Para essa postagem trazemos nossos estudos sobre aromas portanto, nada melhor do que indicar 4 livros que falam a respeito de óleos essenciais e aromaterapia. Usamos eles de guia e como livros de consulta pois assim como a cosmetologia e a saboaria natural o estudo é infinito. Dessa forma vamos mostrar os detalhes de cada um para você escolher com quais se identifica mais.

Livro aromaterapia para todos
Capa do livro aromaterapia para todos

Aromaterapia para todos

Robert Tisserand – Editora Lazlo

Robert Tisserand é, antes de mais nada, autor de um dos primeiros livros sobre óleos essenciais. Assim também, ele já recebeu diversos prêmios e hoje em dia trabalha como especialista industrial, consultor e compartilha seu trabalho através de seu blog, por eventos e cursos online.

Seu livro Aromaterapia para todos comenta o assunto de forma ampla trazendo informações curiosas em relação a história dos óleos essenciais e logo após explica através das evidências científicas como a aromaterapia funciona a nível físico e emocional. Além disso traz relatos de aromaterapeutas que usaram essa medicina para tratar algumas doenças.
Por fim ele escolheu seus 8 óleos essenciais preferidos e conta pra gente os usos e receitas para algumas enfermidades.

Leia aqui a entrevista entre o aromaterapeuta Robert Tisserand e o químico Kevin Dunn sobre o uso de óleos essenciais na saboaria.

O grande manual da aromaterapia
Capa do livro O Grande Manual da Aromaterapia

O Grande Manual da Aromaterapia

Dominique Baudoux – Editora Lazlo

O doutor em farmácia e aromatólogo Dominique Baudoux fundou o Colégio Internacional de Aromaterapia e ensina aromaterapia científica a profissionais da área de saúde e ao público em geral.

A grande sacada desse manual é que primeiramente ele conta com a explicação da bioquímica molecular, das propriedades farmacológicas e efeitos medicinais dessas moléculas. Ao mesmo tempo a segunda parte dele tem um perfil super completo de 100 óleos essenciais e suas indicações terapêuticas.

Indicamos essa como a primeira aquisição pois esse livro mostra composições químicas, usos frequentes, casos de exceção (gestantes, lactantes, bebês) assim como limites e métodos de uso.

Como esse livro é traduzido do francês, muitos dos óleos essenciais descritos são de difícil acesso ou não são encontrados no Brasil, dificultando os experimentos no dia-a-dia.

Guia completo da Aromaterapia
Capa do livro Guia Completo da Aromaterapia

Guia Completo de Aromaterapia

Joanna Hoare – Editora Pensamento

Antes de mais nada, Joanne Hoare já é aromaterapeuta há mais de vinte anos e foi Presidente da International Federation of Aromatherapists 19 anos após ter estudado lá. Hoje em dia viaja pelo mundo dando não apenas palestras mas aulas sobre aromaterapia.

Dos 4 livros sobre aromaterapia, sem dúvida este é o que tem a linguagem mais acessível de todos. A autora entra no mundo da anatomia explicando tanto como a aromaterapia age nos nossos sistemas bem como mostrando em imagens vários tipos de massagens, tanto em adultos quanto em crianças. Ela separa, por exemplo, alguns distúrbios de cada sistema do corpo humano e mostra formulações específicas para tais.

Este livro mostra o perfil de 45 óleos essenciais e óleos carreadores, porém sua análise resumida é menor que a do Grande Manual da Aromaterapia.
Nós aconselhamos ter os dois livros, sendo este o mais acessível financeiramente.

Livro Aromaterapia e as emoções
Capa do livro Aromaterapia e as emoçoes

Aromaterapia e as Emoções

Shirley Price – Editora Bertrand Brasil

Shirley Price começou seu interesse pela aromaterapia com o fim de tratar a si mesma e a artrite de sua mãe. Logo após, ingressou em cursos e se tornou aromaterapeuta criando cremes de pele para seu salão de cabelo e beleza. Nesse meio tempo ela abriu sua empresa de óleos essenciais e criou uma instituição de ensino tornando-se confiante tanto no ensino quanto no fornecimento de óleos essenciais e produtos de aromaterapia.

Dessa forma, seu livro gira em torno principalmente de como são nossas emoções, como lidamos com elas e de que maneira os aromas afetam o equilíbrio do corpo e da mente.
Sob o mesmo ponto de vista, ela relata casos em que usufruiu das qualidades dos aromas de plantas, ervas e raízes em suas variadas formas de absorção, como por exemplo inalação e aplicação na pele.

A autora mostra possíveis aromas para despertar ou controlar determinadas emoções como raiva, angústia, apatia, ansiedade, stress, como tônicos estimulantes. Também dá receitas para o bem estar do corpo, como tônicos digestivos, analgésicos e imunoestimulantes.

A fim de conhecer algumas receitas onde usamos os óleos essenciais?
Temos Hidratante corporal a base d’água, Sabonete de Cenoura por Hot Process Fluido e Shampoo sólido com 7 ingredientes, só para exemplificar como podemos incorporar a aromaterapia de várias maneiras diferentes.

Por fim, assista o vídeo mostrando nossos xodós:

Em suma, tomara que você tenha gostado desse post e qualquer dúvida ou sugestão é só deixar um comentário.

Enfim, a gente se vê no próximo post! Até lá. 

Por Marcella Lemos e Ana Velho.

Publicado por:Espiral de Ervas

feito por Marcella Lemos e Ana Velho

4 comentários sobre “4 Livros sobre óleos essenciais e aromaterapia

  1. Que legal!
    Num vídeo que vi sobrecreme para os cabelos vc falou que estava lendo um que te deu pras informações sobre o hamamélis. Qual livro é esse?

Deixe uma resposta