Olá, no post de hoje estaremos conhecendo o ingrediente Goma Xantana, certamente muito versátil e usado tanto na indústria alimentícia quanto na cosmética.

Essa goma é um polímero aniônico, de alto peso molecular, produzido a partir da glicose ou xarope de milho por fermentação com a bactéria Xanthomonas Campestris. Na fabricação desse ingrediente, as bactérias produzem a goma em um processo de fermentação. Nos alimentos, a Goma Xantana é mais frequentemente encontrada em cremes, pastas e molhos para saladas.

A estrutura primária consiste em uma espinha dorsal de celulose com cadeias laterais de trissacarídeos, sendo a unidade de repetição um pentassacarídeo. 

Estrutura química
Estrutura química

A principal propriedade funcional da Goma Xantana é a capacidade de controlar a deformação e o escoamento de corpos sólidos ou fluidos (gases ou líquidos) sob a influência de uma força ou tensão de sistemas à base de água. 

As soluções de Goma Xantana são altamente pseudoplásticas, ou seja,  quando submetida a tensões, torna-se mais rala. Esta propriedade permite fácil bombeamento e pulverização. Em contrapartida, torna-se mais espessa quando a tensão é removida, oferece excelente capacidade para estabilizar emulsões, suspensões e espumas. 

Textura de Gel Base com Goma Xantana
Textura de Gel Base com Goma Xantana

Ingrediente Goma Xantana na Cosmética

Ele se dissolve na maioria das soluções ácidas (menos de pH 7) e mostra grande estabilidade na presença da maioria dos ácidos orgânicos (como vinagre e ácido lático). Ele também mostra boa compatibilidade com muitos compostos básicos, mas algo muito alcalino como lixívia (pH em torno de 12) pode causar alguma precipitação de goma e sais. 

O ingrediente Goma Xantana mostra boa compatibilidade com surfactantes não iônicos em altas concentrações, ou seja, é compatível com surfactantes como Decil Glucosídeo e Lauril Glucosídeo que não possuem uma tonelada de sais. Por outro lado, tolera baixas concentrações de surfactantes aniônicos e anfotéricos.  Já com catiônicos NÃO é compatível, portanto, evitar o uso de ingredientes como BTMS, Procondition (em pH ácido) ou Emulsense em conjunto com a Goma Xantana. Leia mais sobre as cargas iônicas dos tensoativos aqui.

Gel à base de Goma Xantana
Gel à base de Goma Xantana

Informações e Dicas para Formular com a Goma Xantana

A Goma xantana possui pH entre 6 e 8, e seu uso típico é em torno de 0,1 a 0,3%. Além disso, é solúvel em água, mas dispersa mais facilmente em glicerina ou óleo vegetal. E embora não se dissolva em álcool, é compatível com até 60% de álcool, por isso é um espessante ideal para fazer desinfetantes para as mãos. 

Em loções, você pode usar Goma de Xantana na fase oleosa, a incluímos nessa fase a fim de evitar que ela se aglomere e inche na fase aquosa.

Os sais podem retardar a hidratação da Goma Xantana, mas não tem muito efeito sobre ela depois de hidratada, então não se preocupe em adicionar ingredientes como Aloe Vera, que possuem uma tonelada de eletrólitos.

Além disso, ela funciona muito bem em combinação com outras gomas ou espessantes. Funciona melhor com goma de guar (80% goma guar a 20% goma xantana) e com goma de alfarroba (50%-50%).

Se você deseja substituir a Goma Xantana em uma formulação recomendamos a Goma Guar (se não houver aniônicos na fórmula) ou Hidroxietilcelulose.

Sensorial do Gel à base de Goma Xantana
Sensorial do Gel à base de Goma Xantana

Dispersão

Alguns formuladores afirmam que para obter o melhor desempenho da Goma Xantana é preciso adicioná-la na fase aquecida. Contudo, nós aqui do Espiral, não temos ainda uma conclusão formada sobre essa afirmação. Visto que sempre optamos por pré-diluir nossa Goma Xantana em Glicerina Begetal Bi-destilada, antes de adicionar a fase aquosa que pode estar aquecida ou não. 

A Goma Xantana requer pelo menos 10 minutos de mistura para umedecer, dispersar e hidratar. Portanto você saberá que ela está completamente hidratada quando estiver sem flocos brancos flutuando.  

Notamos ainda que o resultado final costuma estabilizar no dia seguinte que confeccionamos o produto. Pelo que parece a goma continua trabalhando nas suas primeiras horas de ação.

Fizemos um teste de dispersão, com o propósito de demonstrar o comportamento da Goma Xantana quando misturada com Água, Glicerina e Óleo Vegetal. Acompanhe os resultados a seguir:

Teste de dispersão
Teste de dispersão

O teste foi realizado misturando a proporção de 1g de Goma Xantana para 9 g de líquido dispersante (Óleo Vegetal, Água ou Glicerina).

Proporção 1:9
Proporção 1:9

Podemos observar que as misturas contendo Glicerina e Óleo Vegetal dispersam a Goma Xantana de forma muito mais uniforme, resultando em uma mistura homogênea, enquanto a mistura da Goma diretamente com água apresentou grumos.

Resultados observados
Resultados observados

Seguem fotos da dispersão em Água Destilada, com resultado final não uniforme. Clique nas fotos para ampliar.

A dispersão em Glicerina Bi-Destilada Vegetal, obteve como resultado uma mistura uniforme, sem grumos.

E por fim, a dispersão da Goma em Óleo Vegetal, também obteve resultados satisfatórios no quesito uniformidade.

Segurança

Com relação a segurança desse ingrediente, podemos afirmar com base nos dados disponíveis no Painel de especialistas do CIR sobre a Goma Xantana que elas são seguras quando usadas em produtos cosméticos. Além disso, esse produto tem aprovação ECOCERT e COSMOS.

Adquirimos nossa Goma Xantana na Destilaria Bauru, confira aqui.

Nós já usamos a Goma Xantana em uma série de produtos diferentes: Sabonete Líquido Facial, Sabonete e Shampoo Infantil, Gel Capilar de Aloe Vera em Pó e Shampoo Líquido com SCI.

Veja o vídeo sobre Goma Xantana no link abaixo:

E você? Gosta de trabalhar com a Goma Xantana? Conta pra gente nos comentários sobre suas experiências.

Em suma, esperamos que você tenha gostado desse post e qualquer dúvida ou sugestão você pode deixar um comentário.

Então a gente se vê no próximo post! Até lá.

Por Marcella Lemos e Ana Velho.

Referências Bibliográficas

Cosmetics Info. Xanthan Gum. Acesso em: 25 agosto 2021.

Humblebee and me. TAG: Xanthan Gum. Acesso em: 25 agosto 2021.

Jungbunzelauer. Xanthan Gum. Acesso em: 25 agosto 2021.

Swift Crafty Monkey. Adapting our formulas to use ECOcert ingredients: Simulgreen 18-2 – using xanthan gum (updated). Acesso em: 25 agosto 2021.

Publicado por:Espiral de Ervas

feito por Marcella Lemos e Ana Velho

3 comentários sobre “Conhecendo o ingrediente Goma Xantana

  1. Excelente trabalho, meninas!! Informações precisas e confiáveis com fotos, filmes, passo a passo e a apresentação incrível da Marcella!!

Deixe uma resposta