Olá! Hoje trazemos uma fórmula bem coringa para um sabonete e shampoo líquido infantil. Certamente ele é bem suave com um delicioso aroma de lavanda e laranja doce.

Por ser indicado para crianças, ajustaremos o pH dele para que fique em torno de 7, ou seja, compatível com o pH dos nossos olhos e por conta disso, não arde e não gera lágrimas.

Usaremos nesta receita/fórmula uma matéria prima que de fato, somos apaixonadas, o Hidrolato de Lavanda. O hidrolato de lavanda é um subproduto da destilação do óleo essencial de lavanda e carrega algumas propriedades da planta que não são apresentadas no óleo, pois alguns componentes da planta só possuem afinidade com a água. Com aroma suave ele apresenta propriedades com o intuito de promover hidratação, tonificação, refrescância e relaxamento. A lavanda induz o sono e relaxa o corpo e a mente, e por isso é uma ótima indicação para acalmar bebês e crianças.

O passo a passo é bem simples e os utensílios necessários também.

Utensílios

  1. Balança Digital 
  2. Fitas de pH
  3. Recipientes (preferencialmente vidro ou inox)
  4. Fouet de inox
  5. Espátula

Fórmula/Receita

Fase 1

5% Glicerina Vegetal Bidestilada

2% Goma Xantana

0,5% Óleo Essencial de Laranja Doce

0,5% Óleo Essencial de Lavandin Grosso

Fase 2

43% Água Destilada

25% Hidrolato de Lavanda

10% Plantarem 2000

10% Anfótero Betaínico (ou Amisoft²²)

Fase 3

Solução de Ácido cítrico 50/50 para ajuste de pH. Usamos 0,44gr numa receita de 230 gramas.

5% Óleo Vegetal de Amêndoas Doce Prensado a Frio

1% Conservante Nipaguard

Passo a passo do Shampoo e Sabonete

  1. Primeiramente, misture a goma xantana com a glicerina e os óleos essenciais.
Executando a mistura de todos os ingredientes da FASE 1 até completa homogenização (antes e depois).

2. Então misture bem e reserve em um pote fechado ou coberto. O ideal é aguardar 20-30 minutos para que a FASE 1 engrosse.

Exemplo de como manter o vidro fechado durante a espera.
Exemplo de como manter o vidro fechado durante a espera.

3. Em seguida, misture todos os ingredientes da FASE 2 em um recipiente. Mexa gentilmente com um fouet, a fim de que os ingredientes se incorporem por completo.

Mistura homogênea de todos os ingredientes da FASE 2.
Mistura homogênea de todos os ingredientes da FASE 2.

4. Por fim, incorpore as fases 1 e 2.

Mistura homogênea dos ingredientes da FASE 1 com FASE 2.
Mistura homogênea dos ingredientes da FASE 1 com FASE 2.

5. Meça e ajuste o pH do seu shampoo com a solução de ácido cítrico até que fique 7 (neutro).

Á esquerda, as tiras de pH do produto sem ajuste, e à direita, após a devida correção do pH.

6. Por último, adicione o conservante. Usamos o Nipaguard, pois ele é eficiente em pH neutro.

E este é o resultado final do nosso Sabonete e Shampoo Líquido Infantil – sem lágrimas.

Olhem só essa textura!
Olhem só essa textura!

Teste de espumação e perfomance do produto acabado.
Teste de espumação e perfomance do produto acabado.

Validade

Assim sendo, se todas as medidas de higiene forem adotadas durante o processo e o produto final for mantido longe da luz solar, a validade é de 6 meses.

E então, gostou da nossa fórmula de sabonete e shampoo líquido infantil – sem lágrimas? Assim como essa também temos receita Pomada Cicatrizante, que é ótima pra ajudar a tratar assaduras nos pequenos.

Assista ao vídeo para acompanhar o processo:

Esperamos que você tenha gostado desse post e qualquer dúvida ou sugestão você pode deixar um comentário.

Então a gente se vê no próximo post! Até lá.

Por Marcella Lemos e Ana Velho.

Publicado por:Espiral de Ervas

Por Equipe Espiral de Ervas

24 comentários sobre “Sabonete e Shampoo Líquido Infantil – sem lágrimas

  1. Seria possível disponibilizar a recitacdis ingredientes em medidas de peso por porcentagem eu não entendi a receita. Sou nova e tenho dificuldade

    1. Oi! A receita está disponibilizada em medidas de concentração, pois essa é a forma usada na cosmetologia para calcular formulações. Você pode usar o mesmo valor do % para encontrar um valor referente a 100g de produto final. Por exemplo 5% de 100g de produto são 5g. Usar as concentrações dessa forma, em % permite que você calcule de forma elástica o quanto quer produzir. seja 100g ou 1000g. Beijos

  2. Olá, eu amei demais esta receita e gostaria muito de poder fazer para meus filhos, mas estou com dificuldade de encontrar os dois surfactante utilizados na receita, pois moro nos EUA. Vc saberia me dizer onde é como encontrá-los por aqui? Tentei no Amazon e não encontrei. Outra dúvida tbm é em relação a glicerina eu não encontro dizendo se é I destilada ou não, apenas diz ser 100% glicerina vegetal, esta tbm funciona? Última dúvida, eu gostaria muito de fazer esta receita porém utilizando o óleo de calêndula ao invés do amêndoas doce, vc acha que ficaria bom para crianças? Eu usava muito a linha baby da seleção de calêndula e fiquei apaixonada pela calêndula haha.
    Obrigada e poxa vida acabei de encontrar seu canal e estou muito animada! Obrigada por compartilhar seu conhecimento em saponaria e cosmetologia natural! Não vejo a hora de começar a fazer nossos próprios produtos aqui pra minha família! Gratidão e parabéns pelo incrível trabalho!

    1. Não conheço os sites que vendem insumos nos EUA, mas se você buscar pelos INCI NAMES (decyl glucoside) você encontrará a marca que faz essa região (Ecosense?) https://espiraldeervas.com.br/2021/06/29/conhecendo-o-ingrediente-plantarem-2000/
      Geralmente calendula é um extrato oleoso (geralmente um extrato feito em oleo de girassol), e não oleo puro de calendula, então vc teria que fazer algumas adaptações, mas acredito que dê certo sim! E a glicerina é essa mesma, a vegetal! Beijosssss

  3. Olá, queridas🌻

    Queria saber se é possível fazer shampoonete sólido sem lágrimas?
    Partindo do princípio de adequar o pH e tal. Será que é possível fazer isso do hot ou cold sem desandar a receita?

  4. Oi meninas. Adoro o trabalho de vocês. Parabéns! Gosto da autenticidade e simplicidade que vocês transmitem, além deste conteúdo maravilhoso. No caso desta receita qual seria a função do óleo de amêndoas? Serviria como agente condicionante/sobregordurante? Daria pra substituir por panthenol? Beijos.

      1. oiii! nas formulas, se vc clicar nos insumos indicamos alguns fornecedores. Se não tiver onde indicamos vc pode encontrar também na sabão e glicerina e engenharia das essencias! beijos

  5. Boa noite! Por gentileza, para uma criança de 4 anos que tem cabelos secos, finos e cacheados, esse shampoo é o certo ou você sugere acrescentar ou tirar algum ingrediente? Acredito que irá precisar de condicionador para ajeitar os cachinhos, o que você sugere? Você acredita que o gel de linhaça é uma boa sugestão para deixa-los modelados? Agradeço a atenção e ajuda!

    1. Oii!! Eu (Thais) uso na minha filha de 4 anos e o cabelo dela é liso com cachos nas pontas, e os cachos continuam bem arrumadinhos. Talvez vc possa pensar em um finalizador, e usar o Gel dps do banho, para modelar. O condicionador é importante para reduzir o frizz e desembaraçar, ainda mais nas crianças q ja possuem bastante cabelo ehehehe. Bjs

  6. No caso do condicionador, vocês sugeriram acrescentar o varisoft EQ 45, acredito que não está mais disponível no mercado. Na minha pesquisa tem o de 65 e 100, mas não tem nessas empresas que costumamos ver para comprar. Poderia, por gentileza, orientar-me? Obrigada!

  7. Olá, amei a receita! Gostaria de saber se é possível adicionar a aveia coloidal. Se sim, em que fase da receita?

Deixe uma resposta