Nesse post ensinamos uma receita passo a passo de sabonete natural feito com cerveja IPA, pelo método hot process de baixa temperatura, isto é, utilizamos o fogão para fazer a saponificação.
Mas afinal, por que usar cerveja no sabão?
Primeiramente, o açúcar contido na cerveja potencializa a espuma do sabão. Além disso, o lúpulo contém aminoácidos que são suavizantes da pele, é conhecido por ser antibacteriano e calmante para a pele irritada. Não sabemos o quanto dos principios ativos ficam no final, mas realmente é um sabonete bem gentil com a pele.
EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO
Luvas, óculos, máscara, mangas e calças cumpridas
UTENSÍLIOS
→ Balança
→ Mixer
→ Panela de aço inox
→ Recipiente de polipropileno
→ Chapa de banho-maria
→ Fogão
→ Colher de aço
→ Espátula
→ Forma forrada com papel manteiga
→ Termômetro Infravermelho
→ Fita de pH
INGREDIENTES
550 g Óleo de Oliva Extra Virgem
180 g Óleo de Coco Virgem
18 g Lactato de Sódio
241 g Cerveja IPA sem gás (sendo 60 g adicionado no final do processo)
101 g Soda Cáustica
15 g Óleo Essencial de Laranja Doce (opcional)
3,5 g Óleo resina de alecrim
PASSO A PASSO
- Primeiramente, retire todo o gás da cerveja. Uma dica: bata a cerveja sozinha com o mixer por 3 minutos, depois deixe descansar na bancada por 24 horas, mantenha coberta com um pano para não entrar nenhum bicho. Antes de usar bata mais um pouco com o mixer para se certificar que o gás saiu mesmo.
- Pese todos os ingredientes
(Deixe pra pesar os óleos essenciais na hora que for usar, pois são muito voláteis) - Misture a cerveja, a soda cáustica e o lactato. Colocando a soda na cerveja , nunca o contrário. Deixe esfriar até que seja possível encostar suas mãos do lado de fora do recipiente (por volta de 45 ºC). Você pode também resfriar ou até congelar a cerveja antes de misturar a soda, isso evitará que ela alcance temperaturar tão altas.

- Derreta os óleos em banho-maria, e misture-os com a ajuda do Mixer, se for necessário.
- Quando a mistura de soda esfriar, junte-a com os óleos e bata com o Mixer até atingir o trace (textura de maionese).
- Acenda o fogo no mínimo da chama e coloque sua Chapa de banho-maria, ao longo do processo certifique-se que a temperatura está inferior a 90 ºC. Tampe a panela.
- Confira como está sua massa ao longo do processo e mexa, esporadicamente, para não grudar no fundo. Depois de 15 minutos a temperatura está por volta de 86º.
- A massa vai mudar bastante: inicialmente tem aparência homogenea, depois acumula poças de óleo, até que começa a ficar com aspecto de geleia, este momento sinaliza que está perto de ficar pronta.
- Na fase com aspecto de gel, temperatura por volta dos 77 ºC: adicione a óleo resina de alecrim e o restante da cerveja.

- Teste o pH – deve estar entre 8 e 10,5. Se estiver Ok, pode prosseguir. Caso contrário bata por mais 2 minutos, tampe e aguarde 3 minutos, então repita o teste de pH
- Quando a temperatura alcançar 50º C pode adicionar o óleo essencial,
- Despeje na forma forrada e bata levemente para tirar o ar.
- Aguarde 8 horas para desenformar. Caso ele ainda não esteja firme, aguarde um pouco mais. Principalmente se você não usou o lactato
- Corte e deixe-os descansar em local seco, arejado e protegido do sol.
- Seu sabonete estará pronto para uso imediato, porém recomendo aguardar pelo menos 5 dias para a perda de água que aumentará a qualidade e durabilidade do sabonete.

VALIDADE
A validade desse sabonete varia de acordo com a conservação. O ideal é que seja usado nos primeiros 6 meses, para usufruir de todas as propriedades. O sabonete natural não estraga depois de seis meses, porém seu aroma vai ficando mais fraco.
DURABILIDADE
O sabão natural não contém aglutinante; substância sintética usada em sabonetes comerciais para evitar que derretam com a água. Portanto mantenha seu sabonete o mais seco possível. Recomendamos que você divida seu sabonete em 2 ou 3 partes para o uso, deixando apenas um pedaço no box.
Esperamos que você tenha gostado desse post, qualquer dúvida você pode deixar um comentário.
Assista o vídeo abaixo para você acompanhar o processo:
Que legal!!!
Vou fazer!😉
Boa Tarde!
Podemos usar lactado de sódio 50%?
Olá, o Lactato de sódio é fundamental nessa receita ou posso deixá-lo de fora? O meu acabou e vai demorar pra chegar. Outra dúvida, posso fazer essa mesma receita pelo método Cold? Muito obrigada meninas
pode deixar de fora sim ( o lactato), e quanto a reproduzir a mesma receita, pode também! beijos
Muitissíssimo obrigada! beijinhos
Quando eu fiz essa receita houve essa separacao de oleo apos o trace, formando esses “lagos”de oleo e uns “gruminhos”, parecendo ambrosia ma pane;a. Eu bati mais um pouco com o mixer e ficou mais homogeneo. É assim mesmo? Obrigada!
oi!! é isso mesmo. parece que desanda tudo mas no fim dá tudo certo! dá uma olhadinha nos outros hots de alta temperatura que fizemos para vc notar isso! beijos
Sim, obrigada!
Gostei. Qual os benefícios do sabonete de cerveja para a pele?
Demais essa receita!
Qual a função da óleo resina de alecrim? conservante?
Obrigadaaaa
oi!!! não, conservantes servem para evitar crescimento de microorganismos. A ORA é um antioxidante, evita a rancificação dos [oleos! beijos