Olá, no post de hoje você vai conhecer um pouco da nossa Rotina de Estoque. Dessa forma compartilharemos algumas dicas do que fazemos pra facilitar nossa organização e produção.

Dica 1 – Planilha de Estoque

A primeira dica, pode até parecer óbvia, mas no começo nós não fazíamos. Tenha uma planilha de estoque para que você anote todos os insumos que você adquirir. 

Lembre-se de colocar o nome do produto, o fornecedor e a validade. Sem dúvida essa é uma dica muito valiosa.

Só para exemplificar, no nosso laboratório nós separamos por categorias como óleos e manteigas vegetais, óleos essenciais, ativos para cosméticos e etc. Você pode acessar o modelo da nossa planilha no link abaixo:

Planilha – Modelo de Estoque de Matéria-Prima Espiral de Ervas

Dica 2 – Rotulação

Crie um rótulo padronizado, contendo informações importantes de tal forma que sua identificação seja fácil e rápida. Envolva-os com durex ou papel contact para que os rótulos dos seus produtos que esteja bem protegido. Dessa forma, mesmo que a embalagem fique molhada ou suja, o rótulo e suas informações estarão intactos. 

Dica 3 – Lista de Compras – Rotina de Estoque

Toda vez que um produto estiver perto de acabar, você pode adicionar o produto em uma lista de compras, ou apenas mudar a cor do produto na planilha para que ele chame sua atenção quando você for montar a lista de compras.

SEJA COMO FOR, SEMPRE CHEQUE SUA PLANILHA ANTES DE REALIZAR UMA COMPRA!

Dica 4 – Cuidado

Cuidado com as expectativas! Comece seu estoque devagar, e vá aumentando de acordo com sua demanda. Em outras palavras, cuidado para não se perder e acabar gastando mais do que o necessário.

Nesse sentido, cuidado também com fornecedores duvidosos! Parece bobeira mas não é, comprar insumo errado é fácil no nosso meio, e o barato acaba saindo caríssimo. Isso vale tanto para matérias primas com INCI Name semelhantes quanto para adulterações. Além de você não obter o efeito desejado, terá que comprar novamente o insumo com um fornecedor de confiança. Além disso, insumos sem procedência podem estar adulterados e causar reações alérgicas!

Um dos nossos fornecedores de confiança que sempre indicamos por aqui é a Destilaria Bauru.

Conheça a nossa Rotina de Estoque

Dessa forma, disponibilizamos a seguir algumas fotos que mostram a forma que melhor encontramos de organizar as matérias primas nas nossas prateleiras:

E por fim, estas são as Prateleira de Madeira que utilizamos para o processo de cura de sabonetes e para o armazenamento de produtos finalizados.

Estante de Cura (Secagem) de Sabonetes Naturais
Estante de Cura (Secagem) de Sabonetes Naturais
Estante de armazenamento de Produtos finalizados
Estante de armazenamento de Produtos finalizados

Há um tempinho publicamos 5 coisas que aprendemos em 5 anos de saboaria, que também possui dicas valiosas de organização, leia aqui. Assista também ao vídeo que fizemos mostrando a nossa casa!

Você também pode acompanhar o tour pelo Nosso Estoque assistindo ao vídeo abaixo:

E então, gostou de conhecer a nossa Rotina de Estoque ? Tem outras dicas para compartilhar com a gente sobre esse assunto? Deixa um comentário, vamos adorar ler tudo, e com certeza você irá ajudar outras pessoas também!

Por fim, esperamos que você tenha gostado desse texto que fizemos com muito carinho para ajudar na caminhada de vocês.

A gente se vê no próximo post! Até lá.

Por Marcella Lemos e Ana Velho.

Publicado por:Espiral de Ervas

feito por Marcella Lemos e Ana Velho

Deixe uma resposta