Olá, hoje faremos um Sabonete Hot Process Natalino usando Óleos de Coco, Cupuaçu e Rícino com 3 cores.

Usaremos uma técnica de design conhecida como Swirl para promover um efeito de “mistura” na massa, mostrando que nem só de rusticidade vive um Hot Process. Em síntese, para fazer o Swirl usamos metade de um cabide de Plástico! Se quiser reproduzir, certifique-se de não usar cabide metálico, mesmo sendo hot process, pode ser que ainda tenha algum residual de soda ativo logo que finalizamos.

Usamos uma manteiga não tão usada na saboaria, a Manteiga de Cupuaçu. Com isso queremos mostrar que não apenas de palma + coco + azeite de oliva se faz um sabão, e que é possível fazer sabonetes incríveis usando muitos outros tipos de óleos. Mas, se lembre de que todas as alterações de formulação você deve recalcular sua soda.

Manteiga de Cupuaçu
Manteiga de Cupuaçu

Para dar um toque final, usamos no topo do sabonete pequenas estrelas, feitas com a extrusora de estrela que compramos da Paula Barretto (@_meusabao). Dessa forma, as estrelinhas deram um toque de magia e nós estamos simplesmente apaixonadas e apaixonados pelo resultado final.

Estrelinhas! Que mimo!
Estrelinhas! Que mimo!

Vamos então para a prática?

Receita / Fórmula Sabonete Hot Process Natalino

330g de Óleo de Coco

200g de Manteiga de Cupuaçu

185g de Óleo de Rícino

96g de Soda Cáustica 99% 

210g Água Destilada

Aditivos

2% de Ácido Citrico – 14,6 gramas

2% de Lactato de sódio – 14,6 gramas

Essa receita foi calculada usando 15% de Sobreengorduramento dos óleos base, e 31% de concentração da soda.

Blend Óleos Essenciais e Oleoresina de Alecrim

15g de Óleo de Rícino

1,5% de Óleo Essencial de Alecrim

0,5% de Óleo Essencial de Gengibre

1% de Óleo Essencial de Hortelã Pimenta ou Menta Arvensis

0,5% de Antioxidante Oleoresina de Alecrim

Pigmentos

Verde: 30g de Iogurte de Coco + 15g de Argila Verde + 2g de Spirulina

Vermelho: 30g de Iogurte de Coco + 15g de Argila Vermelha + 2g de Óxido Vermelho

Branco: 30g de Iogurte de Coco + 15g de Argila Branca + 5g de Óxido de Zinco

Passo a Passo do Sabonete Hot Process Natalino

Primeiramente, coloque todos os seus equipamentos de proteção individual, luva, óculos, máscara, etc.

EPIs
EPIs

Aqueça os óleos que serão usados como base para saponificação até atingirem mais de 100ºC.

Óleos acima de 100ºC
Óleos acima de 100ºC

Prepare então sua lixívia, adicionando aos poucos a Soda Cáustica na Água e mexendo até completa solubilização.

Soda + Água = Lixívia
Soda + Água = Lixívia

Acrescente a Lixívia vagarosamente nos óleos quentes e use o mixer para bater a mistura com o propósito de obter o traço.

Então, adicione o Lactato de Sódio (opcional) e continue batendo até que a massa comece a vulcanizar. Disperse o calor com fouet e tampe tantas vezes quantas forem necessário até que os vulcões cessem.

Quando finalizado o cozimento, meça o pH a fim de confirmar que a saponificação está finalizada. Separe então a massa em 3 recipientes, cada um contendo os pigmentos previamente dispersos em um pouco de iogurte ou leite de coco, e misture com o auxílio e uma espátula.

Depois que misturar, certifique-se que a temperatura da massa já está abaixo dos 60ºC para adicionar os Óleos Essenciais e Oleoresina de Alecrim. Adicione-os e bata com o mixer para homeneizar tudo.

Dessa forma, inicie o processo de enformar o sabão, criando camadas com cada uma das cores. Nós começamos pela vermelha, depois branca e por último a verde a fim de criar maior contraste entre as cores.

Design Swirl

Com o auxílio do cabide pela metade, faça o design interno na massa, trazendo a massa para cima e para baixo em movimentos suaves (assista ao vídeo a fim de visualizar melhor a técnica)

.

Faça o design no topo conforme desejar e acrescente as estrelinhas, prevendo aproximadamente onde será feito o corte das barras e deixando os espaços de corte vazios.

Monitore o endurecimento da massa, que de acordo com o clima do local onde você mora pode variar de poucas horas a 1 dia. Desenforme e prossiga com o corte das barras. individuais.

Resultado Final

Por fim, esse foi o resultado final do nosso Sabonete Hot Process Natalino, entendeu agora porque estamos todos apaixonados por aqui?

Jingle Bell <3
Jingle Bell <3

Fizemos um teste de espumação com uma barra só para ilustrar, por favor considere que essa barra ainda não está completamente curada (seca). A espuma ficou bem estável e o sabonete está super hidratante.

Teste de Espumação
Teste de Espumação

Validade

Lembre-se de que o processo de cura (secagem dos sabonetes) é importante, e que igualmente, irá influenciar na validade do produto final, juntamente com fatores relacionados ao armazenamento, ambiente, etc. Como adicionamos líquidos a fim de fluidificar a massa, é recomendado um período de cura de 20 a 30 dias.

Um sabonete bem formulado, equilibrado e devidamente calculado possui prazo de validade indeterminado, mas é de praxe sempre indicar uma validade segura aos produtos. Em resumo, se armazenado em local seco, ao abrigo de luz, umidade e bem ventilado, a validade indicada do seu sabonete será em torno de 6 meses até 1 ano.

Em seguida acompanhe o passo a passo em vídeo:

Temos no canal diversas receitas de Hot Process de Alta Temperatura, organizadas em uma playlist no YouTube, você pode maratonar esse conteúdo aqui. O último Hot de Bancada que fizemos esquecemos de colocar leite de coco em todas as fases, mas nesse consertamos e deu super certo.

E então, o que achou do nosso Hot Process Natalino? Te deu boas ideias de design a fim de que você possa diferenciar teu sabonete no Natal? Se você gosta desse tipo de conteúdo ou ficou com alguma dúvida, deixe um comentário!

Em suma, esperamos que você tenha gostado desse post e qualquer dúvida ou sugestão você pode deixar um comentário.

Então a gente se vê no próximo post! Até lá.

Por Marcella Lemos e Ana Velho.

Publicado por:Espiral de Ervas

feito por Marcella Lemos e Ana Velho

4 comentários sobre “Sabonete Hot Process Natalino: Coco, Cupuaçu e Rícino com 3 cores

  1. Lindo! Vou fazer!
    Não entendi o exato momento que entra o acido citrico e o lactato. Qual o papel do Acido cítrico nessa receita?

    Aproveito para pedir que falem sobre o uso da seda na saboaria.

    Obrigada, vcs arrasam!

Deixe uma resposta