Hoje ensinaremos vocês como fazer um gel de babosa (Aloe Vera) que é possível armazenar fora da geladeira! 

Babosas, também chamadas de Aloe Vera, são plantas fáceis de cultivar e ricas em propriedades medicinais. Por isso usamos e abusamos da babosa na nossa rotina de cuidados com o cabelo e com a pele. 

Como sabemos, para usufruir do gel da babosa, precisamos de uma preparação. Escorrer o liquido amarelo, lavar a babosa, remover os espinho e posteriormente retirar o gel. 

Contudo, depois que esse processo é feito, você precisa utiliza essa babosa bem rápido, pois após alguns dias na geladeira ela precisará ser descartada.

É possível congelar a babosa em forminhas de gelo e descongelar para utilizar no feitio de sabonetes e outros. Contudo, não tão fica prático para usar na rotina de cuidados.

Por isso, preparamos a babosa para que ela se torne um gel mais duradouro, que pode ser facilmente utilizado no dia a dia.

Utensílios:

1) Medidor de pH
2) Balança
3) Frascos de inox ou vidro
4) Mixer
5) Fouet

Ingredientes:

1) 100 g de gel de babosa 
2) 0,25 g de ácido cítrico
3) 0,8 g de Conservante Nipaguard
4) 1 g de Goma Xantana
5) 3 g de Glicerina vegetal bidestilada

Passo a passo:

Em primeiro lugar faça o processo para retirar o gel da babosa.

babosa
Retirando a parte tóxica que não será utilizada
 Extraindo o gel
Extraindo o gel

Depois disso bata com um mixer até que o gel fique completamente líquido.

mixando a babosa
Mixando a Babosa

Em seguida, dilua a goma xantana na glicerina vegetal bidestilada e reserve.

glicerina e goma xantana
Misturando glicerina e goma xantana

Logo após, ajuste o pH do gel de babosa até que fique compatível com o pH da pele entre 4-6. No nosso caso foi necessário 0,25 gramas de ácido cítrico, porém recomendo que coloque aos poucos. E tome cuidado para que o pH não fique menor do que 4, pois dessa forma você perderá o efeito do conservante.

É importante ressaltar que o ácido citrico, além de regulador de pH, desempenha uma função super importante nessa fórmula, pois ajuda a estabilizar a Aloe Vera e retardar o processo de oxidação.

Com o pH ajustado adicione a goma xantana diluída e o conservante. Misture vigorosamente com a ajuda de um fouet.

Caso você opte por adicionar óleo essencial ao seu gel, não esqueça que a glicerina é importante para ajudar o óleo essencial a se dispersar em um ambiente aquoso. A quantidade recomendada é de 0,5% do total da receita.

misturando os ingredientes
Misturando todos os ingredientes

Por fim, envase em um frasco limpo e esterilizado.

Gel de babosa
Gel de babosa envasado

Validade:

Aproximadamente 3 meses. Conservar na geladeira pode contribuir com uma maior durabilidade, pois evita que o gel fique exposto a maiores temperaturas. Caso haja qualquer alteração na aparência ou no odor descarte o produto.

E então, gostou da nossa receita de condicionador líquido com emulsense? Só para ilustrar, também temos receita da Formulação Condicionador sólido e shampoo líquido.

Em suma, esperamos que você tenha gostado desse post e qualquer dúvida ou sugestão você pode deixar um comentário.

Então a gente se vê no próximo post! Até lá.

Por Marcella Lemos e Ana Velho.

Referência Bibliográfica:

Aloe Vera Store. Stabilized Aloe Vera. Acesso em: 23 maio de 2021.

 

Publicado por:Espiral de Ervas

feito por Marcella Lemos e Ana Velho

16 comentários sobre “Como Fazer Gel de Babosa (Aloe Vera)

  1. PARABÉNS QUERIDA VOCÊS SÃO MARAVILHOSAS. EU NÃO GOSTO MUINTO DE BABOSA MAIS VOCÊS ME CONVENCERAM. BEIJOS LINDAS. QUANDO EU CRESCER QUERO SER INTELIGENTES IGUAIS Á VOCÊS. FELICIDADES.

    1. Oi! Td bem? É a Thais, da Equipe Espiral de Ervas.
      Se você multiplicar tudo proporcionalmente dará certo sim! Quanto à validade, como mencionado no texto, você pode manter ele na geladeira e ir observando se ocorrerá alguma alteração física no gel. Por se tratar de um produto in natura a conservação se torna um pouco mais complexa. Os cosméticos naturais em geral possuem validade de no máximo 6 meses, pois os conservantes permitidos pelas certificadoras não possuem a mesma eficiência que um parabeno por exemplo. Você pode fazer um teste de armazenar por mais de 3 meses e depois nos contar! Existe também um insumo cosmético chamado aloe powder que é um pó de aloe liofilizado, bastante usado na cosmética. Como existe todo um processamento do produto, o controle microbiológico é mais eficaz. Espero ter ajudado. Beijos

  2. Ei meninas, tudo bem com vcs?

    Posso substituir o ácido cítrico pelo ácido lático? Me parece que os dois tem quase a mesma função.

    Posso dentro desta receita fazer está alteração sem que perca a qualidade do produto?

    1. Oi Eulália! Apesar de todos os dois serem acidificantes em formulações cosméticas, neste caso em específico o acido cítrico ajuda a não oxidar o gel, e acredito que o acido latico não tenha este mesmo efeito. Mas se por acaso você tentar, venha nos contar o resultado!! Beijos

  3. Oi meninas, primeiramente, obrigada. Minha dúvida é a seguinte. A minha babosa pura estava com PH 04, depois que acrescentei o ácido cítrico foi para 3. Nesse caso posso dispensar o ácido cítrico?

    1. que interessante, geralmente o ph do gel é proximo do ph da agua (7) pelo fato d ela possuir mais de 80% da sua composição de agua. o gel puro apenas batido estava 4? faz um teste, deixa um pouco com e um pouco sem e dps nos conta o que aconteceu! Beijos

  4. Oi meninas! ja faz umas duas semanas que estou viajando no blog de vocês! Estou amando a didática e todo carisma nos vídeos hahaha.
    Quero agradecer também a Thaís que ja me deu um super help la no instagram com informações valiosas! Um suuuper abraço meninas!

Deixe uma resposta