Olá, no post de hoje faremos um Hot Process Decorado de Côco, Karité, Rícino, Abacate e Argilas, que é super gentil para peles que sofrem com ressecamento. Fugiremos dos óleos convencionais usados na Saboaria natural, e apresentaremos uma fórmula diferentona, mas igualmente deliciosa na prática.

Nessa formulação, pensamos em um sabonete que seja bom para peles ressecadas, por isso deixamos ele com um sobreengorduramento alto, e ainda colocamos um pouco a mais extra no final totalizando 16% de sobregordura. Escolhemos o método Hot Process de Alta Temperatura, pela praticidade e agilidade. Usaremos Ácido Cítrico na nossa formulação, mas já explicamos o motivo de este ingrediente ser usado na Saboaria Natural, se você ainda não viu, confira aqui.

Antes de tudo, vale ressaltar a importância de usar todo o Equipamento de Proteção Individual (EPI). Segurança em primeiro lugar!

EPI: Luva, máscara, óculos
EPI: Luva, máscara, óculos

Vamos então para a prática? Os ingredientes você pode conferir logo abaixo.

Receita / Fórmula Hot Process Decorado de Côco, Karité, Rícino, Abacate e Argilas

448g de Óleo de Côco (61,37%)

141 g de Manteiga de Karité (19,32%)

141 g de Óleo de Rícino (19,32%)

103g de Soda Cáustica

249g de Água Destilada

Atenção:

Essa receita foi calculada usando 12% de Sobreengorduramento dos óleos base, e 29% de concentração da soda.

Sobreengordurante por fora do Cálculo Base

30g Óleo de Abacate

Aditivos

14,6g Lactato de Sódio (adicionado nos óleos) (2%)

14,6g Ácido Cítrico (2%)

20g Argila Roxa

20g Argila Azul

60g de Iogurte de Côco

0,5% Oleoresina de Alecrim

Óleos Essenciais

Para essa receita, usamos 1% Óleo Essencial de Limão, 1% Óleo Essencial de Eucalipto Glóbulos e 1% Óleo Essencial de Alecrim.

Passo a Passo Hot Process Decorado de Côco, Karité, Rícino, Abacate e Argilas

Primeiramente, aqueça os óleos que serão usados como base para saponificação até atingirem mais de 100ºC.

Aqueça os óleos
Aqueça os óleos

Dessa forma, quando os óleos estiverem bem quentes, prepare a lixívia (Soda + Água) e adicione ela ainda quente, cuidadosamente aos óleos. Com o auxílio de um Mixer potente de inox, bata até que o traço grosso seja alcançado, e então, tampe a panela e aguarde a massa vulcanizar.

Então, quando os vulcões começarem a subir disperse-os com o auxílio de um fouet (inox) até que a massa volte a ficar “baixa”.

Se necessário, volte a estimular a massa com o mixer para que ela volte a vulcanizar. Repita este processo de bater e mexer até que a massa de fato mude completamente sua textura.

A textura de uma massa saponificada fica semelhante à de um purê de maçã.

Textura de purê de maçã
Textura de purê de maçã

Com o propósito de adicionar o superfat, oleoresina de alecrim e óleos essenciais, aguarde o esfriamento da massa para abaixo de 50ºC.

Aditivos
Aditivos

Design

Com o intuito de trabalhar melhor o design da massa de sabão, use o iogurte ou leite de côco a fim de conferir maior fluidez. Dessa forma, adicione-o e separe a massa em diferentes recipientes com a finalidade de tingir cada um com uma cor diferente. Você pode bater com o mixer ou mexer com o fouet, manualmente

Enforme então, fazendo camadas de cada uma das cores, agora sua imaginação é o teu limite!

Resultado Final

Em conclusão, este é o resultado final após o corte do nosso Sabonete diferentão. Gostamos bastante do resultado!

Resultado final
Resultado final

Validade

Lembre-se de que o processo de cura (secagem dos sabonetes) é importante, e que igualmente, irá influenciar na validade do produto final, juntamente com fatores relacionados ao armazenamento, ambiente, etc. Como adicionamos líquidos a fim de fluidificar a massa, é recomendado um período de cura de 30 a 40 dias.

Um sabonete bem formulado, equilibrado e devidamente calculado possui prazo de validade indeterminado, mas é de praxe sempre indicar uma validade segura aos produtos. Em resumo, se armazenado em local seco, ao abrigo de luz, umidade e bem ventilado, a validade indicada do seu sabonete será em torno de 6 meses até 1 ano.

Em seguida acompanhe o passo a passo em vídeo:

Temos no canal diversas receitas de Hot Process de Alta Temperatura, organizadas em uma playlist no YouTube, você pode maratonar esse conteúdo aqui.

E então, o que achou do nosso Hot Process? Curtiu um conteúdo com óleos diferentes dos que são mais comumente usados na Saboaria Natural? Se você gosta desse tipo de conteúdo ou ficou com alguma dúvida, deixe um comentário!

Em suma, esperamos que você tenha gostado desse post e qualquer dúvida ou sugestão você pode deixar um comentário.

Então a gente se vê no próximo post! Até lá.

Por Marcella Lemos e Ana Velho.

Publicado por:Espiral de Ervas

feito por Marcella Lemos e Ana Velho

2 comentários sobre “Hot Process Decorado de Côco, Karité, Rícino, Abacate e Argilas

Deixe uma resposta