Olá, no post de hoje estaremos conhecendo o ingrediente Proteína Hidrolisada. As proteínas hidrolisadas são amplamente usadas na cosmética natural e convencional. Mas afinal, o que significa ser hidrolisada?

São proteínas nas quais as ligações peptídicas certamente são quebradas pelo processo de hidrólise ou uma reação com água para produzir aminoácidos e peptídeos. Em outras palavras, são decompostas em aminoácidos menores, em vez de proteínas mais longas.

Muitas vezes são mais hidrofílicas, ou seja, amantes de água e têm o potencial de serem moléculas menores que podem penetrar no cabelo ou na pele.

Considerando que as proteínas geralmente são ácidas e, que nosso cabelo e pele também, eles terão mais afinidade por eles e portanto, funcionarão melhor em produtos com este pH. Além disso, a maioria terá uma carga positiva (catiônica) quando em pH ácido.

Nossa pele é aniônica ou carregada negativamente, então aquelas que são carregados positivamente irão adsorver ou formar uma atração eletrostática em nossa pele, que é o que significa ser “condicionado”.

As proteínas hidrolisadas são ecologicamente corretas, pois são biodegradáveis ​​e são derivadas de recursos sustentáveis, como trigo, milho, soja e assim por diante. Muitas vezes você os encontrará listados como não OGM ou sem glúten, e ainda estou para ver um que use óleo de palma.

Ao incluir uma proteína hidrolisada em sua fórmula, recomenda-se a taxa de uso de 1 a 5%, contudo, a gente costuma usar aqui no Espiral uma taxa de 1 a 2%. 

Versáteis, podem ser usadas em produtos para a pele ou capilares
Versáteis, podem ser usadas em produtos para a pele ou capilares

Motivos para usá-las no cuidado da pele

O principal motivo para incluir proteínas em cosméticos é formar uma capa fina para hidratar a pele, o que aumenta a suavidade, diminui a aspereza e reduz o aparecimento de linhas finas e rugas porque a pele hidratada é mais “inchada” do que a pele seca . A luz será mais refletida na pele melhor hidratada, e por isso conferem a sensação de aumento de brilho.

Benefícios para a pele
Benefícios para a pele

Motivos para usá-las no cuidado do cabelo

Algumas proteínas são pequenas o suficiente para penetrar no fio de cabelo para hidratar por dentro, oferecendo inegavelmente hidratação para cabelos secos. Aquelas que não conseguem penetrar na mecha de cabelo podem formar uma capa fina para hidratar nosso cabelo para que retenha mais umidade, aumentando a elasticidade e a força. 

Benefícios para o cabelo
Benefícios para o cabelo

Qual é a diferença entre todas essas diferentes proteínas hidrolisadas?

Alguns terão aminoácidos menores que podem penetrar no cabelo ou na pele. Enquanto outros são mais hidrofílicos (adoram água), por isso formam filmes em nossa pele, como é o caso da proteína hidrolisada de aveia, que é ótima para hidratação, acalma a pele irritada ou irritada, e diminui a perda de água transepidérmica.

Aquelas com carga mais positiva (como a proteína de arroz hidrolisada) certamente terão mais afinidade com o cabelo e a pele para oferecer propriedades condicionantes.

Veja a seguir um fragmento do nosso ebook de cosmética capilar natural onde falamos sobre o peso molecular das proteínas:

Você pode adquirir nosso ebook aqui.

As proteínas hidrolisadas e as gomas espessantes 

Elas têm a capacidade de formar sais ou podem conter eletrólitos, o que pode, por exemplo, causar redução da viscosidade desses géis. Podem ser carregados positivamente (catiônicos), e dessa forma irão reagir com esses géis carregados negativamente.

Portanto, não se recomenda o uso de proteínas hidrolisadas catiônicas em conjunto com esses géis, como por exemplo a goma xantana ou goma guar (exceto pela versão quaternizada). 

Vejamos algumas proteínas vegetais disponíveis no mercado:

Proteína de baobá hidrolisada

INCI: Hydrolyzed Adansonia Digitata (Baobab) Seed Extract

Para o cabelo, afirma-se que pode reparar danos e aumentar a resistência do cabelo, reduzindo o atrito entre os fios, o que reduz os danos. Nesse sentido, pode reduzir a quebra e aumentar a elasticidade ao hidratar os cabelos, o que é ótimo para todos os tipos de cabelo, especialmente os texturizados ou finos.

Para a pele, afirma-se que pode reduzir os “danos ao DNA após a exposição aos raios ultravioleta”, o que é uma afirmação muito grande e que não posso realmente confirmar. Ela funciona como um  ótimo formador de filme que pode prevenir a perda de água transepidérmica enquanto hidrata a pele sem sensação oclusiva ou enjoativa. Ela funciona como um ingrediente calmante para todos os tipos de pele.

Já usamos a Proteína de Baobá em um Creme de Pentear, e em um Condicionador com BTMS.

Ingrediente Proteína Hidrolisada de Baobá
Ingrediente Proteína Hidrolisada de Baobá

Proteína de Arroz Hidrolisada

INCI: Hydrolyzed Rice Protein

A Proteína de Arroz Hidrolisada contém proteínas com cargas catiônicas (positivas) e aniônicas (negativas). Essas cargas opostas ajudam a adicionar volume ao cabelo, repelindo-se mutuamente.

A proteína de arroz hidrolisada tem se mostrado fantástica para aumentar o volume dos cabelos, além de ser um bom hidratante e formador de filme. É recomendado para peles sensíveis e por certo, é uma boa escolha para quem procura uma opção vegana e sem glúten.

Nesse sentido, inclua proteína de arroz hidrolisada na fase de resfriamento (termolábil) de suas formulações.

Já usamos a Proteína de Arroz na nossa Loção Facial Hidratante.

Ingrediente Proteína Hidrolisada de Arroz
Ingrediente Proteína Hidrolisada de Arroz

Proteína de Trigo Hidrolisada

INCI: Hydrolyzed Wheat Protein

A Proteína Hidrolisada de Trigo tem efeito anti-estático e é um ótimo condicionante da pele e do cabelo. Dessa forma, constitui um complexo hidratante único que oferece uma combinação de propriedades de equilíbrio de umidade e formação de filme que funcionam em sinergia para dar ao cabelo melhor corpo e controle, maior brilho e realces. 

Suas propriedades calmantes e protetoras dão à pele uma sensação mais lisa e macia. além disso, seus benefícios de formação de filme ajudam a manter um equilíbrio ideal de umidade na pele e no cabelo.

 Proteína de Trigo no Shampoo Líquido com SCI
Proteína de Trigo no Shampoo Líquido com SCI

Por fim, você pode, assistir o vídeo que falamos sobre as Proteínas Hidrolisadas aqui:

E então, o que você achou de estar conhecendo o ingrediente proteína hidrolisada? Já fez uso em alguma formulação? Nos conte suas experiências, e se você tiver alguma dúvida, deixe também nos comentários.

Em suma, esperamos que você tenha gostado desse post e qualquer dúvida ou sugestão você pode deixar um comentário.

Então a gente se vê no próximo post! Até lá.

Por Marcella Lemos e Ana Velho.

Referências bibliográficas

The Swiftcrafty Mokey. The big post on hydrolyzed proteins and amino acids!. Acesso em: 10 agosto 2021.

Humblebee and me. TAG: protein. Acesso em: 10 agosto 2021.

Cosmetics Info. Hidrolised Rice Protein. Acesso em: 10 agosto 2021.

UL Prospector. Hydrolyzed Wheat Protein (SpecPure™ HWP). Acesso em: 10 agosto 2021.

CIR Safety. TAG: protein. Acesso em: 10 agosto 2021.

Special Chem. Hydrolised Wheat Protein. Acesso em: 10 agosto 2021.

Publicado por:Espiral de Ervas

feito por Marcella Lemos e Ana Velho

2 comentários sobre “Conhecendo o ingrediente Proteína Hidrolisada

Deixe uma resposta