Olá, no post de hoje você vai conhecer um pouco da nossa Rotina de Estoque. Dessa forma compartilharemos algumas dicas do que fazemos pra facilitar nossa organização e produção.
Dica 1 – Planilha de Estoque
A primeira dica, pode até parecer óbvia, mas no começo nós não fazíamos. Tenha uma planilha de estoque para que você anote todos os insumos que você adquirir.
Lembre-se de colocar o nome do produto, o fornecedor e a validade. Sem dúvida essa é uma dica muito valiosa.
Só para exemplificar, no nosso laboratório nós separamos por categorias como óleos e manteigas vegetais, óleos essenciais, ativos para cosméticos e etc. Você pode acessar o modelo da nossa planilha no link abaixo:
Planilha – Modelo de Estoque de Matéria-Prima Espiral de Ervas
Dica 2 – Rotulação
Crie um rótulo padronizado, contendo informações importantes de tal forma que sua identificação seja fácil e rápida. Envolva-os com durex ou papel contact para que os rótulos dos seus produtos que esteja bem protegido. Dessa forma, mesmo que a embalagem fique molhada ou suja, o rótulo e suas informações estarão intactos.
Informações importantes Recorte individualmente Organize os rótulos “Plastifique” Cole ao frasco Armazene em local adequado
Dica 3 – Lista de Compras – Rotina de Estoque
Toda vez que um produto estiver perto de acabar, você pode adicionar o produto em uma lista de compras, ou apenas mudar a cor do produto na planilha para que ele chame sua atenção quando você for montar a lista de compras.
SEJA COMO FOR, SEMPRE CHEQUE SUA PLANILHA ANTES DE REALIZAR UMA COMPRA!
Dica 4 – Cuidado
Cuidado com as expectativas! Comece seu estoque devagar, e vá aumentando de acordo com sua demanda. Em outras palavras, cuidado para não se perder e acabar gastando mais do que o necessário.
Nesse sentido, cuidado também com fornecedores duvidosos! Parece bobeira mas não é, comprar insumo errado é fácil no nosso meio, e o barato acaba saindo caríssimo. Isso vale tanto para matérias primas com INCI Name semelhantes quanto para adulterações. Além de você não obter o efeito desejado, terá que comprar novamente o insumo com um fornecedor de confiança. Além disso, insumos sem procedência podem estar adulterados e causar reações alérgicas!
Um dos nossos fornecedores de confiança que sempre indicamos por aqui é a Destilaria Bauru.
Conheça a nossa Rotina de Estoque
Dessa forma, disponibilizamos a seguir algumas fotos que mostram a forma que melhor encontramos de organizar as matérias primas nas nossas prateleiras:
Extratos Ativos, Ervas em Pó e Óleos Essenciais Argilas e Ativos em Pó Espessantes Ativos Liquidos Surfactantes Óleos e Manteigas Materiais de Uso Esporádico Utensílios, embalagens, etc
E por fim, estas são as Prateleira de Madeira que utilizamos para o processo de cura de sabonetes e para o armazenamento de produtos finalizados.


Há um tempinho publicamos 5 coisas que aprendemos em 5 anos de saboaria, que também possui dicas valiosas de organização, leia aqui. Assista também ao vídeo que fizemos mostrando a nossa casa!
Você também pode acompanhar o tour pelo Nosso Estoque assistindo ao vídeo abaixo:
E então, gostou de conhecer a nossa Rotina de Estoque ? Tem outras dicas para compartilhar com a gente sobre esse assunto? Deixa um comentário, vamos adorar ler tudo, e com certeza você irá ajudar outras pessoas também!
Por fim, esperamos que você tenha gostado desse texto que fizemos com muito carinho para ajudar na caminhada de vocês.
A gente se vê no próximo post! Até lá.
Por Marcella Lemos e Ana Velho.