Olá, no post de hoje faremos uma formulação de Condicionador Sólido com Emulsense HC, usando Óleo de Andiroba e Manteiga de Tucumã.

Sem dúvida esse condicionador é super versátil, e é indicado para todos os tipos de cabelos, tornando-se um dos nossos favoritos!

Efeito do Emulsense HC nos fios

Nós já fizemos um post na Série Conheça o Ingrediente, falando sobre o Emulsense HC, você leu? Se não conferiu ainda, então dá uma olhadinha aqui. Por certo, vale lembrar que é um ingrediente permitido pelas principais Certificadoras Internacionais de Cosméticos Naturais como Ecocert e Cosmos.

Emulsense HC
Emulsense HC

No cuidado com os cabelos, o Emulsense HC certamente oferece propriedades condicionantes e facilita o desembaraço, além de oferecer propriedades anti-frizz. Uma vez que é um ingrediente muito suave, não se acumula ou pesa nos fios após o uso constante.

Diferentemente do Famoso BTMS (catiônico polêmico, proibido na Cosmética Natural), ele não oferece aquela sensação de desmaiar instantaneamente os fios, sabe? Aquela sensação de amolecer o fio logo que entra em contato? Não dá para esperar o mesmo efeito do Emulsense HC, pois são ingredientes completamente diferentes!

Nós sentimos que o efeito dele é diferente, você passa, deixa o condicionador agindo alguns minutinhos no banho (momento relax) e conforme vamos enxaguando sentimos um pouco do amolecimento dos fios. A primeira vez que você usar, se estiver muito apegada ao conceito “desmaia fios” pode ficar um pouco frustrada, mas calma, não desiste ainda!

Quando você for pentear, vai notar que sim, ele fez seu trabalho, e decerto os fios estarão muito macios! Mas o mais chocante é quando seu cabelo secar. Ele fica leve, sensorial completamente suave, diferente dos condicionadores com BTMS. Enfim minha gente, é só amor!

Dá uma chance pra ele, promete? eeheheheh

Então, vamos para nossa fórmula de hoje?

Ingredientes

Fase 1

65% Emulsense HC ou 45% Emulsense HC e 20% Aminosensyl (Condicionante Verde)

8% Álcool Cetílico

12% Manteiga de Tucumã

5,3% Óleo de Andiroba

5% Hidrolato de Moringa

Fase 2 – Termolábil

2% D-panthenol

0,2% Arginina (regulador de pH)

1% Conservante Spectrastat

0,5% Oleoresina de Alecrim

0,3% Óleo Essencial de Canela

0,7% Óleo Essencial de Laranja Doce 

Passo a Passo

Primeiramente, pese todos os ingredientes. Em segundo lugar, junte todos os ingredientes da Fase 1 em um recipiente.

Então, inicie o aquecimento até o completo derretimento (em torno de 70ºC). Misture bem todos os ingredientes a fim de incorporar tudo em uma só fase.

Com o auxílio de uma fita medidora de pH da Merck, meça o pH e faça o ajuste com Arginina.

Mantenha sua forma bem fria, pois isso irá ajudar a proteger a Fase Termolábil. Adicione os ingredientes da Fase 2 rapidamente e enforme.

Resultado final

Por fim, após completar o endurecimento, desenforme seu Condicionador Sólido. Os nossos ficaram assim, olha que lindos!

Substituições

Caso você não possua os dois catiônicos (Emulsense e Aminosensyl), pode substituir por apenas o Emulsense, mas usando o percentual total de 65%.

Aminosensyl
Aminosensyl

Da mesma forma, você pode substituir o Álcool Cetílico por Cetoestearílico, a Manteiga de Tucumã por alguma outra manteiga, e o mesmo para o Óleo de Andiroba e Hidrolato. Vale ressaltar que alterações nos ingredientes por conseqüência também irão afetar o resultado final.

Teste

Lógico que não íamos deixar de testar esse Condicionador Sólido chiquérrimo né? Por isso, usamos ele combinado com o Shampoo Sólido com SLSa que compartilhamos aqui no canal.

Então pegue a barra de Condicionador Sólido e emulsione ela nas mãos até soltar um pouco de creme. Comece deslizando o creme e a barra pelos fios, massageando-os. Desembarace como de costume.

Sente só esse cabelo super macio, desembaraçado e perfumado (pena que cheiro ainda não passa via internet).

Melhor efeito de TODOS
Melhor efeito de TODOS

Aqui no canal, já compartilhamos uma outra fórmula de Condicionador Sólido usando o Procondition, e também um Condicionador Líquido usando Emulsense.

Você pode assistir ao passo a passo em vídeo aqui:

E então, o que você achou do nosso Condicionador Sólido usando o Emulsense HC? Se você testar, venha nos contar sobre sua experiência e se seus cabelos também amaram esse condicionador. Se você fizer alguma alteração, nos conte também sobre os resultados que obteve.

Em suma, esperamos que você tenha gostado desse post e qualquer dúvida ou sugestão é só deixar um comentário.

Enfim, a gente se vê no próximo post! Até lá. 

Por Marcella Lemos e Ana Velho.

Publicado por:Espiral de Ervas

Por Equipe Espiral de Ervas

17 comentários sobre “Condicionador Sólido com Emulsense HC

  1. Oi meninas,
    Posso trocar o Emulsense HC por BTMS 25? Se sim, saberiam me informar o percentual para BTMS e compensaria a diferença do percentual aonde? Muito obrigada!

    1. são ingredientes completamentes diferentes, com quantidades diferentes de matéria ativa. Para formular com btms vc deve ler a ficha tecnica e ver as concentrações indicadas pelo fabricante. nunca fizemos solido com btms por isso não sabemos te ajudar 🙁 bjos

    2. Boa noite, eu não consegui encontrar a argenina nem o aminosensyl..(procurei na engenharia) queria testar esse condicionador, já faço o com olivem 1000 e amooo.. tem algum outro nome pra procurar?
      Outra pergunta, o conservante spectrastat pode ser usado o nipaguard? E a mesma coisa?

      Bjss gurias, vcs são ótimas!!!

  2. Ficou the best! Mais uma vez vcs se superam! Ainda tenho um pouco de resistência com os sólidos, mas 1 dia farei para testar. O aroma tenho certeza que ficou dos deuses. Pois essa sinergia de OE de Canela com OE de Laranja é perfeita , sempre faço para usar no aromatizador. Thais, minha linda, vc tb está se superando, sei como dá trabalho a sua função. Parabéns e muita Gratidão !!! Bjs 1000.

    1. Fazzzz, testa e nos conta o que achou! Eu (Thais) fiz mechas nos cabelos recentemente e a única coisa que resgatou meu cabelo do “limbo quebradiço” foi um sólido a base de Emulsense! É muito amor!!! Obrigada pelo seu carinho, confiança e sua presença constante! Beijos

    1. Também tenho esse problema, mas vejo que normalmente substituem por Varisoft® EQ 65 ou Lamesoft. Tenta procurar por essas.

  3. Oi, parece genial! quero tentar, mas estou confusa com as medidas em percentagem em vez de gramas ou ml… quer dizer que preciso calcular tudo com relação aos 100% do produto final ?? Não entendi ….

  4. Pode-me ajudar entender o equivalente de % para grama eu não sei quanto comprar e nem quanto usar ainda estou aprendendo sou bastante leiga

Deixe uma resposta