Olá, hoje a Ana vai fazer um Sabonete Decorado usando uma Régua de Acrílico no formato de Nuvem! Sem dúvida, ela já fez um belo trabalho com linhas de cacau em um Cold 100% Coco, você já viu?

Por certo, você que gosta de fazer o Cold Process justamente pela facilidade de trabalhar a massa e poder desenvolver um design diferenciado e delicado vai adorar essa ferramenta!

As réguas de sabão são de material acrílico resistente, dessa forma não reagem com a soda ativa presente no sabão e são seguras. Elas possuem em suas extremidades desenhos esculpidos para que ao passar horizontamente na massa deixe impresso essa silhueta em baixo ou alto relevo. Dessa forma, é possível criar paisagens, animais, linhas mais abstratas, etc. 

Vamos fazer uma fórmula básica de sabão, já que o nosso objetivo principal é testar as réguas decorativas. Escolhemos então, o modelo de nuvem e compramos com a Paula do @_meusabao.

Se você ainda não entende o motivo de usarmos Soda Cáustica para fazer Sabão Natural, recomendamos que você assista esses vídeos aqui e aqui.

Fórmula

105g de Soda Cáustica

230g de Água Destilada

256g de Azeite de Oliva

219g de Óleo de Coco de Praia

219g de Óleo de Palma

36g de Óleo de Rícino 

14,6g de Lactato de sódio

1,46g de Oleoresina de Alecrim

10,95g de Óleo Essencial de Lavandin Grosso

7,3g de Óleo Essencial de Capim Limão

7,3g de Óleo Essencial de May Chang (litsea cubeba)

Pigmento Óxido de Zinco Branco

Pigmento Ultramarino Azul

Nesta formulação, para fins de cálculo, usamos 3,5% de Óleo essencial, 5% sobreengordurante e 31% de Concentração de Soda. As quantidades de óxido de zinco e pigmento ultramarino variam entre 0,5 e 1%, de acordo com a tonalidade que pretendemos alcançar, e eles foram misturados previamente com um pouco de azeite de oliva para facilitar sua dispersão.

Desafios do Sabonete Decorado usando a Régua de Nuvem

1- Temperatura

Primeiramente, mantenha a temperatura dos Óleos e Lixívia em torno de 30ºC a 35ºC ao iniciar a saponificação. Isso vai então, facilitar o controle do traço do sabonete adequado para cada camada de sabão.

Para compor as camadas deste sabonete vamos precisar separar a massa em 3 partes:

  • Branca com Traço Grosso
  • Branca com Traço Leve
  • Azul com Traço Leve

2- Régua

A régua só funciona se o sabonete estiver com o traço bem firme. O teste que fizemos para saber se o traço estava bom foi passar a régua dentro da massa, ainda dentro do balde, a fim de observar se a forma se mantinha.

Recentemente a Paula disponibilizou um vídeo no seu instagram dizendo que o ponto ideal para passar a régua é quando a massa não balançar mais na forma.

Apesar de ser simples, esse processo exige coordenação motora para manter a mesma altura em toda a barra. Vá fazendo aos poucos e retirando o excesso de massa da régua. Esse processo deve ser repetido até que o padrão fique bem delineado na forma.

Outra questão foi que a nossa régua possui uma largura menor que a forma de madeira que nós utilizamos. Nossa alternativa para resolver isso foi escolher um lado da forma para passar a régua e dar acabamento na parte sem régua com a espátula de silicone ou colher de inox.

Substituição – Palm free

Entretanto caso não queira utilizar Óleo de Palma, você pode simplificar e fazer uma fórmula só com a Oliva e o Coco. Não usar o óleo de palma deixa a massa mais mole mesmo. E, por isso, indico uma cura de 40 dias no mínimo.

Fórmula sem Palma

104g de Soda Cáustica

239g de Água Destilada

500g de Azeite de Oliva

230g de Óleo de Coco de Praia

15g de Lactato de Sódio

3g de Oleoresina de Alecrim

Pigmento Óxido de Zinco Branco

Pigmento Ultramarino Azul

Nesta formulação, para fins de cálculo, usamos 6% sobreengordurante e 30% de Concentração de Soda. As quantidades de óxido de zinco e pigmento ultramarino podem variar de acordo com a tonalidade que se pretende alcançar (0,5 -1%).

Passo a passo

Primeiramente, usando todo o Equipamento de Proteção Individual necessário, pese e prepare sua solução de Água e Soda Cáustica (lixívia).

Lixívia
Lixívia

Da mesma forma, pese e aqueça os óleos escolhidos. Não se esqueça de deixar sua bancada toda organizada para facilitar seu trabalho: forma já forrada, pigmentos diluídos e óleos essenciais com oleoresina de alecrim previamente pesados e tampados para que não volatilizem.

Quando a Lixívia e Óleos estiverem na temperatura de interesse, despeje lentamente a solução de Soda nos óleos e mixe lentamente a fim de atingir um traço bem leve.

Então, adicione o mix de óleos essenciais e antioxidante, e misture gentilmente para não acelerar o traço.

Oléos essenciais e ORA
Oléos essenciais e ORA

Separe a massa em 3 recipientes e, posteriormente, efetue as diluições dos pigmentos.

Agora é só executar o design e controlar os traços de acordo com o que você deseja obter. Siga as dicas que descrevemos no começo do post que, com toda a certeza, você vai obter um lindo sabonete. Use sua criatividade, o céu, cheio de lindas nuvens é o limite!

Resultado final

Por fim, esse é o resultado do trabalho da Ana, olha como ficaram fofíssimos!

Nuvem com Céu acima
Nuvem com Céu acima
Nuvem com céu abaixo
Nuvem com céu abaixo

Assista aqui o vídeo que fizemos durante o processo de realização do Sabonete Decorado usando a Régua de Nuvem:

E então, o que achou do nosso Sabonete Decorado usando a Régua de Nuvem? Ficaram muito fofos né? Por certo, aqui estamos apaixonadas! E você, já usou as réguas para fazer decoração nos sabonetes? Nos conte sua experiência! Nos conte também o que achou da idéia de tentarmos fazer nossas próprias réguas e nos dê sugestões de desenhos.

Em suma, esperamos que você tenha gostado desse post e qualquer dúvida ou sugestão é só deixar um comentário.

Enfim, a gente se vê no próximo post! Até lá. 

Por Marcella Lemos e Ana Velho.

Publicado por:Espiral de Ervas

feito por Marcella Lemos e Ana Velho

6 comentários sobre “Sabonete Decorado usando a Régua de Nuvem

  1. Boa Noite .a Sr pode mim explicar. Sobre a lixivia.o ph pra se fazer um shampoo líquido como posso deixa ph Ácido? Eu agradeço

    1. Para fazer SHAMPOO líquido não se usa SABÂO. Se usa tensoativos liquidos de origem natural. sabão deve ser usado apenas na pele, não é compativel com o ph do fio do cabelo podendo na grande maioria das vezes gerar dano permanente ao cortex capilar. algumas formulas de shampoo:
      https://espiraldeervas.com.br/2021/03/09/como-fazer-shampoo-liquido/
      https://espiraldeervas.com.br/2021/06/20/sabonete-shampoo-infantil/
      https://espiraldeervas.com.br/2021/08/01/shampoo-liquido-com-sci/

  2. Boa tarde! Eu nunca uso o lactato de sódio no cold process, vocês acha que dá para seguir essa receita sem ele? Obrigada!

Deixe uma resposta