Nesse post ensinamos uma receita passo a passo de sabonete natural feito com cerveja IPA, pelo método hot process de baixa temperatura, isto é, utilizamos o fogão para fazer a saponificação.

Mas afinal, por que usar cerveja no sabão?
Primeiramente, o açúcar contido na cerveja potencializa a espuma do sabão. Além disso, o lúpulo contém aminoácidos que são suavizantes da pele, é conhecido por ser antibacteriano e calmante para a pele irritada. Não sabemos o quanto dos principios ativos ficam no final, mas realmente é um sabonete bem gentil com a pele.

EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO
Luvasóculosmáscara, mangas e calças cumpridas

UTENSÍLIOS
→ Balança
→ Mixer
→ Panela de aço inox
→ Recipiente de polipropileno
→ Chapa de banho-maria
→ Fogão
→ Colher de aço
→ Espátula
→ Forma forrada com papel manteiga
Termômetro Infravermelho
Fita de pH

INGREDIENTES
550 g Óleo de Oliva Extra Virgem
180 g Óleo de Coco Virgem
18 g Lactato de Sódio
241 g Cerveja IPA sem gás (sendo 60 g adicionado no final do processo) 
101 g Soda Cáustica
15 g Óleo Essencial de Laranja Doce (opcional)
3,5 g Óleo resina de alecrim

PASSO A PASSO

  • Primeiramente, retire todo o gás da cerveja. Uma dica: bata a cerveja sozinha com o mixer por 3 minutos, depois deixe descansar na bancada por 24 horas, mantenha coberta com um pano para não entrar nenhum bicho. Antes de usar bata mais um pouco com o mixer para se certificar que o gás saiu mesmo.
  • Pese todos os ingredientes
    (Deixe pra pesar os óleos essenciais na hora que for usar, pois são muito voláteis) 
  • Misture a cerveja, a soda cáustica e o lactato. Colocando a soda na cerveja , nunca o contrário. Deixe esfriar até que seja possível encostar suas mãos do lado de fora do recipiente (por volta de 45 ºC). Você pode também resfriar ou até congelar a cerveja antes de misturar a soda, isso evitará que ela alcance temperaturar tão altas.
MISTURANDO CERVEJA COM SODA CÁUSTICA
MISTURANDO CERVEJA COM SODA CÁUSTICA
  • Derreta os óleos em banho-maria, e misture-os com a ajuda do Mixer, se for necessário.
  • Quando a mistura de soda esfriar, junte-a com os óleos e bata com o Mixer até atingir o trace (textura de maionese).
  • Acenda o fogo no mínimo da chama e coloque sua Chapa de banho-maria, ao longo do processo certifique-se que a temperatura está inferior a 90 ºC. Tampe a panela.
  • Confira como está sua massa ao longo do processo e mexa, esporadicamente, para não grudar no fundo. Depois de 15 minutos a temperatura está por volta de 86º.
  • A massa vai mudar bastante: inicialmente tem aparência homogenea, depois acumula poças de óleo, até que começa a ficar com aspecto de geleia, este momento sinaliza que está perto de ficar pronta.
  • Na fase com aspecto de gel, temperatura por volta dos 77 ºC: adicione a óleo resina de alecrim e o restante da cerveja.
ADIÇÃO DE CERVEJA NO FINAL
ADIÇÃO DE CERVEJA NO FINAL
  • Teste o pH – deve estar entre 8 e 10,5. Se estiver Ok, pode prosseguir. Caso contrário bata por mais 2 minutos, tampe e aguarde 3 minutos, então repita o teste de pH
  • Quando a temperatura alcançar 50º C pode adicionar o óleo essencial,
  • Despeje na forma forrada e bata levemente para tirar o ar.
  • Aguarde 8 horas para desenformar. Caso ele ainda não esteja firme, aguarde um pouco mais. Principalmente se você não usou o lactato
  • Corte e deixe-os descansar em local seco, arejado e protegido do sol.
  • Seu sabonete estará pronto para uso imediato, porém recomendo aguardar pelo menos 5 dias para a perda de água que aumentará a qualidade e durabilidade do sabonete.
SABONETE PRONTO
SABONETE PRONTO

VALIDADE
A validade desse sabonete varia de acordo com a conservação. O ideal é que seja usado nos primeiros 6 meses, para usufruir de todas as propriedades. O sabonete natural não estraga depois de seis meses, porém seu aroma vai ficando mais fraco.

DURABILIDADE
O sabão natural não contém aglutinante; substância sintética usada em sabonetes comerciais para evitar que derretam com a água. Portanto mantenha seu sabonete o mais seco possível. Recomendamos que você divida seu sabonete em 2 ou 3 partes para o uso, deixando apenas um pedaço no box.

Esperamos que você tenha gostado desse post, qualquer dúvida você pode deixar um comentário.

Assista o vídeo abaixo para você acompanhar o processo:


Publicado por:Espiral de Ervas

feito por Marcella Lemos e Ana Velho

4 comentários sobre “Sabonete natural de cerveja IPA – Hot Process

Deixe uma resposta