Anteriormente postamos uma receita de sabonete líquido feito por saponificação e ele é excelente para quem quer um sabonete coringa para lavar mãos e corpo. Então hoje vamos ensinar a receita de como fazer um sabonete líquido facial com tensoativos.

Antes de mais nada, sabonete saponificado tem o pH mais alcalino. Dessa forma ele pode não ser a melhor opção para pele do rosto muito seca ou sensível.
Sendo assim, ensinaremos uma receita de sabonete líquido para a pele do rosto e pode ser adaptável para pessoas de pele oleosa ou seca.

Nesse sentido, para compor a receita usamos três principais ingredientes que são: água, tensoativo e conservante. Portanto, é possível fazer várias versões diferentes a partir dessa fórmula.

Em contrapartida, optamos por utilizar além da água, o suco de aloe vera (babosa) e também o hidrolato de lavanda mas você pode utilizar outros líquidos. Contudo, evite usar chá, pois a água de chá é muito mais difícil de preservar, por conter micropartículas vivas. Se é seu intuito aproveitar as propriedades de flores e ervas que tem em casa, saiba que é possível já que ensinamos a fazer água de ervas por destilação caseira.

Por que usar essa combinação de ingredientes?

Tensoativos: Surfactantes

Só para exemplificar, existe uma gama de possibilidades para usar na receita, como os surfactantes aniônicos, não-iônicos e anfotéricos. Dessa maneira optamos pela junção de um surfactante não-iônico, o decyl glucoside, com um surfactante anfotérico, a cocoamidopropil betaína.

Com a finalidade de somar qualidade a fórmula usamos a proteína hidrolisada de arroz que tem ação nutritiva, protetora e antioxidante. Existe possibilidade de escolher outra proteína hidrolisada, mas confira se há indicação para a pele. 

A goma xantana deixa o sabonete líquido mais denso, então se não for relevante para você, não é necessário pôr.  Por fim a glicerina, que é um umectante, ajuda na absorção da água, promovendo hidratação e maciez.

Como fazer sabonete líquido facial?

A receita está em porcentagem por isso você pode fazer em qualquer quantidade. O mais fácil é assumir uma receita de 100 gramas e assim as porcentagens são os mesmos valores em gramas.

Equipamentos de Proteção individual:

Luvasóculosmáscara e mangas e calças compridas.

Utensílios:

1) Fouet de inox
2) Espátula de silicone
3) Pote para misturar (preferencialmente vidro ou inox)
4) Balança digital
5) Fitas de pH ou pHmetro digital
6) Frasco para armazenar (preferencialmente com válvula)

Ingredientes:

1) 51% Água Destilada
2) 10% Cocamidopropil Betaina
3) 10% Decyl Glucoside – Plantarem 2000
4) 10% Hidrolato de Lavanda
5) 8% Suco Aloe Vera (retire o gel e bata até ficar líquido)
6) 2% Goma Xantana
7) 2% Proteína hidrolisada de Arroz
8) 5% Glicerina Bidestilada
9) 0,6% Spirulina
10) 0,4% Óleo Essencial de Melaleuca
11) 1% Conservante Nipaguard

Recomendações adicionais:

1) Ajuste de pH 0,1% por vez até atingir o pH menor que 6.
2) Nesse sentido, nosso ajuste foi com o spray de solução de ácido cítrico 50/50, adicionando um total de 0,6 gramas da solução.

Possíveis substituições:

1) Suco de aloe vera e hidrolato por água destilada, ou por outro ativo aquoso;
2) Decyl glucoside por outro glucoside de sua preferência; 
3) Glicerina por 1,3% de propanediol
4) Spirulina é um ingrediente opcional, com efeito antiinflamatório e pela linda cor

Passo a Passo do Sabonete Líquido Facial

Em primeiro lugar hidrate a goma xantana com a glicerina.

Mistura da Glicerina com Goma Xantana
Mistura da Glicerina com Goma Xantana

Em seguida pese os demais ingredientes e os coloque no recipiente principal, exceto o conservante. Logo após, adicione a mistura de goma xantana com glicerina ao recipiente principal e misture bem.

adicionando suco de aloe vera (babosa)
Adicionando Suco de Aloe Vera (Babosa) ao recipiente principal

Teste o pH mergulhando a fita no produto e, em seguida, compare-o com o gráfico fornecido pelo fabricante. Queremos que o pH seja inferior a 6, portanto, adicione algumas gotas da solução de ácido cítrico com água destilada (50:50). Misture e teste novamente até atingir pH 6 ou inferior. Observe que o pH pode variar de lote para lote dependendo do tipo de hidrolato usado, pois podem variar de pH 4,5 a 7, o que irá alterar o pH final do produto.

ph final do sabonete facial espiral de ervas
Teste após equilibrar o pH (4-5)

Por fim adicione o conservante e misture bem para incorporar.  Finalmente envase em um frasco lavado e esterilizado com álcool e ponha uma etiqueta com a data de fabricação.

Sabonete facial espiral de ervas
Envasamento do sabonete líquido facial

Validade do sabonete líquido facial:

A validade desse sabonete varia de acordo com a conservação. O ideal é que seja usado nos primeiros 6 meses, com o fim de usufruir de todas as propriedades.

Considerações finais:

Se o sabonete for para pele mais seca, então diminua a porcentagem de decyl glucoside para 5% e acrescente 5% de extrato natural glicerinado ou óleo de rosa mosqueta. Além disso, retire o óleo essencial da fórmula. 

Então, gostou da fórmula de sabonete facial líquido? Assim como essa, também temos receita de Tônico facial e shampoo líquido.

Por fim, assista o vídeo para acompanhar o processo:

Em suma, esperamos que você tenha gostado desse post e qualquer dúvida ou sugestão você pode deixar um comentário.

Então a gente se vê no próximo post! Até lá.

Por Marcella Lemos e Ana Velho.

Publicado por:Espiral de Ervas

feito por Marcella Lemos e Ana Velho

12 comentários sobre “Como fazer sabonete líquido facial

    1. Pode substituir, o lauryl tem um potencial de limpeza mais suave que o decyl,para substituir vc deve olhar na ficha tecnica do lauryl a concentração maxima indicada pelo fabricante e adaptar a formulação e os outros ingredientes! Beijos

Deixe uma resposta