Olá, hoje iremos falar um pouco sobre o ingrediente Olivem 1000, uma cera auto-emulsionante super suave que nós amamos usar em diversos tipos tipos de produtos que formulamos.

Olivem 1000
Olivem 1000

Ingrediente Olivem 1000

O ingrediente Olivem 1000 (INCI Name: Cetearyl Olivate (e) Sorbitan Olivate) é um emulsificante não iônico, sem carga, que cria emulsões de cristal líquido. Em síntese, os cristais líquidos são formados por bicamadas lamelares que doam às emulsões poder extra-hidratante, por mimetizar as bicamadas lipídicas da membrana celular. Ele pode lidar com medições de pH de 3 a 12, portanto, você pode usá-lo com AHAs (Alfa Hidroxiácidos) como por exemplo ácidos de frutas, ácido salicílico e outros ingredientes ácidos. É um ingrediente permitido pela Certificadora Internacional de Cosmética Natural ECOcert. Produz loções leves, não gordurosas e de boa espalhabilidade, proporcionando uma sensação sedosa e suave devido à fração oléica do óleo de oliva, sendo assim um ótimo ingrediente para hidratantes faciais, manteigas corporais e outros cremes com até 25% de fase oleosa.

Você pode adquirir a Olivem 1000 na Destilaria Bauru, neste link aqui.

Cera auto-emulsionante não iônica
Cera auto-emulsionante não iônica

Indicações de uso

A saber, a sugestão é usar de 2 a 3% para loções fluidas leves, onde o Olivem 1000 é o único emoliente na fase oleosa, de 4 a 5% para 5 a 25% de óleos e de 6 a 8% para ser o próprio sistema emulsionante. Pode levar até 24 horas para atingir a viscosidade final.

Sua velocidade de mistura pode determinar a viscosidade. Por exemplo, quanto mais rápida a mistura, mais fina é a loção. Dessa forma, se você usar velocidades mais baixas, terá uma textura de creme, e velocidades mais altas, uma loção.

Então, se você quiser uma loção mais fina, como um leite corporal, você deve adicionar a Olivem 1000 à fase aquosa e misturar muito rápido. Se você quiser uma loção mais espessa, ou um creme para as mãos, pés ou corpo, pode colocá-lo em qualquer das fases e misturar em velocidade média. Se você quiser uma manteiga corporal, adicione à fase oleosa e misture mais lentamente.

Escamas de Olivem 1000
Escamas de Olivem 1000

Dicas de uso

Para estabilizar a emulsão, caso haja necessidade, pode-se usar Estearato de Glicerila SE de 1 a 2% na fase oleosa, Goma Xantana em até 0,2% na fase oleosa (para que não hidrate e forme grumos antes de combinarmos as fases), ou algum outro ingrediente formador de gel. Também é sugerido o uso de álcool Cetílico ou Cetoestearílico como álcoois graxos na Fase Oleosa.

Se você usar Estearato de Glicerila SE, não se esqueça que ele funciona em pH 6 a 9, por isso não é adequado para produtos ácidos. Da mesma forma, lembre-se que é aniônico (carga negativa), então você não pode adicionar ingredientes catiônicos (carga positiva), como condicionadores, a ele.

A Fase Oleosa ideal para este emulsificante é de até 25%, então, certifique-se de não exceder esse limite. Esta Fase Oleosa inclui tudo na emulsão que precisa ser emulsionado, isto é, desde óleos e manteigas até fragrâncias ou óleo essencial. Use pelo menos 5% de Olivem 1000 na Fase Oleosa aquecida.

Olivem 1000 na Fase Oleosa
Olivem 1000 na Fase Oleosa

Este emulsificante não é um grande fã de proteínas e alguns hidrolatos podem reagir e se precipitar. Então, se você quiser experimentar uma nova formulação com ativos que nunca usou, faça um pequeno lote e faça anotações sobre a evolução da produção.

Não adicione mais do que água e glicerina na Fase Aquosa aquecida. Adicione todas as outras matérias primas na Fase Termolábil. Dessa forma, foque primeiro em criar e estabilizar a emulsão e depois em enriquecer com os ativos.

Evite usar apenas óleos essenciais cítricos, pois existem relatos de desestabilização das emulsões.

Como fazer uma Emulsão Simples usando o Ingrediente Olivem 1000

1. Derreta a Fase Oleosa entre 70 ̊C e 75 ̊C.

2. Aqueça a Fase Aquosa à 70 ̊C.

3. Uma boa dica é manter ambas as fases a 70 ̊C por 10 a 20 minutos. Se você fizer isso, será necessário adicionar água novamente a fim de repor o peso da água evaporada à Fase Aquosa. Nesse sentido, há muitos relatos de que a emulsão se torna muito mais estável quando este procedimento é efetuado.

Manter as duas Fases aquecidas por 20 minutos
Manter as duas Fases aquecidas por 20 minutos

4. Adicione a Fase Oleosa à Fase Aquosa lentamente enquanto mistura.

5. Resfrie lentamente enquanto mistura.

6. Alcançará a viscosidade final em 24 horas.

Segurança

O Painel de Especialistas do CIR avaliou a segurança do ingrediente Olivem 1000 e o considerou seguro para uso em cosmética natural. Inclusive pode ser usado para confecção de produtos para bebês e crianças.

Assista também ao conteúdo em vídeo que já fizemos sobre o ingrediente Olivem 1000:

Da mesma forma, já fizemos algumas receitas aqui no canal usando o ingrediente Olivem 1000. Confira aqui um Condicionador Sólido, um Hidratante Corporal de Manga e Calêndula, e um Shampoo Sólido.

E então, você gostou das dicas que demos sobre o ingrediente? Gosta de trabalhar com a Olivem 1000? Gosta de usar essa cera para fazer que tipo de cosmético natural? Conta pra gente nos comentários sobre suas experiências.

Em suma, esperamos que você tenha gostado desse post e qualquer dúvida ou sugestão você pode deixar um comentário.

Então a gente se vê no próximo post! Até lá.

Por Marcella Lemos e Ana Velho.

Referências Bibliográficas

Humblebee and me. Olivem 1000. Acesso em: 27 novembro 2021.

UL Prospector. Olivem 1000 – Hallstar. Acesso em: 27 novembro 2021.

Swift Crafty Monkey. Emulsifiers: Olivem 1000. Acesso em: 27 novembro 2021.

Publicado por:Espiral de Ervas

feito por Marcella Lemos e Ana Velho

4 comentários sobre “Conhecendo o ingrediente Olivem 1000

Deixe uma resposta