Olá, no post de hoje falaremos de um ingrediente que, de fato, é super coringa na formulação de cosméticos naturais: o Decil glucosídeo, mais conhecido aqui no Brasil como Plantarem 2000.

Primeiramente, trazemos algumas informações relevantes segundo o site Ulprospector: “o Plantaren® 2000 é um surfactante não iônico recomendado para uso em xampus, géis de banho, banhos de espuma, produtos de limpeza para as mãos e rosto e outras aplicações onde são necessários suavidade e desempenho de limpeza.”

Aliás, antes de adentramos nos detalhes técnicos do Plantarem, é importante que a gente entenda que esse nome é apenas a marca do Decyl Glucoside vendida pela BASF Latin America. Se você não mora no Brasil é muito provável que encontre esse produto com outro nome, como por exemplo, EcoSense™ 3000 Surfactant

Igualmente, outra questão relevante é compreender a categoria de tensoativos não iônicos que o Plantarem faz parte: os alquilpoliglicosídeos. De acordo com o livro “Tensoativos – Química, propriedades e aplicações” de Decio Daltin: “os alquilpoliglicosídeos são tensoativos não iônicos preparados pela condensação, em meio ácido, de um álcool de alto peso molecular sobre um açúcar”. O método de obtenção é a Glicosilação de Fischer.

A química do Plantarem 2000

De acordo com a literatura, o Decil Glucosídeo é resultante da reação de um álcool de cadeia de 10 carbonos (álcool decílico) com uma forma cíclica de glicose. Dessa forma, é um poliglucosídeo graxo preparado pela reação de glicose de amido de milho com um álcool graxo natural. Como resultado, ele é compatível com outras classes de surfactantes, apresenta excelente biodegradabilidade e não possui solventes.

estrutura quimica
Estrutura química

Assim, o Decyl Glucoside e seus semelhantes são seguros em produtos para bebês, produtos de banho, produtos de limpeza, produtos para a pele, maquiagem para os olhos e produtos para os cabelos, incluindo tinturas e tinturas de cabelo. Igualmente, é muito empregado por seu eficiente, porém delicado poder de limpeza, que possui reduzido potencial de sensibilização ou irritação para a pele.

Aqui no Espiral, nós adoramos usar o Plantarem 2000 e já o usamos em várias receitas como por exemplo o Shampoo/Sabonete Líquido Infantil e no Sabonete Líquido Facial.  

Características

INCI: Decyl Glucoside.

Origem: Vegetal.

Aparência: Cremosa e transparente. 

Textura: Escorregadia.

Matéria surfactante ativa: 48 a 51%.

pH: 11 a 12.

Carga: Não iônica.

Solubilidade: Em água . A solubilidade não é reduzida com o aumento da temperatura como acontece nos tensoativos não iônicos etoxilados, portanto não apresenta ponto de névoa.

Dosagem sugerida: 4 a 12%.

Utilidade em formulações: O decil glucosídeo é um bom surfactante primário ou secundário contribuindo com a formação de espuma e limpeza. Além disso, fornece espuma densa e muito rica que adoramos em nossas formulações. Nos sabonetes em barra proporciona umectação diminuindo as rachaduras e, de fato, entrega uma excelente compatibilidade dermatológica e preservação da acidez cutânea.

Detalhes do produto: Em temperatura ambiente o produto pode parecer não homogêneo, todavia isso não impacta negativamente na qualidade do mesmo. A solução deve ser aquecida à aproximadamente 45ºC, com prévia agitação.

Informações de Segurança

De acordo com o site Cosmetics Info, a segurança do Decil Glucosídeo, Coco-Glucosídeo, Lauril Glucosídeo e outros foi avaliada pelo Cosmetic Ingredient Review (CIR) Expert Panel. O painel de especialistas do CIR avaliou os dados científicos e concluiu que esses ingredientes eram seguros para uso em cosméticos, quando formulados de forma correta. Portanto nenhum efeito adverso foi observado se respeitadas as concentrações seguras de uso. Como resultado, os ingredientes não foram considerados genotóxicos e testes clínicos constataram que o produto não era irritante ou sensibilizante dérmico.

E então, o que achou do ingrediente Plantarem 2000? Já formulou usando ele? Nos conte sua experiência!

Você pode encontrar ele aqui.

Além disso, também fizemos um vídeo sobre o Plantarem 2000:

Com toda a certeza esperamos que você tenha gostado desse post e qualquer dúvida ou sugestão você pode deixar um comentário. A gente se vê no próximo post!

Até lá.

Por Marcella Lemos e Ana Velho.

Referências Bibliográficas:

Cosmetics Info. Decyl Glucoside. Acesso em: 24 junho 2021.

Humblebee and me. Decyl Glucoside. Acesso em:24 junho 2021.

UL Prospector. Plantaren® 2000 N U – BASF Latin America. Acesso em: 24 junho 2021.

Entre a pele. Decyl Glucoside. Acesso em: 24 junho 2021.

Publicado por:Espiral de Ervas

feito por Marcella Lemos e Ana Velho

5 comentários sobre “Conhecendo o ingrediente Plantarem 2000

  1. Olá meninas… Por ter um ph básico, quando usado em formulações para pele ou cabelo é necessário utilizar um regulador de ph?

    1. Oi!!! como mtas vezes usamos o nipaguard como conservante, ele acaba já acidificando a formulação, e geralmente não precisa de ajustes. Mas caso vc sinta necessidade, pode usar solução de acido citrico a 50% pra corrigir. No post tem algumas referencias a formulaçoes que usamos o decyl, inclusive formulação infantil, dá uma olhadinha! Bjos

Deixe uma resposta