Olá, no post de hoje iremos fazer um Sabonete Cold Process Decorado estilo Camuflado usando um Bico de Confeiteiro para nos ajudar a obter o design que desejamos.

Optamos por desenvolver uma fórmula Palm Free (isto é, livre de Óleo de Palma), para dar a opção a quem prefere não usar este óleo. Usaremos então, Azeite de Oliva, Óleo de Côco e Manteiga de Karité. Lembre-se que esta fórmula foi calculada para exatamente essa quantidade de sabão, e estes 3 óleos, portanto, se você quiser fazer qualquer alteração, deve recalcular a quantidade de soda.

Para as cores usamos os seguintes pigmentos naturais:

  • Marrom: Cacau em Pó
  • Laranja: Óxido de Ferro Marrom
  • Preto: Óxido de Ferro Preto.

Não usamos Óleos Essenciais nesta fórmula, a fim de beneficiar pessoas alérgicas, crianças, etc, que possuem restrições quanto ao uso de ingredientes perfumados em produtos de higiene pessoal.

Lembre-se de que tudo que vai em contato com a Soda, precisa ter um cuidado especial. Por isso, certifique-se quando for usar um bico de confeiteiro, que este é 100% inox, e não outras ligas metálicas que possuam alumínio em sua composição. Certifique-se também que o saco de confeitar é de plástico Polipropileno (código 5 na identificação de reciclagem), pois isso assegurará que o plástico irá resistir aos picos de temperatura que sua massa pode atingir. Todos os utensílios plásticos usados na Saboaria Natural devem ser desse tipo de material! Preste bastante atenção.

Saco de Confeitar e Recipientes em Plástico Polipropileno
Saco de Confeitar e Recipientes em Plástico Polipropileno

Antes de tudo, vale ressaltar a importância de usar todo o Equipamento de Proteção Individual (EPI). Segurança em primeiro lugar!

EPI: Luva, máscara, óculos
EPI: Luva, máscara, óculos

Fórmula / Receita do Sabonete Cold Process estilo Camuflado usando Bico de Confeiteiro

165 g de Óleo de Oliva

100 g de Óleo de Coco

100 g de Manteiga de Karité

51 g de Soda Cáustica   

123 g de Água Destilada

Atenção:

Essa receita foi calculada usando 7% de Sobreengorduramento dos óleos base, e 29% de Concentração da Soda.

Aditivos

7,3 g de Lactato de Sódio (opcional)

1,0 g  Óxido de Ferro Preto

1,0 g Óxido de Ferro Marrom

5,0 g Cacau em pó

No vídeo, não adicionamos Oleoresina de Alecrim por se tratar de uma receita teste, mas caso tenha intenção de comercializar ou para aumentar a durabilidade do seu sabão, use 0,5% de Oleoresina de Alecrim.

Passo a Passo do Design

Realizamos o método de Cold Process para obtenção dos sabonetes naturais com design camuflado. Como nosso intuito com esse post não é demonstrar o método e sim enfatizar a obtenção do design hoje teremos um passo a passo focado nessa etapa.

É teu primeiro Cold Process? Esse post aqui pode te ajudar.

Após obter o traço médio/grosso, separe sua massa nos recipientes que serão usados para dar cor à massa. Misture com um mixer para melhor dispersão dos pigmentos.

Misture também a cor principal do sabão, e adicione cuidadosamente ao saco de confeiteiro.

Massa que será o plano de fundo
Massa que será o plano de fundo

Primeiramente, coloque colheradas das massas marrom e preta no fundo da forma, e preencha os espaços vazios usando a massa laranja que está no bico de confeitar. Bata com a forma em uma superfície a fim de compactar a massa e preencher os bolsões de ar.

Repita essas etapas até chegar ao fim da massa. Você pode também fazer uma linha de cacau entre as camadas, mas não pese na mão, a camada tem que ser muito fina para não descolar a massa. Lembrando que quanto mais você bater com a forma, mais “amassado” ficará o desenho.

Finalize o topo como desejar, nós usamos a espátula e o garfo, e então tampe a massa e aguarde entre 24 e 48h para desenformar.

Após desenformar, proceda com o cortes das barras na espessura que desejar. Nós usamos 2 cm como padrão.

Corte das Barras
Corte das Barras

Resultado Final

Em conclusão, este é o resultado final após o corte do nosso Sabonete Cold Process decorado usando Bico de confeiteiro. Nós amamos as cores, e gostamos bastante do resultado!

Lindão né?
Lindão né?

Validade Sabonete Cold Process estilo Camuflado usando Bico de Confeiteiro

Lembre-se de que o processo de cura (secagem dos sabonetes) é importante, e que igualmente, irá influenciar na validade do produto final, juntamente com fatores relacionados ao armazenamento, ambiente, etc. Para sabonetes feitos pelo método Cold Process é recomendado um período de cura de 30 a 40 dias.

Um sabonete bem formulado, equilibrado e devidamente calculado possui prazo de validade indeterminado, mas é de praxe sempre indicar uma validade segura aos produtos. Em resumo, se armazenado em local seco, ao abrigo de luz, umidade e bem ventilado, a validade indicada do seu sabonete será em torno de 6 meses até 1 ano.

Em seguida acompanhe o passo a passo em vídeo:

A Ana já fez outros sabonetes Cold Process decorados aqui no canal, você já assistiu? Ela fez um sabonete lindíssimo de Nuvem usando uma Régua, e um 100% Côco com Linhas de Cacau. Em resumo, se ainda não assistiu, assiste aí!

Dá uma conferida também nesse vídeo que fizemos sobre Cura de Sabonetes!

E então, o que achou do nosso Sabonete Cold Process estilo Camuflado usando Bico de Confeiteiro? Teria alguma sugestão diferente para conseguirmos trabalhar com o traço mais fino? Deixe sua sugestão ou comentário, que vamos adorar ler!

Em suma, tomara que você tenha gostado desse post e qualquer dúvida ou sugestão é só deixar um comentário.

Enfim, a gente se vê no próximo post! Até lá. 

Por Marcella Lemos e Ana Velho.

Publicado por:Espiral de Ervas

feito por Marcella Lemos e Ana Velho

Deixe uma resposta