Olá, hoje iremos compartilhar um exemplo de combinação de óleos vegetais para usarmos nos cabelos, criando um óleo capilar simples, mas muito eficiente.

Nessas últimas semanas compartilhamos dois vídeos com essa temática de óleos vegetais e suas aplicações. No primeiro a gente explica que o óleo vegetal não hidrata o cabelo e no segundo a gente fala sobre a diferença na capacidade de penetração de cada óleo.

Recomendamos que vocês estudem estes dois conteúdos a fim de elaborar suas próprias combinação de óleos vegetais.

Como formulamos?

Nós elaboramos duas fórmulas de óleo capilar que gostamos muito.

A primeira fórmula é a que compartilharemos hoje: uma simples, mas muito potente combinação de óleos, manteiga vegetal e óleo essencial. Portanto, como desejamos um óleo coringa e bem completo, escolhemos um óleo com 42% de ácidos graxos poliinsaturados (Óleo Vegetal de Gergelim), um monoinsaturado (Azeite de Oliva), uma manteiga com mais de 95% de ácidos graxos saturados (Manteiga de Uccuba) e um Óleo Essencial também considerado emoliente. Dessa forma, cada óleo terá um nível de penetração diferente.

Pode parecer estranho usar uma manteiga diretamente nos fios né? Todavia, a principal característica da Manteiga de Ucuuba é possuir um sensorial aveludado que não proporciona residual oleoso, justamente devido ao alto poder de penetração. Dessa forma, essa manteiga pode ser aplicada em produtos para o cabelo, pois forma sob os fios uma camada de proteção. Assim, auxilia no tratamento e prevenção de ações danosas de agentes como sol, vento, poluição, mar e piscina.

Já a segunda fórmula, que irá ao ar no próximo post, faremos um óleo de alto penetração, utilizando além de óleos e manteigas, o Silicone Vegetal Parafol e TACC (Triglicérides de Ácido Cáprico Caprílico). Se inscreve no canal para receber todas as notificações viu?

Receita

40% Óleo vegetal de Gergelim

50% Óleo Vegetal de Oliva (Azeite de Oliva)

9% Manteiga de Ucuuba

0,8% Óleo Essencial de Sândalo

0,2% Antioxidante Oleoresina de Alecrim 

Passo a Passo do Óleo Capilar Simples e Eficiente

Primeiramente, pese separadamente todos os óleos vegetais e manteigas.

Ingredientes pesados
Ingredientes pesados

Coloque a Manteiga de Ucuuba para derreter, tomando cuidado para que não ultrapasse a faixa de 70ºC.

Derreta a manteiga
Derreta a manteiga

Dessa forma, prossiga com a mistura dos óleos moles (Gergelim e Oliva), para um só recipiente.

Mistura de óleos
Mistura de óleos

Coloque então a mistura de óleos na balança de precisão, e adicione o Óleo Essencial de Sândalo e a Oleoresina de Alecrim.

Dessa forma, com uma espátula misture todos os ingredientes no Becker.

Homogeneização
Homogeneização

Por fim, adicione a Manteiga de Uccuba derretida e finalize o processo de mistura.

Por último envase em um frasco previamente higienizado.

Envase
Envase

Resultado final

Este é o resultado final do nosso Óleo Capilar Simples e Eficiente. A cor ficou linda e deixa o cabelo muito macio e cheiroso.

óleo capilar simples e eficiente
Óleo capilar simples e eficiente

Modo de Uso

Aplique nos fios secos e espalhe a fim de finalizar os cuidados e alinhar os fios. Você também pode usar como Day After caso sinta necessidade, para manter o visual dos fios mais alinhados por mais tempo.

O produto não possui finalidade de protetor térmico, por isso, se for usar um secador cabelos ou babyliss, utilize previamente um produto com esta finalidade para proteger os fios, e finalize com o óleo capilar.

Validade do Óleo Capilar Simples e Eficiente

Se você seguir todas as medidas de higiene, certamente alcançará uma validade mais longa no seu Óleo Capilar. Desse modo seu produto durará entre 6 meses e 1 ano.

Assista também ao passo a passo da execução da receita em vídeo:

E então, o que você achou do nosso Óleo Capilar Simples e Eficiente? Você achou que é uma receita acessível e fácil de executar? Se você fizer, nos conte sua experiência!

Em suma, esperamos que você tenha gostado desse post e qualquer dúvida ou sugestão você pode deixar um comentário.

Então a gente se vê no próximo post! Até lá.

Por Marcella Lemos e Ana Velho.

Referências Bibliográficas

Citroleo. Manteiga de Ucuúba: Pés no chão e floresta em pé. Acesso em: 21 setembro 2021.

Publicado por:Espiral de Ervas

feito por Marcella Lemos e Ana Velho

5 comentários sobre “Óleo Capilar Simples e Eficiente

Deixe uma resposta