Olá, no post de hoje ensinaremos você a fazer um Gel Facial Natural Oil Free usando apenas 4 ingredientes e que servirá de base para você personalizar com os ativos da sua preferência.

Como muitas pessoas preferem não usar óleos e manteigas na pele do rosto, por certo temendo que sua comedogenicidade acabe por gerar ou agravar problemas inflamatórios (acne, comedões, etc), formulamos um Gel Facial que não vai óleo.

Textura do Gel
Textura do Gel

Dessa forma, não usaremos uma cera emulsionante na formulação, então caso você deseje fazer uma substituição nesse sentido, saiba que os óleos não irão emulsionar, e provavelmente ficarão como material sobrenadante no gel. Caso você queira usar óleo, recomendamos que veja o conteúdo da Loção Facial Natural, pois lá usamos o Montanov para unir a fase aquosa com a fase oleosa.

Vamos então aos ingredientes da fórmula:

Fase 1

2% Goma Xantana

4% Glicerina Vegetal

1% Conservante de amplo espectro

Fase 2

93% Água Destilada

Passo a passo

Primeiramente, pese e reserve todos os ingredientes.

Da esquerda para a direita: Glicerina, Goma Xantana e Água Destilada
Da esquerda para a direita: Glicerina, Goma Xantana e Água Destilada

Então, misture toda a fase 1 até que fique totalmente homogênea. Aguarde 10 minutos.

Após esse tempo, a mistura deve ter esse aspecto:

Goma Xantana + Glicerina
Goma Xantana + Glicerina

Logo após, despeje a fase 1 na fase 2 e mexa vigorosamente com a ajuda de um fouet até que um gel seja formado. 

Inicialmente é provável que você note alguns flocos heterogêneos, porém com o passar de poucas horas o gel ficará totalmente homogêneo. Deixe o Gel em repouso por um dia para voltar a manipulá-lo para adição de ativos

Grumos no Gel
Grumos no Gel

Ativos

O gel por si só já confere boas propriedades hidratantes, sobretudo devido à presença da Glicerina que possui características umectantes. No entanto, sozinha, ela não possui todos os nutrientes necessários para manter a pele hidratada. Ela deve então ser incorporada em formulações com outros produtos para extrair o seu máximo potencial. Nesse Gel Base você pode adicionar até 5% de ativos hidrossolúveis a fim de proporcionar maiores benefícios à pele.

Optamos então por adicionar os seguintes ativos:

1,5% D-Pantenol – mais informações sobre esse ingrediente você encontra aqui.

1% Proteína Hidrolisada de Trigo – mais informações sobre esse ingrediente você encontra aqui.

0,1% Aloe Vera em pó – Funciona como excelente auxiliar para o restabelecimento do equilíbrio fisiológico, tem ação regeneradora, tônica e emoliente.

2,5% Hidrolato de Melaleuca – Utilizamos para hidratar a aloe vera e também para adicionar propriedade antisséptica, antifúngica, antibacteriana para nosso gel.

Da mesma forma, você pode substituir toda a água Destilada da formulação por hidrolatos a fim de conferir ao Gel Facial Natural mais propriedades.

Já fizemos um post falando dos benefícios das Proteínas Hidrolisadas, e do ingrediente D-Panthenol (inclusive demos uma dica imperdível para facilitar seu manuseio), você já conferiu? No nosso último post falamos sobre a Goma Xantana, certamente ingrediente chave para esse gel delicioso, se você não viu, veja aqui.

Importante

ATENÇÃO:

Ressaltamos que não adicionamos mais conservante ao Gel Facial no momento da adição dos ativos, pois a quantidade de líquidos que adicionamos foi pequena. Além do mais, Hidrolatos já costumam vir com conservante de suas destilarias (certifique-se que seus Hidrolatos e Extratos já possuem conservante com seu fornecedor). Porém, caso você adicione mais que 10% de ingredientes líquidos sem conservantes ao Gel, você deve calcular uma % de conservante para adicionar a mais juntamente com os ativos para garantir a integridade microbiológica do seu produto final. Para saber quanto a mais de conservante usar, consulte a Ficha Técnica do seu insumo e siga as instruções de concentração, calculando como base apenas a quantidade de líquidos adicionada como ativo.

Não sabe como tranformar % em g? Esse post vai te ajudar.

Passo a Passo da Adição de Ativos no Gel Base

Iniciamos a potencialização do nosso Gel diluindo o Pó de Aloe Vera no Hidrolato de Melaleuca.

Hidrolato + Aloe Vera em Pó
Hidrolato + Aloe Vera em Pó

Misture bem, de forma que não fiquem partículas de pó suspensas no Hidrolato. Adicione a mistura ao Gel previamente pronto.

Homogeneização
Homogeneização

Então, adicione o D-panthenol ao Gel, e misture tudo com o fuê.

D-panthenol + Gel
D-panthenol + Gel

Por fim, teste o pH usando uma fita medidora da Merck (mais confiável). Nosso pH deu entre 4 e 5, e está entre o desejável para produtos faciais. Caso haja necessidade, ajuste o pH com solução de ácido cítrico (acidificar) ou com hidróxido de sódio (alcalinizar).

Medindo o pH.
Medindo o pH.

Por útimo, envase seu gel em frascos devidamente sanitizados.

Envase
Envase

Validade e Produto Final

Se você seguir todas as medidas de higiene, certamente alcançará uma validade mais longa no seu Gel Capilar. Desse modo seu produto durará em torno de 6 meses.

O Gel turbinado ficou bem leve, seca na pele deixando uma suave sensação de hidratação, sem ficar pegajoso. Adoramos seu sensorial e sua plasticidade.

Aplicação
Aplicação

Assista também ao vídeo que fizemos sobre este conteúdo:

E então, o que achou do nosso Gel Facial Natural Oil Free? Você costuma produzir ou consumir este tipo de produto? Ainda não testamos a adição de outros ingredientes como, por exemplo, a Alantoína e o Ácido Salicílico. Se você quiser ver outros testes com essa base de gel comenta aí embaixo que a gente traz para vocês!  

Em suma, esperamos que você tenha gostado desse post e qualquer dúvida ou sugestão você pode deixar um comentário.

Então a gente se vê no próximo post! Até lá.

Por Marcella Lemos e Ana Velho.

Publicado por:Espiral de Ervas

feito por Marcella Lemos e Ana Velho

5 comentários sobre “Gel Facial Natural Oil Free

Deixe uma resposta