Olá, no post o de hoje vamos falar um pouco sobre Boas Práticas de Higiene na Produção de Cosméticos Naturais e Artesanais. Tratam-se de cuidados básicos, mas de suma importância, que precisamos nos atentar ao produzir um Cosmético em nossa casa, ateliê, etc. Como bem sabemos, a Produção Tradicional de cosméticos é feita em Laboratórios e Indústrias preparadas para essa finalidade, isto é, seguem rígidos protocolos de higiene.

É claro que quando vamos produzir na nossa casa não conseguiremos seguir os mesmos procedimentos operacionais, já que não possuímos a mesma estrutura e equipamentos que as indústrias tradicionais. Portanto necessitamos que adaptar as boas práticas aplicadas por elas para a realidade da nossa casa. Mas isso não é nada impossível de ser feito!

Boas Práticas de Higiene
Boas Práticas de Higiene

Nesse sentido, lembramos que a eficácia dos conservantes que utilizamos em nossos produtos dependem bastante dos cuidados com a higiene ao longo do processo de produção. Assim, já falamos um pouco sobre a importância da conservação microbiológica no post que fizemos sobre o Conservante Nipaguard, se você ainda não leu, leia aqui.

Manuais de Boa Prática de Higiene

Encontramos alguns links com referências de manuais oficiais de boas práticas. Recomendamos que você leia esses materiais, a fim de obter um entendimento mais técnico sobre o assunto.

Ministério da Saúde – Regulamento Técnico de Boas Práticas de Fabricação para Produtos de Higiene Pessoal, Cosméticos e Perfumes: Leia aqui.

Cosmético Livre – Manual de Boas Práticas: Leia aqui.

Nossos Protocolos

Criamos então, uma pequena lista dos protocolos que seguimos aqui no Espiral na hora de produzir.

1 – Em primeiro lugar, prenda seus cabelos, e use uma touca ou um pano para manter os cabelos sem contato com o meio externo.

2 – Em segundo lugar, utilize luvas descartáveis e jaleco. Separamos alguns links com Luvas que podem ser úteis para você: Nitrílicas Descartáveis, Silicone, Látex.

3 – Em terceiro lugar, mantenha a bancada onde você produz limpa e sanitizada com sabão e algum desinfetante da sua preferência. Gostamos de usar água sanitária diluída em água, a saber, usamos a diluição indicada no rótulo pelo fabricante. 

4 – Lave seus utensílios com sabão de coco e seque-os antes de guardar.

5 – Igualmente, lave com sabão os recipientes de vidro que serão usados para armazenar seu produto final.

6 – Ferva seus potes e recipientes de vidro (principalmente se forem reaproveitados).

7 – Higienize então os frascos de vidro com álcool 70% e papel toalha antes de envasar seu produto finalizado.

8 – Limpe os potes e recipientes com álcool 70% antes de guardar. Dessa maneira, se não conseguir guardar em um recipiente fechado, deixe essa etapa para fazer no momento de manipular.

Armazene em recipiente fechado
Armazene em recipiente fechado

Sem consciência pesada

Sabemos que todos nesse universo tentam minimizar ao máximo seu impacto negativo no meio ambiente, e usar itens descartáveis soa contraditório. Mas, arriscar nossa saúde e bem estar também é!

Ao produzirmos nossos próprios cosméticos com ingredientes naturais já damos um grande passo em direção à sustentabilidade. Dessa forma, podemos mitigar nosso impacto efetuando outras ações, como por exemplo a reciclagem e compostagem. Já falamos sobre esse tema aqui.

Enfim, você também pode assistir ao vídeo que discutimos sobre esse tema:

E então, o que você achou dessas dicas de Boas Práticas de Higiene na Produção dos seus Cosméticos? Você faz algo diferente? O que acha da idéia de produzirmos um vídeo só sobre vidrarias?

Em suma, esperamos que você tenha gostado desse post e qualquer dúvida ou sugestão você pode deixar um comentário.

Então a gente se vê no próximo post! Até lá.

Por Marcella Lemos e Ana Velho.

Publicado por:Espiral de Ervas

Por Equipe Espiral de Ervas

Um comentário sobre ldquo;Boas Práticas de Higiene na Produção de Cosméticos Naturais e Artesanais

Deixe uma resposta