Olá, no post de hoje falaremos um pouco sobre a famosa Água Micelar Natural, e compartilharemos uma receita usando ingredientes baratos e de fácil acesso.

O que é Água Micelar?

Esse produto é surpreendentemente simples, constituído apenas por Surfactantes diluídos em Água Destilada e com alguns elementos hidratantes adicionados. Chegou agora e não sabe o que são surfactantes e tensoativos? Esse post aqui vai te ajudar!

A Água Micelar é eficiente devido ao fato de esta solução possuir características anfifílicas.

A saber, Moléculas Anfifílicas são moléculas que possuem uma região hidrofílica (solúvel em meio aquoso), e uma região hidrofóbica (insolúvel em água, porém solúvel em lipídios e solvente orgânicos). O resultado da interação dessas moléculas anfipáticas forma as famosas Micelas.

Micelas então, são estruturas globulares formadas por um agregado de moléculas anfipáticas, ou seja, compostos que possuem características polares e apolares simultaneamente, dispersos em um líquido (no caso, a água). Essas características trabalham em conjunto com a finalidade de quebrar o óleo, sujidades, maquiagem, detritos e neutralizá-los com água.

Água Micelar Natural

Ao formularmos uma Água Micelar precisamos levar em conta que este será um produto que poderá ficar em contato prolongado com a pele, e contudo não necessariamente a pessoa que usará irá enxaguar e remover o produto. Dessa forma, os tensoativos escolhidos devem ser extremamente suaves para serem deixados na pele sem irritação, sem que haja a necessidade de enxágue após a aplicação, e ainda assim serem eficazes o suficiente para remover a maquiagem e oleosidade excessiva da pele, sem deixar com o aspecto de pele repuxada. Grande desafio né? Por isso, para essa classe de produtos geralmente são usados Tensoativos Não-Iônicos como o Decyl Glucoside, Lauryl Glucoside, Coco Glucoside ou Tensoativos Anfóteros, como a Cocoamidopropil Betaína. Na fórmula que trouxemos hoje usaremos a Betaína como Agente Tensoativo.

Além de sua capacidade de limpeza, por ser um produto que fica em contato com a pele, as Águas Micelares certamente possuem efeito tonificante na pele, deixando-a macia e hidratada. Muitos fabricantes optam por adicionar ativos hidratantes em sua composição, como por exemplo: D-panthenol, Ácido Hialurônico, etc. Além disso, em algumas versões além dos agentes hidratantes, são adicionados ingredientes indicados para peles oleosas e com manchas como por exemplo: Vitamina C, Niacinamida, Ácido Salicílico, etc.

Dessa forma, fica nítido o contraste entre as Águas Micelares com os Removedores de Maquiagem tradicionais que costumam ressecar a pele depois de remover a maquiagem e a umidade. Em conclusão: As Águas Micelares são suaves o suficiente para permanecer na pele e ainda oferecem ativos de tratamento!

Por essas razões, as Águas Micelares se tornaram queridinhas entre os usuários de maquiagem e entusiastas de cuidados da pele em geral, certamente como uma forma suave e eficaz de limpar e tonificar a pele.

Vamos então para a fórmula que trouxemos?

Ingredientes

Fase 1

71% de Água Destilada 

22% de Hidrolato de Melaleuca

3% de Cocoamidopropil Betaina

2% de Propanediol ou Glicerina Vegetal

1% de Extrato de Camomila

Fase 2

1% de Conservante Nipaguard

Gotas de Ácido Lático ou Ácido Cítrico ou Arginina para ajustar o pH

Passo a Passo Água Micelar Natural

Primeiramente pese todos os ingredientes que serão usados na sua formulação.

Ingredientes separados
Ingredientes separados

Inicie o processo de mistura então, adicionando o hidrolato à água destilada.

Água + Hidrolato
Água + Hidrolato

Prossiga então com a mistura do anfótero betaínico, e misture com um fouet, tomando cuidado para que não faça muita espuma.

Meça o pH usando as fitas medidoras da Merck (é sério, são inegavelmente as mais confiáveis). O nosso deu entre 4 e 5, mas ainda não usamos Nipaguard que costuma derrubar o pH alheio (MEDO)

Hora da verdade! Vamos então acrescentar o Nipaguard e medir novamente para ver se haverá necessidade de aumentar ou baixar o pH.

Prossiga com o envase (não se esqueça de estar atento às boas práticas de higiene, já falamos sobre isso aqui.)

Envase
Envase

Substituições

Você pode substituir toda a Água Destilada por mais Hidrolatos, se quiser fazer um blend de Hidrolatos, fica uma delícia, ou os hidrolatos por apenas água destilada. Da mesma forma você pode usar um outro Extrato, contanto que seja Glicerinado e não Oleoso ou Tintura (o álcool pode causar irritação). Você também pode optar por usar outro tensoativo no lugar da betaína, desde que seja não iônico. Se resolver usar ativos, certifique-se que são solúveis em água, e confirme com seu fornecedor a indicação de concentração de uso.

Resultado Final e Testes

Esse foi o resultado final da nossa primeira Água Micelar da Vida!! Confessamos que estamos orgulhosas eheheh.

Produto Final Acabado
Produto Final Acabado

Convidamos uma amiga nossa, também chamada Ana para ser nossa Cobaia e ela topou testar nossa Água Micelar Natural.

Dispensa maiores comentários né? O produto limpou bem a pele dela e ela adorou a sensação que ficou após remover a maquiagem. APROVADO!

Validade

É provável que o prazo de validade varie de 6 meses a 1 ano, dependendo dos cuidados de higiene no manuseio e conservação.

Você pode acompanhar o passo a passo em vídeo também:

E então, o que você achou da nossa Água Micelar Natural? Gosta de usar esse tipo de produto na sua rotina de higiene? Se você fizer a receita, venha nos contar sobre sua experiência com esse produto!

Em suma, esperamos que você tenha gostado desse post e qualquer dúvida ou sugestão você pode deixar um comentário.

Então a gente se vê no próximo post! Até lá.

Por Marcella Lemos e Ana Velho.

Publicado por:Espiral de Ervas

Por Equipe Espiral de Ervas

Um comentário sobre ldquo;Água Micelar Natural

  1. Bom dia, meninas,
    Hoje eu tenho uma pergunta diferente:
    Eu tenho visto em alguns videos de diferentes canais esse quadrinho herbal, me parece um bastidos com um bordado, na parede. O que é? Tem algum significado especial? Agradeço se puderem me responder.

Deixe uma resposta