Acima de tudo, temos estudado mais a fundo os ingrediente usados na composição de nossos produtos. Dessa forma podemos melhorar ainda mais o conteúdo que trazemos até você.
Vamos começar conhecendo o ingrediente SCI já que muita gente estranha ao ver o nome álcool sendo parte da composição de nossas formulações. Assim, a primeira coisa importante sobre ele é saber que, quimicamente falando, trata-se de um éster de sal de sódio que tem função surfactante com carga negativa (aniônico).

Conhecendo o ingrediente: Quem é o SCI?

Ele é um agente de limpeza suave o suficiente para a pele delicada de bebês sendo um surfactante ideal para maquiagem, bem como produtos de higiene pessoal. Sua propriedade emulsificante permite que água e óleo se misturem e o torna um ingrediente popular em sabonetes e xampus, pois estimula a sujeira a se prender a eles, o que, por sua vez, facilita a lavagem. 

Como é o SCI?

Encontra-se o SCI sobretudo em forma sólida – pó, prills (Jordapon) ou em escamas. A fim de incorporar Cocoil Isetionato de Sódio em prills ou escamas a uma formulação recomenda-se aquecer lentamente em fogo baixo para permitir a fácil mistura com outros surfactantes. Dessa forma evita-se o excesso de espuma que pode ocorrer ao usar o liquidificador para misturar todos os ingredientes de uma vez e por fim adiciona-se a mistura de surfactante ao resto da formulação.

Se você estiver fazendo um produto sólido, geralmente pode trabalhar com o SCI no estado em que se encontra, dependendo do formato. Se você tem flocos grandes e a formulação pede a versão em pó, você vai querer pré-triturar (use sua máscara contra poeira!), Mas os pequenos noodles ficam muito legais em barras de xampu como estão, e o pó fino é muito flexível!

Antes de mais nada, ao fazer um produto líquido com Isetionato de Cocoil de Sódio (SCI), dissolva-o em um solvente adequado. O isetionato de cocoil de sódio (SCI) não se dissolve prontamente na água; Certa vez, misturei um pouco com água em uma jarra, selei e deixei por 6 meses. Nunca se dissolveu. Recomendo combiná-lo com o surfactante anfotérico líquido que provavelmente também está presente na receita e aquecer os dois juntos em banho-maria até obter uma pasta uniforme. A pasta se dissolverá em água.

Se você estiver trabalhando com uma grande quantidade, pode acelerar as coisas junto com um liquidificador de imersão – o baixo teor de água significa que não vai formar espuma, mas você obterá uma pasta lisa muito rapidamente! Você também pode acelerar o processo passando o SCI por um moedor de café antes de combiná-lo com o surfactante anfotérico líquido – apenas certifique-se de usar sua máscara contra poeira!

Como aumentar a solubilidade?

Quando você está derretendo SCI, existem algumas coisas que você pode adicionar para aumentar a solubilidade e o tempo de derretimento. Você pode adicionar alguns surfactantes aniônicos, surfactantes e alguns surfactantes não iônicos como os glicosídeos (como o Plantarem). Minha primeira escolha é sempre cocamidopropil betaína porque aumenta a suavidade da mistura de surfactante!

Você pode pré-preparar uma pasta de SCI e cocamidopropil betaína (2 partes de SCI para 3 partes de cocamidopropil betaína) e armazená-la na geladeira. Dessa forma, posso pular a etapa de dissolução quando preciso incluir cocoil isetionato de sódio (SCI) em um produto líquido. Observe se há SCI misturado com ácido esteárico (o INCI listará o ácido esteárico); esse não é o mesmo produto.

espuma do shampoo pastilha com SCI
Espuma do Shampoo feito com SCI
Todas as versões do SCI contêm ácidos graxos, como o ácido esteárico.

Todo os SCI contém alguns ácidos graxos que sobram dos ácidos graxos do coco usados ​​para criá-los. Alguns têm mais, alguns têm menos, mas todos eles têm um pouco de ácido graxo restante no processo. O ácido graxo ajuda a aumentar a suavidade de nossos produtos e pode ser a razão pela qual é tão agradável em nossa pele. Esses ácidos graxos são ácido esteárico? Possivelmente. O óleo de coco não contém muito ácido esteárico – é principalmente ácido láurico, que tem uma grande afinidade com o cabelo, e ácido mirístico, com um arrepio de outros ácidos jogados para se divertir! – mas poderíamos encontrar qualquer um dos ácidos graxos encontrados no coco no produto final do SCI. Quanto mais sólida a forma, mais ácidos graxos ela conterá, menor será a matéria surfactante ativa.

shampoo pastilha sólido com SCI
Shampoos feitos com SCI

Sempre use uma máscara ao usar surfactantes em pó para não espirrar bolhas o dia todo!

Conhecendo o ingrediente SCI: Informação de Segurança:

A segurança do cocoil isetionato de sódio foi avaliada pelo painel de especialistas Cosmetic Ingredient Review (CIR). O Painel de Especialistas do CIR avaliou os dados científicos e concluiu que o Cocoyl Isetionato de sódio era seguro para uso como ingrediente cosmético em 50% em produtos com enxágue e 17% em produtos sem enxágue.

Revisão de Segurança CIR: A maior concentração de Cocoil Isetionato de Sódio testada como produto de enxágue foi de 49,87%. A maior concentração de isetionato de cocoil de sódio testada como produto sem enxágue foi de 17%. Portanto, o Painel de especialistas do CIR usou essas concentrações para tirar suas conclusões sobre a segurança. O painel de especialistas do CIR comentou que o cocoil isetionato de sódio pode causar irritação ocular com base em sua estrutura química.

Fontes:

Solubilization of Sodium Cocoyl Isethionate
https://www.cosmeticsinfo.org/ingredient/sodium-cocoyl-isethionate-0
https://online.personalcarecouncil.org/ctfa-static/online/lists/cir-pdfs/PRS550.pdf
https://online.personalcarecouncil.org/ctfa-static/online/lists/cir-pdfs/pr89.pdf
BENEFÍCIOS E APLICAÇÕES DO “BABY FOAM” (SODIUM COCOYL ISETHIONATE)

Então, gostou de conhecer o ingrediente SCI? Também temos receita de Shampoo pastilha com 5 ingredientes e Shampoo sólido – 7 ingredientes.

Por fim, assista o vídeo para com mais informações:

Em suma, esperamos que você tenha gostado desse post e qualquer dúvida ou sugestão você pode deixar um comentário.

Então a gente se vê no próximo post! Até lá.

Por Marcella Lemos e Ana Velho.

Publicado por:Espiral de Ervas

feito por Marcella Lemos e Ana Velho

Um comentário sobre ldquo;Conhecendo o ingrediente SCI

Deixe uma resposta