Acima de tudo, temos estudado mais a fundo os ingrediente usados na composição de nossos produtos. Dessa forma podemos melhorar ainda mais o conteúdo que trazemos até você.
Vamos começar conhecendo o ingrediente Emulsense já que muita gente estranha ao ver ele sendo parte de nossas formulações.

Você está chegando aqui agora e não faz ideia do que é um surfactante? Então comece pela leitura desse outro post aqui

Contudo, se você já conhece os surfactante/tensoativos, sabe que para fazer um condicionador é preciso ter um catiônico, ou seja, cargas positivas.

Assim sendo, somente um ingrediente desta classe terá a capacidade de atrair a carga negativa do cabelo e condicionar os fios. Com a finalidade de formar uma fina camada no fio que o protegerá de danos externos. 

E-Book de Cosmética Natural

Aliás, você quer entender mais a fundo sobre a estrutura capilar, suas necessidades e quais matérias-primas podemos usar? Te recomendamos nosso EBOOK de Cosmética Capilar Natural, pois dedicamos 9 capítulos para os estudos teóricos!! Além disso, você terá acesso a inúmeras fórmulas exclusivas para produzir seu shampoo sólido, condicionador sólido e finalizador.

Só para ilustrar, segue alguns exemplos de produtos Espiral de Ervas feitos com Emulsense:

Conhecendo o ingrediente: Quem é o Emulsense?

 INCI: Brassicyl isoleucitane Esylate & Brassica Alcohol

Contém 23% de esilato de isoleucina de bronze com 76% de álcool de brassica, portanto sua matéria ativa é de 23%. 

Antes de mais nada, o álcool de brassica é uma combinação de álcool estearílico (C18), ácido araquídico ou eicosanóico (C20) e álcool beenílico (C22). Dessa forma ele oferece um pouco da cerosidade e espessura que obtemos do álcool estearílico com sensação menos oleosa.

É 100% compatível com a natureza ( possui certificação ECOCERT e COSMOS, além de atender aos padrões NaTrue e NPA), e é feito com recursos sustentáveis.

Além disso, no cuidado com os cabelos, oferece propriedades anti-estáticas e reduz a força necessária para pentear, além de oferecer propriedades anti-frizz. Conforme o fornecedor afirma, o produto não acumulará após o uso repetido.

Já que ele possui pH 3,5, pode ser necessário aumentá-lo ligeiramente se você não for um fã de cremes muito ácidos. Ele precisará de um pH final de 3,5 a 5,5.

A taxa de uso sugerida é de 5% a 16% em produtos líquidos, com um ponto de fusão de 58˚C.

Nota do Fabricante:

Conforme a nota, o fabricante sugere que o pH pode ser aumentado no produto final, e sugere o uso de arginina de 0,2% a 0,4% para aumentá-lo. Você pode deixar o produto com pH 3,5, mas isso é bastante baixo.

Já que é carregado positivamente (catiônico) você não deve misturá-lo com ingredientes aniônicos (carregados negativamente), como nossos surfactantes espumosos especialmente em produtos liquidos. Se você quiser fazer um condicionador de limpeza, certifique-se de usar um surfactante não iônico, como por exemplo um glucosídeo, ou um surfactante anfotérico, como Cocamidopropil Betaína,

Aqui no canal temos várias receitas utilizando o Emulsense. Como não encontramos a L-arginina para comprar sempre usamos outros ingredientes para elevar o pH.
Se optar por esse método, fique atenta para não elevar demais o pH visto que o Emulsense funciona até o pH 5,5. 

Referências Bibliográficas:

Swift Crafty Monkey. #alltheingredients: Emulsense HC (INCI: Brassicyl Isoleucinate Esylate (and) Brassica Alcohol) – naturally compliant. Acesso em: 20 maio 2021

INOLEX. Emulsense HC. Acesso em: 20 maio 2021.

UL Prospector. Emulsense HC. Acesso em: 21 maio 2021.

EWG. Brassicyl Isoleucinato Esylate. Acesso em: 21 maio 2021.

Então, gostou de conhecer o ingrediente Emulsense? Assim, também temos receita de Creme de pentear e Máscara nutritiva e Condicionador líquido.

Por fim, assista o vídeo para com mais informações:

Em suma, esperamos que você tenha gostado desse post e qualquer dúvida ou sugestão você pode deixar um comentário.

Então a gente se vê no próximo post! Até lá.

Por Marcella Lemos e Ana Velho.

Publicado por:Espiral de Ervas

feito por Marcella Lemos e Ana Velho

Deixe uma resposta