Olá, no post de hoje estaremos discutindo sobre uma questão que confunde muito as pessoas. Afinal, o óleo vegetal hidrata o cabelo e a pele?

Afinal o óleo vegetal hidrata o cabelo e a pele?

Responder essa pergunta é, de fato, mais complexo do que parece. Porque apesar do Óleo Vegetal não hidratar o cabelo e a pele, ele é parte essencial de uma rotina de cuidados saudável e que, indiretamente, colabora para a hidratação.

Hidratação

A hidratação vem da umidade, da água ou hidratos: a água hidrata. Portanto, os condicionadores hidratantes idealmente aumentam o teor de umidade do cabelo, melhoram a elasticidade e a maleabilidade. A hidratação atua com o intuito de repor a água para o cabelo e pele e prevenir ou minimizar a sua fuga.

Portanto, qualquer coisa que ajude a melhorar a retenção de água no cabelo é ideal para cabelos com textura seca. Existem muitos ingredientes que ajudam e os óleos vegetais estão entre eles. Além disso, o uso de óleos em condicionadores pode ajudar a nutrir o couro cabeludo.

Como oclusivo, o óleo vegetal é um componente útil nos cuidados com a pele e com os cabelos. Sabemos que nossos corpos produzem óleo (sebo) que mantém a pele e o cabelo flexíveis e contribui para uma barreira de hidratação saudável, visto que o óleo ajuda a pele a reter a água, retardando sua rápida evaporação da epiderme. 

Hidratação nos fios durante o banho
Hidratação nos fios durante o banho

Porosidade

A porosidade é um fator chave na capacidade do seu cabelo de manter a hidratação. Quanto mais poroso for o cabelo, mais água ele pode absorver. Parece uma coisa ótima, mas há um outro lado disso – ele também perde muita umidade rapidamente. Os condicionadores que contêm óleos podem ajudar a reter a umidade nos fios de cabelo melhor do que aqueles sem. Outra questão relacionada à alta porosidade é absorver mais água do que é bom para ele, rápido demais e inchar os fios, fazendo as cutículas levantarem. 

Outra questão relacionada à alta porosidade é absorver mais água do que é bom para ele, rápido demais e inchar os fios, fazendo as cutículas levantarem. 

Cabelo forte e saudável é naturalmente hidrofóbico. Cabelo normal e de porosidade mais baixa é um pouco hidrofóbico. A hidrofobicidade (repelente à água) é uma questão de equilíbrio. O que não queremos é que nosso cabelo absorva muita água, rápido demais. Esse é o problema. O cabelo fica desidratado. Reidratar o cabelo é uma coisa boa. Mas quando o cabelo é poroso, ele absorve mais água do que é bom para ele, rápido demais e é aí que ocorre o inchaço.

Emolientes

Sendo assim, os óleos vegetais são considerados ingredientes emolientes. Os emolientes são estas substâncias que amaciam e suavizam a pele e cabelos, conferindo a eles flexibilidade. Eles impedem a perda de água através da formação de filme oclusivo (camada protetora), gerando a ativação da circulação local, auxiliando então no processo de manutenção da hidratação.

Sabemos ainda que existe uma grande variedade de óleos vegetais, com características químicas e físicas muito diferentes. Alguns óleos  penetram no cabelo e outros permanecem na camada superficial do cabelo revestindo-o. 

Óleos Vegetais
Óleos Vegetais

Assista também ao vídeo que fizemos sobre a questão: Afinal, o óleo vegetal hidrata o cabelo e a pele?

Aqui no Espiral já fizemos um Creme Hidratante Corporal e uma Loção Facial Natural, que além de hidratar, traz emoliência à pele, você já viu? Também já fizemos uma Máscara Capilar, Condicionador Líquido e Condicionador infantil.

E então, você sabia dessa diferença entre hidratação e emoliência? Se você tem interesse em saber mais sobre os óleos vegetais que penetram e os que revestem, comenta aí que a gente traz esse conteúdo pra vocês.

Em suma, esperamos que você tenha gostado desse post e qualquer dúvida ou sugestão você também pode deixar um comentário.

Então a gente se vê no próximo post! Até lá.

Por Marcella Lemos e Ana Velho.

Referências Bibliográficas

Janine – Beauty Geeks. Oil does not hydrate. Acesso em: 15 setembro 2021.

Nikki Walton. Oils don´t moisturize but you still need them for this… Acesso em: 15 setembro 2021.

Publicado por:Espiral de Ervas

feito por Marcella Lemos e Ana Velho

2 comentários sobre “Afinal, o óleo vegetal hidrata o cabelo e a pele?

Deixe uma resposta