?

    Agora e esperar, desinformar e usar! 💗❤️❤️💗 Muito obrigada

    1. Olá Livia, que sucesso! Se deu tudo certo na sua receita não tem nenhum problema ter usado a água filtrada… Recomendamos o uso da água destilada para garantir que nada reaja inadequadamente com a soda, mas não foi o seu caso.

  7. Meninas lindhas, boa tarde!
    Comprei coco em pó, como faço a diluição para por no lugar da babosa, caso queira mudar!?
    Outra dúvida!? A babosa, eu fiz o gel dela, sem add água, mas congelei, posso add tb se quiser!?
    Tem problema add ela congelada, ou devo deixar voltar temperatura ambiente!?
    Vou fazer essa semana, e resolvi perguntar antes do processo!!!
    Gratidão amo vocês!!!❣❣

  8. Eu fiz e ficou demais ! Obrigada por compartilhares e democratizarem esse conhecimento sobre fórmulas e técnicas. Faço sabão há 5 anos e estava querendo muito aprender a fazer o hot Process fluído. Super bacana ..super sucesso ! 💚 Amei

  9. Boa tarde, vi que tem muitas pessoas aqui que reclamaram do sabão ficar duro! Seria o caso do esquecimento do SF? Porque no vídeo não vi esse momento de add o SF….Mantenho o SF no final? Bjus e obrigada

    1. A receita já foi feita com o SF incluso desde o começo. Optei por colocar tudo junto visto que sobraria o óleo de coco de qualquer forma. Ele ficar duro, normalmente tem relação com cozinhar demais, perder muita água, perder temperatura.
      O sabão de 100% coco é mais rápido do que todos os outros que eu já fiz.

    1. Pode sim! O indice de saponificação e o perfil de ácidos graxos são parecidos. MAs recomendo passar na calculadora só pra ter certeza que não mudará a quantidade de soda. Lembre-se 25% de sobreengordurante.

  10. Meninas, estou começando agora na saboaria. Posso testar essa mesma receita no cold process até pegar prática? Obrigada por compartilharem tanto conhecimento <3

  11. Olá meninas, vi que vcs indicam usar o sabonete em até 3 meses, se eu colocar o óleoresina de alecrim aumenta esse prazo?

  12. Olá meninas!!
    Vocês são muito maravilhosas!
    Hoje fiz o 100% coco no hot processo fluido ficou lindooo <3 fiz com leite de coco
    Poderia usar este sabão como xampu também?

    Gratidão por tanto conteúdo maravilhoso
    Logo vou comprar os e-books 🙂

  13. Olá meninas! fiquei com uma dúvida… estou estudando o e-book hot process de vocês 🙂 lá tem uma tabela que fala da concentração de soda com relação aos óleos usados…
    nessa receita de 100% coco foi utilizado 29%, mas na tabela diz que pode utilizar de 36 a 40% para receitas com óleos 100% saturados… vocês já experimentaram fazer nesta concentração? Qual é a diferença?

    Obrigadinha!
    Amando o e-book <3

Deixe uma resposta