Olá, no post de hoje compartilharemos uma fórmula de Óleo Capilar de Alta Penetração com Silicone Verde.

No último post formulamos um Óleo Capilar Simples porém muito eficiente, você viu? Se perdeu, veja aqui. Prometemos um segundo Óleo Capilar formulado a fim de obter uma maior perfomance e maior penetrabilidade dos ativos na fibra capilar. Formulamos então com uma combinação de óleos nutritivos e penetrantes, somados à eficiência do Parafol em dar brilho e selar o cabelo. 

Também indicamos que você veja os conteúdos teóricos onde explicamos se Óleo Vegetal hidrata e das diferenças entre Óleos Vegetais que Penetram e os que Revestem os cabelos.

Parafol 1297 (INCI Name: Dodecane)

De acordo com o site Ulprospector, o Parafol é uma parafina de corte simples com base natural utilizada como aditivos de cera e substituição de dimeticonas (silicone) de alto peso molecular. Ele possui um perfil de fusão agudo, baixa viscosidade de fusão e propriedades hidrofóbicas.

Este produto é altamente estável contra oxidação, possui pH estável com a habilidade de formulação em condições de pH extremo e aprimora a viscosidade e textura. Além disso, é compatível com silicones, ingredientes cosméticos lipofílicos e filtros UV, serve como um emoliente alternativo para conceitos cosméticos livres de silicone e de petroquímicos, e é listado como permitido ECOCERT.

Triglicérides do Ácido Cáprico Caprílico

Outro ingrediente igualmente interessante desse óleo capilar é o TACC, também conhecido como Triglicérides do Ácido Cáprico Caprílico. Ele possui baixa viscosidade e boa fluidez por ser constituído de ácidos graxos de cadeia média completamente saturados. Assim sendo, o TACC apresenta espalhamento facilitado. Além disso, não é oclusivo sobre a pele, isto é, não inibe a respiração e transpiração dérmica. E devido a sua excelente penetração, é muito usado com a finalidade de promover emoliência e maciez.

Processo de formulação do Óleo Capilar de Alta Penetração com Silicone Verde

Com o intuito de enriquecer ainda mais a formulação, optamos ainda por utilizar 2% de Manteiga de Tucumã que é um insumo de excelente emoliência e textura que se espalha facilmente. Ela é rica em vitaminas A, B1, B2, C e pectina, uma fibra natural importante. Seu perfil de ácidos graxos é rico em ácido láurico, oleico e mirístico.

Por fim, optamos por adicionar mais dois óleos vegetais. O Óleo de Pracaxi possui inúmeros benefícios com o propósito de otimizar o tratamento capilar. Contém a mais alta concentração conhecida do ácido beênico (19%), que a saber, é um ácido saturado muito indicado para o cabelo devido às suas excelentes propriedades umectantes. Além disso, atua no fechamento das cutículas, reduzindo o frizz e pontas duplas. Em contrapartida, o Óleo Vegetal de Abacate é caracterizado por ser um óleo delicado, suave, fino e altamente compatível com a pele e cabelo. Dessa forma, promove brilho, maciez e é rico em vitaminas A, B1, D e E. Seu teor mais alto em ácidos graxos está no ácido oleico, que corresponde ao ácido graxo mais abundante da pele.

Receita/Fórmula

30% Óleo Vegetal de Pracaxi

43% Óleo Vegetal de Abacate

2% Manteiga de Tucumã

20%  TACC – Triglicérides do Ácido Cáprico Caprílico

4% Parafol (Silicone vegetal) ou outro substituto para o silicone que seja certificado.

0,8% Óleo Essencial de Patchouli

0,2% Antioxidante Oleoresina de Alecrim

Passo a passo do Óleo Capilar de Alta Penetração com Silicone Verde

Primeiramente aqueça a Manteiga de Tucumã até que ela derreta (não ultrapasse os 70ºC).

Derreta a Manteiga de Tucumã
Derreta a Manteiga de Tucumã

Prossiga então misturando em um Becker todos o Óleos Vegetal de Abacate e Pracaxi. Logo após adicione a Oleoresina de Alecrim, e o Óleo Essencial de Patchouli. Lembre-se de tarar sua balança de precisão antes das pesagens.

Adicione a Manteiga de Tucumã derretida e homogenize novamente.

Em seguida prossiga com a pesagem do Parafol diretamente na mistura de óleos.

Incorpore o TACC e misture bem a fim de finalizar o processo.

Por fim, envase o Óleo Capilar finalizado em um frasco previamente higienizado.

Resultado final

Assim ficou nosso Óleo Capilar de Alta Penetração com Silicone Verde. Usamos em um Frasco de Vidro Âmbar a fim de melhor preservar as propriedades dos Óleos Vegetais e Essenciais.

Produto finalizado
Produto finalizado

Modo de uso

Pode ser usado como pré-shampoo, como reparador de pontas e também para umectações. 

Aplique nos fios secos e espalhe a fim de finalizar os cuidados e alinhar os fios. Você também pode usar como Day After caso sinta necessidade, para manter o visual dos fios mais alinhados por mais tempo.

O produto não possui finalidade de protetor térmico, por isso, se for usar um secador cabelos ou babyliss, utilize previamente um produto com esta finalidade para proteger os fios, e finalize com o óleo capilar.

Validade

Se você seguir todas as medidas de higiene, certamente alcançará uma validade mais longa no seu Óleo Capilar de Alta Penetração. Desse modo seu produto durará entre 6 meses e 1 ano.

Você também pode assistir ao vídeo com o passo a passo:

E então, o que você achou do nosso Óleo Capilar de Alta Penetração com Silicone Verde? Achou que é um bom complemento ao nosso Óleo Capilar Simples e Eficiente? Se você fizer, nos conte sua experiência com esse mix, e se seu cabelo também gostou! O nosso AMOU!

Em suma, esperamos que você tenha gostado desse post e qualquer dúvida ou sugestão você pode deixar um comentário.

Então a gente se vê no próximo post! Até lá.

Por Marcella Lemos e Ana Velho.

Referências Bibliográficas

Biovital. TACC (CRODAMOL GTCC). Acesso em: 23 setembro 2021.

Bruno Botelho dos Santos. Óleo de abacate: benefícios para a saúde e como usar. Acesso em: 23 setembro 2021.

E-Cycle. Óleo de pracaxi: benefícios para pele e cabelos. Acesso em: 23 setembro 2021.

UL Prospector. PARAFOL 12 RSPO-MB. Acesso em: 23 setembro 2021.

Publicado por:Espiral de Ervas

feito por Marcella Lemos e Ana Velho

Deixe uma resposta