Olá, no post de hoje falaremos não só como calcular uma fórmula em porcentagem, mas também em como a precisão é importante tanto na saboaria quanto na cosmética natural.

Quando nós ainda estávamos iniciando nossa jornada pelos cosméticos naturais postavamos receita com medidas em colher e gota. Contudo, com o avançar dos estudos, percebemos o quanto era importante trabalhar com medidas precisas dentro da cosmetologia.

Por isso, passamos a tratar nossas receitas em gramas. E assim podíamos pesar com precisão cada ingrediente de nossa fórmula. Portanto, investimos incialmente em duas balanças: a clássica branca de cozinha e a clássica de precisão que vende no camelô (rsrs).

.

Depois que essa do camelô começou a apresentar defeito nos compramos as outras duas.

Uma de precisão 0,1g e outra de precisão 0,01g.

Segue alguns links de balanças para vocês conferirem:

Balança de baixa precisão

Kit Balança baixa precisão e termômetro

Mini Balança de alta precisão

Balança de alta precisão

Balança de alta precisão

No momento esse é o nosso arsenal de balanças:

Como calcular uma fórmula em porcentagem?

Agora que você já sabe porque usar as medidas em gramas é importante, entraremos no tema central de post. Afinal, por que utilizamos porcentagem e como trabalhamos com elas?

As fórmulas em porcentagem são perfeitas para que as pessoas possam calcular sua produção em diferentes quantidades, seja por mudança na demanda, ou pela disponibilidade de espaço em estoque, ou qualquer outra razão. 

Então vejamos aqui uma fórmula fictícia:

Fase 1:

  • 82% A
  • 2% B

Fase 2:

  • 5,5% C
  • 8,5% D

Fase 3:

  • 2% E

Agora suponhamos que a gente quer fazer essa fórmula em um total de 500 gramas. Vamos começar pelo ingrediente A da Fase 1:

Cálculo Manual
Cálculo Manual

Calcularemos cada porcentagem de forma manual, aplicando a regra de três para cada ingrediente. conforme a sequência de fotos abaixo (clique em cada foto para ampliar):

Assim sabemos que 82% de 500 gramas é igual a 410 gramas.

Vejamos mais um exemplo usando o ingrediente C da Fase 2:

Calculando 5,5%
Calculando 5,5%

Cálculo usando o celular

Embora seja muito importante entender o raciocínio por trás desse cálculo, no nosso dia-a-dia podemos utilizar a própria calculadora do celular.

Veja o cálculo usando a calculadora da Samsung (usamos 100% = 233g para calcular o ingrediente A da Fase 1):

Usando a calculadora no celular

Nesse sentido, você pode conferir alguns posts que executamos algumas formulações cosméticas usando os cálculos em porcentagem. Temos a Loção Facial Hidratante, o Creme Corporal Hidratante, o Creme de Barbear Natural, o Shampoo Líquido com SCI, a Manteiga Corporal de Textura Aveludada, etc. Você pode até praticar seus cálculos já que alguns posts tem o valor em porcentagem e em gramas!!!

Fizemos um vídeo com todas essas informações, assista abaixo:

E então, você tinha dificuldade em fazer esse tipo de conversão? Se você quiser que a gente continue trazendo esse tipo de conteúdo, comenta aqui embaixo! Da mesma forma, se te ajudou, indica para alguém que possa se beneficiar desse conteúdo! E se ainda restou alguma dúvida, escreve pra gente que teremos o maior prazer em te ajudar!

Esperamos que essas informações tenham sido valiosas para vocês.

Então a gente se vê no próximo post! Até lá.

Um abraço

Marcella Lemos e Ana Velho

Publicado por:Espiral de Ervas

feito por Marcella Lemos e Ana Velho

Um comentário sobre ldquo;Transformando % em g: Como recalcular uma fórmula?

Deixe uma resposta