Olá, no post de hoje ensinaremos uma receita de Óleo Corporal de Massagem Relaxante. Tem alguém por aí precisando dar uma relaxada na tensão, isto é, uma boa massagem relaxante?

A saber essa não é a primeira receita de óleo corporal que temos aqui no canal. Porém a última que compartilhamos utilizava apenas o óleo essencial de capim limão em uma dosagem pequena, com o intuito de aromatizar. 

Essa sinergia que trazemos hoje é uma composição de óleos essenciais descrita pelo Famoso Aromaterapeuta Robert Tisserand em seu livro “Aromaterapia para todos.”, desenhada especialmente a fim de obter efeitos terapêuticos específicos, proporcionando relaxamento físico e emocional. Falamos do livro dele no nosso post onde citamos 4 livros sobre Aromaterapia.

Segundo Robert, essa sinergia de óleos essenciais ajuda a reduzir a tensão, ansiedade, insônia, nervosismo de véspera de evento e assim por diante. Portanto, para obter o resultado que ele promete, recomendo não alterar os óleos essenciais e suas dosagens. 

A receita é bem simples.Usaremos como óleo carreador o Óleo de Cártamo, mas você escolher outro óleo vegetal prensado à frio de sua escolha, desde que seja um óleo líquido. Não se esqueça também da importância de usar uma boa balança de alta precisão. Falamos sobre isso no post sobre cálculo de formulações (conversões).

Balança de Alta Precisão
Balança de Alta Precisão

Utensílios

Balança digital de Alta Precisão

Frasco

Conta gota

Espátula

Ingredientes

40g de Óleo Vegetal Carreador (de sua preferência) (50ml)

0,38g de Óleo Essencial de Bergamota (12 gotas)

0,06g de Óleo Essencial de Gerânio (4 gotas)

0,18g de Óleo Essencial de Sândalo (9 gotas)

0,1g de Antioxidante Oleoresina de Alecrim (3 gotas)

Passo a Passo Óleo Corporal de Massagem Relaxante

Primeiramente, deixe todos os insumos que você irá usar separados, e mantenha sua bancada organizada.

Bancada Limpa e Organizada
Bancada Limpa e Organizada

Logo após, separe um recipiente de vidro (usamos um Bécker) já previamente higienizado para a mistura dos ingredientes. Coloque-o na balança e faça a tara do recipiente a fim de zerar tua balança.

Processo de Tara
Processo de Tara

Prossiga então com a pesagem dos ingredientes, iniciando pelo Óleo Vegetal Carreador de sua escolha.

Pesagem do Óleo Vegetal Carreador
Pesagem do Óleo Vegetal Carreador

Em seguida, faça a correta pesagem dos seus Óleos Essenciais.

Por último, porém não menos importante, pese o Antioxidante Oleoresina de Alecrim.

Oleoresina de Alecrim
Oleoresina de Alecrim

Misture com uma espátula a fim de incorporar todos os ingredientes ao óleo vegetal.

Homogeneização
Homogeneização

Por fim faça o envase em vidro previamente higienizado, de preferência de cor escura. Usamos uma válvula de gatilho para facilitar nosso uso, mas você pode usar o que tiver em casa.

Esse foi o resultado do nosso produto final, não se esqueça de rotular a fim de não se confundir.

Frasco com rótulo

Os Óleos Essenciais

Em relação ao Óleo Essencial de Bergamota, deve-se tomar cuidado no uso do óleo principalmente puro sobre a pele. Se exposto ao sol pode ocasionar manchas escuras devido o elevado teor de bergaptenos, que sensibilizam a pele à ação dos raios solares. Seu uso indicado na Aromaterapia tem muita relação com situações de stress e como anti-ansiolítico, atuando como um excelente equilibrador emocional. O óleo de bergamota tem poder calmante e revigorante ao mesmo tempo, legal né?

O Gerânio não possui um aroma calmante, pelo contrário, estimula as adrenais e a circulação, aquecendo o corpo e dificultando um pouco o sono profundo. É um bom óleo para fadiga e falta de ânimo. Restaura a harmonia psico-emocional com esgotamento nervoso.

As propriedades terapêuticas do Óleo de Sândalo vão além das suposições baseadas na semelhança com o conteúdo do sândalo e do sesquiterpeno. Tal semelhança indica uma característica sedativa importante, além de ser calmante e ajudar na insônia.  Além disso, é eficaz no alívio da tensão nervosa, acalma e ajuda aliviar o estresse, ajuda o equilíbrio espiritual e a meditação.

Atenção:

– O Óleo Essencial de Bergamota é fotossensibilizante, não se exponha ao sol por até 12 horas após o uso tópico. Se você usar o Óleo Essencial de Bergamota LFC não precisa se preocupar com fotossensibilidade.
– Contraindicado para crianças com até 2 anos. 
– Contraindicado para gestantes no primeiro trimestre da gestação.

Além disso, como Óleos Essenciais são substâncias super concentradas recomendamos que você use máscara e luvas durante sua manipulação.

Segurança sempre
Segurança sempre

Modo de uso

Massageie a nuca e os ombros, o abdômen e costas. Aplique após o banho, mas espere a pele esfriar depois do banho quente. 

Validade

Se você seguir todas as medidas de higiene, certamente alcançará uma validade mais longa no seu Óleo Corporal de Massagem Relaxante. Desse modo seu produto durará entre 6 meses e 1 ano.

Assista abaixo o vídeo que fizemos realizando o passo a passo:

E então, você adorou ou amou nosso Óleo de Massagem Corporal Relaxante? Se você fizer, nos conte sua experiência com essa Sinergia! Se você é Aromaterapeuta e conhece outras sinergias legais para indicar, deixa um comentário pra gente!!!

Em suma, esperamos que você tenha gostado desse post e qualquer dúvida ou sugestão você pode deixar um comentário.

Então a gente se vê no próximo post! Até lá.

Por Marcella Lemos e Ana Velho.

Publicado por:Espiral de Ervas

feito por Marcella Lemos e Ana Velho

Um comentário sobre ldquo;Óleo Corporal de Massagem Relaxante

Deixe uma resposta