Olá, hoje responderemos essa questão, que também já foi motivo de dúvida para nós. Afinal, para que serve o ácido cítrico no sabonete saponificado? É possível baixar o pH? Devo usar?

O ácido cítrico é um ingrediente acessível, vegetal e biodegradável. É muito utilizado na cosmética natural para ajuste de pH. Mas também funciona como um quelante e protege nossos produtos da oxidação. Assista ao vídeo que falamos um pouco mais sobre o pH na Cosmética Natural aqui.

Ácido Cítrico na Saboaria Natural

Na saboaria, é muito comum surgir essa dúvida: é possível baixar o pH do sabonete feito por saponificação? A resposta é simples: sabonete saponificado tem o pH naturalmente alcalino portanto, tentar alterá-lo usando não só ácido cítrico como qualquer outra substância ácida pode comprometer a estrutura do sabonete.

Ao adicionar um ácido ao sabão, especialmente em alta concentração, pode fazer com que o sabão perca sua capacidade de agir como um surfactante eficaz (perde potencial de limpeza) e, em vez de obter “uma barra de pH neutra “, você certamente terá uma gosma que não limpa e não faz espuma.

Se você adicionar ácido cítrico à solução de soda cáustica no início do processo de fabricação do sabão, isso não diminuirá o pH do sabão. Contudo, ele reagirá com a parte da soda cáustica destinada à saponificação de seus óleos, criando um desconto de soda cáustica e aumentando o sobreengordurante (superfat). Adicionar ácido cítrico ao sabão pode ter por consequencia liberação de alguns dos ácidos graxos e, novamente, ter o superfat aumentado.

A saboeira Ashley Green em sua postagem maravilhosa sobre o Ácido Cítrico afirma: 

“Há muita desinformação circulando pela internet em diferentes blogs e vídeos do YouTube. Tem pessoas que afirmam que o ácido cítrico certamente é usado na fabricação de sabonetes para baixar o pH para neutro ou mesmo para ácido. Essas fontes adicionam todo tipo de ácido no sabonete, incluindo ácido cítrico, ácido acético (vinagre) e muito mais. Vejo muitos fabricantes de sabonete que fazem afirmações do tipo: “Acabei de neutralizar este sabonete adicionando ácido cítrico para baixá-lo a um pH de 7 a fim de fazer a barra mais delicada de todos os tempos. ” Infelizmente, isso simplesmente não é verdade e não é possível sem causar complicações em seu sabonete. Incluir ingredientes como ácido cítrico, suco de limão e vinagre não reduzirá o pH do sabão. Não deve ser adicionado com essa intenção.”

Ácido Cítrico
Ácido Cítrico

Mas então, se o Ácido Cítrico não baixa o pH para que ele pode ser útil no sabonete?

Quando o Ácido Cítrico é combinado quimicamente com Hidróxido de Sódio, reage formando Citrato de Sódio. Da mesma forma, quando o Ácido Cítrico é combinado com Hidróxido de Potássio, cria Citrato de Potássio.

Ambos os citratos são quelantes. Um quelante é uma substância química que tem a capacidade de atrair, ligar e “prender” íons metálicos.

Quando usamos um quelante em nosso sabão, o quelante se liga aos íons de metal para que eles não possam se ligar às moléculas de sabão. Ao capturar esses íons, eles não podem formar novos produtos químicos, como espuma de sabão, ou afetar negativamente o sabão da mesma maneira.

A saber, íons metálicos, podem ter consequências prejudiciais ao nosso sabão. As duas complicações mais comuns que esses metais e minerais causam são: ranço e formação de espuma de sabão.

Ranço Oxidativo

O ranço ocorre devido à oxidação dos ácidos graxos. Existem muitas coisas que aceleram a oxidação, incluindo calor, luz e água, mas o contato com certos contaminantes, mesmo pequenas quantidades, pode resultar em oxidação.

Esses riscos são significativamente maiores em:

  • Receitas com maior superfat.
  • Sabonetes feitos com água de torneira.
  • Sabonetes feitos com alta concentração de gorduras poliinsaturadas (óleos de cozinha).

Ao adicionar um quelante ao sabão, ele captura contaminantes como os íons de cálcio e magnésio. Dessa forma, em vez de as moléculas de sabão reagirem com esses íons, o quelante se liga a eles. Então, ele os captura de modo que o sabão não reaja com eles e reduza as chances do ranço oxidativo estragar seu sabonete. 

Já sabemos o motivo pelo qual o Ácido Cítrico pode ser positivo para o seu sabão. Mas como fazemos para adicioná-lo sem prejudicar a estrutura?

A concentração de uso sugerida em sabão em barra é de aproximadamente 1-2% do peso total dos óleos. No sabonete líquido, você também pode calcular a porcentagem com base no peso total do óleo ou, para uma formulação mais precisa, você deve calcular com base em 0,5-1% da solução final.

Solução com Ácido Cítrico
Solução com Ácido Cítrico

Para usar o Ácido Cítrico a fim de criar Citrato de Sódio ou Potássio, basta calcular, adicionar e dissolver o Ácido Cítrico na água de soda antes de adicionar o álcali. Como uma parte da soda cáustica irá reagir com o ácido e “consumi-lo”, você de fato precisa adicionar soda cáustica para compensar isso, caso não deseje ter sobreengorduramento adicional. Dessa forma, isso tem importância especial na fabricação de sabonete líquido, onde precisamos levar em consideração as gorduras livres para evitar separação e turvação.

Cálculo de Compensação da Soda

Para calcular a quantidade total de soda cáustica adicional necessária, você determinará a quantidade de citrato de sódio / potássio que deseja incluir em sua receita, calculará a soda cáustica adicional necessária e, em seguida, adicionará à soda cáustica total necessária para sua receita.

10g de ácido cítrico neutraliza 6g de NaOH

10g de ácido cítrico neutraliza 8g de KOH

Total de soda cáustica necessária = Soda Cáustica adicional necessária para acomodar citrato de sódio ou potássio + Soda Cáustica necessária para saponificar a receita

Por exemplo, se sua receita de sabonete em barra for feita com 1000g de óleos e você quer adicionar 2% de ácido cítrico. Com base no peso total do óleo para criar citrato de sódio sem adicionar qualquer superfat adicional, você adicionaria 20g de ácido cítrico (0,02 × 1000 = 20) e incluiria 12g extras de NaOH na solução de soda cáustica (20/10 = 2 × 6 = 12)

Informação Extra

Outro benefício colateral do ácido cítrico e seus sais são suas propriedades antioxidantes e conservantes. O ácido cítrico, citrato de sódio e citrato de potássio são conservantes. Esses ingredientes são encontrados em produtos alimentícios, como por exemplo alimentos enlatados, sorvetes, assados ​​e muito mais.

Assista também ao vídeo que fizemos sobre esse tema:

E então, você sabia que os ácidos se comportavam dessa forma no sabonete natural? Já aconteceu de alterar a estrutura do seu sabão ao adicionar ácido? Nos conte sua experiência!

Em suma, esperamos que você tenha gostado desse post e qualquer dúvida ou sugestão você pode deixar um comentário.

Então a gente se vê no próximo post! Até lá.

Por Marcella Lemos e Ana Velho.

Referência Bibliográfica

Ashley Greene. Soapy Science: Citric Acid in Soap Making. Acesso em: 22 setembro 2021.

Publicado por:Espiral de Ervas

feito por Marcella Lemos e Ana Velho

Deixe uma resposta