Como estamos super empolgadas com os estudos de cosmética natural, primeiramente começamos pelo Tônico Capilar. Como ele fez bastante sucesso então trazemos a receita de como fazer tônico facial para todos os tipos de pele.

Afinal, qual a função do tônico facial?

Primeiramente ele tem a função de limpar, hidratar e tonificar. Além disso ainda ajuda a regular o pH da pele e elimina resíduos da derme como maquiagem e filtro solar. Ajuda a desobstruir os poros já que quanto mais livres, mais conseguem absorver outros produtos para o tratamento da pele e portanto serve como tônico hidratante e calmante.

Por que usar Hidrolato de Lavanda no Tônico Facial?

Sobretudo, a partir da destilação do Óleo essencial de Lavanda obtemos esse ingrediente. Bem como alguns componentes da lavanda só tem afinidade com a água, encontra-se propriedades únicas que não estão nos óleos essenciais.
Primeiramente seu aroma é mais sutil que nos óleos essenciais. No tônico facial, a intenção é não ter cheiro muito forte, até porque usamos outros ingredientes que também tem aroma.

Além disso o Hidrolato de Lavanda tem propriedades que são:

1) Hidratantes
2) Tonificantes
3) Refrescantes
4) Relaxantes
5) Atua como regenerador celular

Extrato Natural Glicerinado de Rosa mosqueta:

Antes de tudo o extrato nada mais é que água, glicerina e a erva macerada que você quer extrair as propriedades. A rosa mosqueta é muito utilizada em produtos para a pele pois tem, assim como o hidrolato, ação cicatrizante, é regeneradora da pele, tem poder emoliente e suaviza as manchas na pele.

IMPORTANTE:
Esse ingrediente é fotossensível, ou seja, não deve ser exposto ao sol pois pode ocasionar manchas ou queimaduras. Então use com cuidado, e dê preferência à noite, lembrando de tirar pela manhã e proteger a pele antes de sair

Por que usar extrato glicerinado ao invés de extrato glicólico?

O Extrato Glicólico tem um composto chamado propilenoglicol, que não é liberado para a cosmética natural e ainda pode causar alergia em algumas pessoas além de deixar a receita mais aguada e não agregar aroma nenhum.

Água aromática de Rosas

Como já ensinamos aqui no canal, usamos a água aromática de ervas com o fim de complementar nossa receita. Usamos a rosa vermelha já que ela ajuda a combater espinhas e cravos. A Vitamina C presente nas rosas vermelhas beneficia a tonificação do sistema imunológico e dessa forma tem efeitos secundários positivos, tal como a prevenção do envelhecimento da pele. Como a água é retirada diretamente da planta, a chance de desenvolver alergias, por exemplo, é menor.

D-pantenol

Sem dúvida esse ingrediente é um dos nossos preferidos e está presente na maioria das receitas que fazemos. Conhecido por vitamina B5, está presente na pele, cabelos e é fundamental para a saúde, ou seja, para a cicatrização e maciez dos fios. Optamos por ele pois deixa os cabelos macios, sem pontas duplas e frizz.

Por que a fórmula leva Conservante Nipaguard?

Toda receita que é feita com água, seja ela qual for (da pia, filtrada, desmineralizada, deionizada) precisa levar conservante de amplo espectro pois previne que microorganismos se proliferem na formulação.

Enfim, vamos a receita de como fazer o tônico facial para todos os tipos de pele:

EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL:

Luvasóculos e máscara.

UTENSÍLIOS:

1) 2 recipientes devidamente limpos e esterilizados (um de preferência com bico dosador)
2) Fouet
3) Espátula 
4) 1 recipiente para testar o pH
5) Embalagem com bico spray limpa e esterilizada para o produto.
6) Fita de pH ou pHmetro
7) Balança digital de alta precisão e Balança de Cozinha

INGREDIENTES:

1) 57,5% Água Destilada
2) 10% Extrato Natural Glicerinado de Rosa Mosqueta
3) 10% Água de Rosas/Ervas
4) 20% Hidrolato de Lavanda
5) 1% D-pantenol
6) 1% Óleo Essencial de Copaíba (opcional)
7) 0,5% Conservante Nipaguard 

Passo a passo de como fazer
Tônico Facial:

Em primeiro lugar pese a Água Destilada já no recipiente principal com bico dosador:

tonico capilar espiral de ervas
Pesando a Água destilada

Em segundo lugar, pese todos os ingredientes restantes em outro recipiente. É importante separar em dois recipientes pois pesando todos os ingredientes juntos, se tiver erro na pesagem não dá pra reverter.

ingredientes tonico facial espiral de ervas
Pesando o restante dos ingredientes

Assim que todos os ingredientes estiverem pesados, misture com a água destilada no recipiente principal e mexa com o fouet:

ingredientes espiral de ervas tonico facial
Misturando os ingredientes do tônico facial

No momento em que a mistura estiver homogênea, faça o teste de pH em um recipiente separado, devidamente limpo e ele deve estar entre 4,5 e 5,5:

ph tonico facial espiral de ervas
Medindo o pH do tônico facial

Logo após, o tônico já está pronto para ser usado, desse modo é só envasar:

resultado final tonico facial espiral de ervas
Envasando o tônico facial

Rendimento:

Fizemos a receita baseada em 100 ml então para outras medidas só utilizar regra de 3.

Validade:

Com o fim de preservar sua fórmula, guarde-a ao abrigo do calor e em ambiente limpo, assim ela dura aproximadamente 6 meses. Lembre-se sempre de agitar o frasco quando for usar já que é normal os ingredientes ficarem heterogêneos se permanecerem em estado de repouso.

Por que a fórmula leva conservante?


Toda receita que é feita com água, seja ela qual for (da pia, filtrada, desmineralizada, deionizada) precisa levar conservante de amplo espectro pois previne que microorganismos se proliferem na formulação.

Indicações de uso:

Pelas propriedades ele é indicado a todos os tipos de pele mas o ideal é começar com uma borrifada e ver como sua pele se adapta e se sentir necessidade aumente a quantidade.

Então, gostou da nossa receita de como fazer tônico facial para todos os tipos de pele?
Assim como essa, temos receitas de como fazer a Água aromática de ervas e Hidratante Corporal Sólido.

Por fim, assista o vídeo para acompanhar o processo:

Em suma, tomara que você tenha gostado desse post e qualquer dúvida ou sugestão é só deixar um comentário.

Enfim, a gente se vê no próximo post! Até lá. 

Por Marcella Lemos e Ana Velho.

Publicado por:Espiral de Ervas

feito por Marcella Lemos e Ana Velho

6 comentários sobre “Tônico Facial

  1. Tenho a pele bem oleosa na zona T e seca nas bochechas e esse tônico equilibrou perfeitamente minha pele. A parte seca ficou hidratada e testa/nariz/queixo ficaram com a oleosidade bem controlada. Amei e recomendo muito!

Deixe uma resposta