Olá, no post de hoje ensinaremos uma receita de Shampoo Líquido de uso diário com SCI (Isetionato de Sódio) como surfactante principal. Já falamos sobre o ingrediente SCI no canal, você se lembra? Aliás, há pouco tempo compartilhamos também uma receita de Shampoo Líquido Infantil bem suave, usando como surfactantes apenas o Plantarem 2000 e a Cocoamidopropil Betaína.

Primeiramente precisamos ter em mente que para usar o SCI em produtos líquidos é preciso diluí-lo no seu devido solvente (é MUITO difícil diluir o SCI em água), a fim de de obter um resultado completamente homogêneo.

Alerta de Spoiler: olha essa textura!
Alerta de Spoiler: olha essa textura!

Vejamos então, a seguir como fazer nosso Shampoo Líquido:

Fase 1 – Diluição SCI

12% SCI

8% Cocoamidopropil Betaina

10% Plantarem 1200 – Lauril Glucosídeo

Ingredientes Fase 1
Ingredientes Fase 1

Fase 2 – Aquosa Aquecida

46% Água Destilada

10% Extrato de Natural de Jaborandi

Ingredientes Fase 2
Ingredientes Fase 2

Fase 3 – Oleosa Aquecida (para cabelo seco)

3,2% Óleo de Gergelim

1% Manteiga de Cupuaçu

0,4% Goma Xantana

Ingredientes Fase 3
Ingredientes Fase 3

Fase 4 – Fase Fria

2% Glicerina Vegetal Bi-destilada

2% Proteína Hidrolisada de Trigo

1% Conservante Natural Nipaguard

0,4% Óleo Essencial de Melaleuca

0,6% Óleo Essencial de Lavandin Grosso

0,1% Oleoresina de Alecrim

 Ingredientes Fase 4
Ingredientes Fase 4

Passo a Passo Shampoo Líquido com SCI

Primordialmente, pese todos os ingredientes e deixe sua bancada organizada com as fases devidamente separadas.

Organização da bancada é essencial.
Organização da bancada é essencial.

Execute primeiramente a diluição da fase 1 aquecendo a mistura, quando estiver pastoso adicione os ingredientes da fase 2 e aqueça tudo junto. 

Enquanto isso, em outro frasco aqueça a fase 3 até atingir 70 ºC. 

Aquecimento da Fase 3
Aquecimento da Fase 3

Em seguida, misture lentamente as fases com ajuda de um fouet até encorpar e abaixar a temperatura para 40 graus: seja gentil para não espumar demais.

Mexa suavemente com um fouet
Mexa suavemente com um fouet

Então meça e ajuste o pH, se você está usando Nipaguard tenha em mente que ele baixará um pouco o pH quando for adicionado.

Por fim incorpore a fase 4 e misture mais uma vez, suave porém constante até obter uma massa homogênea. Igualmente, teste o pH novamente para ter certeza que está na faixa desejada.

Dois testes de pH, antes e depois do conservante
Dois testes de pH, antes e depois do conservante

A textura vai mudar de um dia pro outro, por isso você pode aguardar antes de envasar caso queira conferir a textura final. 

Olha que shampoo lindo!
Olha que shampoo lindo!

A fase três é indicadas apenas para quem tem cabelo mais seco. Caso seu cabelo seja oleoso ou até mesmo apenas sua raiz, você pode omitir a fase 3, ou apenas retirar a manteiga de cupuaçu.

Veja abaixo a foto das suas versões e suas espumas:

espuma 1
Teste de Espumação: à esquerda com todas as fases, à direita sem a fase 3 (oleosa).

Possíveis substituições

Na formulação de Shampoo Líquido de uso diário com SCI, você pode substituir o Plantarem 1200 igualmente pelo Plantarem 2000, porém a textura final vai ficar mais rala e a espuma diferente. Confira nosso post sobre Plantarem 1200 e veja as comparações.

Da mesma forma, você também pode trocar o Extrato de Jaborandi por outro extrato natural de sua preferência. Lembrando que esse extrato tem composição: água + glicerina vegetal + conservantes (Benzoato de sódio e sorbato de potássio) + erva correspondente. 

Você também pode substituir o Óleo de Gergelim e a Manteiga de Cupuaçu pelo óleo ou manteiga de sua preferência de acordo com o tipo de cabelo. Por exemplo Cabelos Oleosos se beneficiam muito de Manteiga de Ucuuba e Óleo de Semente de Maracujá. Mas leve em consideração que podem ocorrer variações na textura e no resultado final. Similarmente, você pode substituir a Proteína Hidrolisada de Trigo por outra de sua preferência, como por exemplo, a Proteína Hidrolisada de Arroz. Os óleos essenciais escolhidos foram pensados com a finalidade de promover a saúde do couro cabeludo, mas você também pode alterá-los, lembrando de respeitar o limite de 1% de óleo essenciais.  

Assista o vídeo com o passo a passo aqui:

E então? O que achou do nosso Shampoo Líquido de uso diário com SCI? Você prefere shampoo mais suave ou mais limpante? Por fim nos conte sua opinião!!

Textura final do shampoo com todas as fases
Textura final do shampoo com todas as fases

Em suma, esperamos que você tenha gostado desse post e qualquer dúvida ou sugestão é só deixar um comentário.

Enfim, a gente se vê no próximo post! Até lá. 

Por Marcella Lemos e Ana Velho.

Publicado por:Espiral de Ervas

feito por Marcella Lemos e Ana Velho

8 comentários sobre “Shampoo Líquido com SCI (uso diário)

  1. Olá, primeiramente gostaria de agradecer ao trabalho de vocês, todas as informações que vcs postam me ajudam demais, já que estou começado ainda
    eu queria saber se é possível usar estearato de glicerila no lugar do sci? entendo que ele é o emulsificante principal desta receita, mas no momento não posso adiqui – lo, em compensação tenho o ESTEARATO DE GLICERILA EMULSIONÁVEL (GMS) SE – VEGEROL.

    1. oii!! o SCI é um ativo limpante aniônico, que vai promover limpeza e espumação. a GMS SE é uma cera autoemulsionante anionica, ela serve para fazer creme para a pele (une a fase aquosa com oleosa), não tem poder de limpeza ou faz espuma. Apesar de possuírem a mesma carga, são materia primas completamente diferentes! Beijos

Deixe uma resposta