Olá, no post de hoje daremos algumas informações adicionais práticas sobre como lavar as Box Braids com shampoo sólido e como reduzir a coceira.

Ao lavar suas Box Braids o recomendado é utilizar somente shampoo. O uso de condicionador não é indicado pois facilita a trança escorregar e também pode acumular produto entre os fios.

Nesse sentido, a forma mais comum de lavar o cabelo trançado é através da diluição de shampoo líquido. Essa recomendação é feita para que não acumule produto nas tranças ou fios capilares. Porém, como vocês sabem, nós utilizamos majoritariamente shampoo sólido na nossa rotina capilar. Os outros cosméticos que eu utilizei foram: Tônico Capilar e solução diluída de Vinagre de Maçã Orgânico.

Experiência Pessoal

No começo foi esquisito, eu demorei algumas lavagens para entender e adaptar a rotina para as tranças. Mas nada como uma lavagem após a outra não é mesmo?!

Essa rotina foi a que melhor se adequou ao meu tipo de cabelo que eu considero equilibrado, ou seja, com a produção de sebo normal e com pouco frizz. Normalmente eu lavo a cabeça de 2 a 3 vezes na semana, com as tranças eu passei a lavar 2 vezes. Com exceção no entanto, dos dias de praia no Rio, nesse caso eu optei por lavar o cabelo todos os dias. Se você é praiana trançada, deixe suas dicas nos comentários!

Dessa forma, estando em casa, eu evitava lavar o cabelo por 2 motivos: quase não exponho o cabelo a sujeiras da rua, e por conta da textura do meu cabelo, que é lisa na raiz e cacheada no comprimento. A sensação que eu tive ao longo das lavagens é que a trança escorrega mais quando eu lavo (por mais que eu lave com muito cuidado), porém não sei se essa impressão é falsa ou verdadeira. 

Lavar as Box Braids exige planejamento, é necessário lavar de manhã para que a trança seque por completo ao longo do dia. Prefira lavar suas madeixas em dias mais quentes, evite dias chuvosos.

Como lavar Box Braids com Shampoo Sólido

Existem então duas formas de lavar com o shampoo sólido. A primeira é dissolvendo o shampoo em água. A segunda é passando o shampoo com o auxílio dos dedos. Geralmente eu alterno os dois métodos de lavagem, então acabo usando o dissolvido em água quando tenho menos tempo e o shampoo sólido sem dissolver em dias que posso me banhar com mais calma. Ao lavar, eu passo shampoo somente na raiz, uma vez que o meu cabelo natural está protegido pelos fios sintéticos.

1 – Dissolvendo o shampoo sólido

Dissolva a quantidade de shampoo sólido necessária para lavar seu cabelo em um pouco de água morna, abaixo de 50ºC para que você não inative os compostos termossensíveis do seu shampoo. Eu utilizei uma espátula para pressionar o produto contra o frasco e aumentar a superfície de contato.

Para aplicar nos fios, opte por frascos que tenham a boca menor. Há quem prefira aplicar com Spray, mas eu gosto de jogar a solução direto na raiz.  Então, com as pontas dos dedos lave somente a raiz das tranças uma por uma para evitar danificá-las, além de garantir sua total limpeza. 

Repita esse procedimento até que a sua cabeça esteja completamente lavada.

2 – Lavagem à seco

Esse método permite fazer uma “lavagem à seco” nas tranças e você pode lavar as tranças fora do chuveiro! Aplique a solução de shampoo na raiz umedecida com água, para isso recomendo utilizar uma faixa para que o shampoo não entre em contato com os olhos. Para enxaguar, faça um rabo alto frouxo e enxágue somente a região próxima a raiz com o auxílio da mangueira do chuveiro. Outra possibilidade é fazer um rabo baixo e enxaguar a raiz no tanque.

3 – O Processo de Lavagem

Primeiramente molhe sua cabeça, nesse método é bom o cabelo estar bem molhado, isso vai potencializar a ação do shampoo sólido. Ao longo do processo, molhe novamente quando necessário. Lembre-se que este shampoo é concentrado e precisa de água para emulsionar.

Esfregue o shampoo nas mãos e aplique o produto na raiz com o auxílio das pontas dos dedos. Lave somente a raiz das tranças uma por uma para evitar danificá-las, além de garantir sua total limpeza. Conforme o produto das pontas dos dedos acabar, basta esfregar as mãos novamente para que o produto da palma da mão se espalhe para as pontas dos dedos. Molhe as mãos com um pouco de água quando necessário dissolver o produto.

Dessa forma repita o procedimento até que a sua cabeça esteja completamente lavada. Dica extra: pra mim ajudou muito dividir o cabelo no meio e lidar com um lado de cada vez.

Após completar a lavagem, enxágue o cabelo em abundância! É muito importante garantir a retirada de todo o produto das Box Braids, por esse motivo eu enxáguo as tranças juntas e também individualmente.

Como secar as Box Braids

É indicado secar as tranças naturalmente, o uso de equipamentos quentes podem prejudicá-las. Também não é recomendado esfregar a toalha na Box Braids, pois isso pode danificá-las e aumentar o frizz.

Enrole as Box Braids na toalha e aguarde até que a mesma absorva a água. Igualmente, repita o processo com outra toalha seca. Se puder, deixe as tranças expostas ao sol por alguns minutos.

Caso você prefira o secador, use jato frio ou morno. Eu não possuo secador, portanto não testei esse método de secagem.

Dica para reduzir a coceira

Muitas pessoas preferem trançar apertado em uma tentativa de aumentar o tempo da trança, mas isso pode causar quebra, irritação, pequenas bolhas, etc. Evite tranças apertadas, além do desconforto físico de dor, pode gerar alopécia por tração nos seus fios.

Outro motivo que gera coceira é a caspa. Então, caso seja esse o motivo da sua coceira, o uso de Vinagre de Maçã Orgânico diluído é indicado.

O vinagre é uma ótima opção caseira para tratar a caspa, isso porque possui ação anti-bacteriana, antifúngica e anti-inflamatória, ajudando a controlar a descamação e aliviar os sintomas da caspa. Cabe ressaltar que o uso do Vinagre nos cabelos deve se dar de forma diluída para que seu pH fique menos ácido. 

Solução diluída de Vinagre de Maçã Orgânico

Em um recipiente, adicione 1 parte de Vinagre para 4 partes de água, ou seja, se você fizer 25 ml de Vinagre de Maçã, adicione 100 ml de água destilada na solução.

Com o auxílio de um Spray, aplicar a solução diluída no cabelo sujo antes da lavagem. Dessa forma, aplique com calma na raiz e massageie todo o couro cabeludo entre cada espaço das tranças. Deixe agir por 5 minutos e lave as tranças como de costume.

Eu geralmente faço a quantidade que vou usar, mas caso sobre da sua solução, recomendo que guarde na geladeira.

Atenção

Se houver indícios de reação local, como alergias, feridas ou qualquer outra anormalidade, descontinue o uso e procure atendimento médico.

Assista também ao vídeo que fizemos sobre esse conteúdo:

Temos no canal algumas fórmulas de shampoo sólido, você já assistiu? São fórmulas indicadas para cabelos secos e cacheadosmistos a secos e mistos a oleosos. Disponibilizamos também o tônico capilar que serviu de base para uso no meu couro cabeludo e que também tem me ajudado muito. Veja também o conteúdo que fizemos com 9 coisas que você deve saber antes de trançar as Box Braids.

Indicação de fornecedor de insumos cosméticos de confiança: Destilaria Bauru

E o que você achou desse conteúdo? Gostou de ver essas dicas de como lavar as box braids sem abrir mão do seu amado shampoo sólido? As dicas para coceira são válidas para cabelos não trançados também sabia? Enfim, se você gostou do post deixa um comentário pra gente!

Em suma, esperamos que você tenha gostado desse post e qualquer dúvida ou sugestão você pode deixar um comentário.

Então a gente se vê no próximo post! Até lá.

Por Marcella Lemos e Ana Velho.

Publicado por:Espiral de Ervas

feito por Marcella Lemos e Ana Velho

Deixe uma resposta