Olá, no post de hoje faremos um Hidratante Sólido de Banho Auto-Emulsionante, item muito pedido por todos!!

Cosméticos Sólidos

De acordo com o aumento do consumo e demanda de Cosméticos Sólidos, cada dia mais paramos para questionar se existe alguma forma de transformar algum cosmético tradicional, líquido ou cremoso, por um produto sólido, com o propósito de não haver necessidade de uso embalagens plásticas e não necessite gastar tanta água para produzir.

Sabonetes em barra são queridinhos da humanidade desde que o mundo é mundo, as técnicas de saponificação são milenares, atravessaram civilizações e dominam o mercado de sabonete desde sempre! Da mesma forma, alguns anos pra cá notamos o aumento da Transição por Cosméticos Capilares em Barra, como Shampoos, Condicionadores, etc.

Aqui no canal já fizemos diversas formulações de Shampoos, Condicionadores e inclusive uma Barra Nutritiva Corporal para usar depois do banho. Porém essa que trazemos é diferente, ela emulsiona em contato com a água. O que isso significa na prática?

Durante o banho, quando você passar a Barra Hidratante no seu corpo molhado, ela produzirá um creme instantaneamente, como num passe de mágica, deixando sua pele de fato super macia, hidratada e perfumada.

E então, ficou curiosa para conhecer esse tipo de produto? Bora aprender a fazer?

Ingredientes

Fase Oleosa (aquecida) 

33% (49,5g) de Manteiga de Karité

11% (16,5g) de Manteiga de Cacau

14,5% (21,7g) de Óleo de Amêndoas

12% (18g) de TACC (Triglicérides do Ácido Cáprico / Caprílico)

8% (12g) de Cera de Candelila ou Carnaúba

14% (21g) de Estearato de Glicerila SE, Montanov 68 ou Olivem 1000

Fase 2 Termolábil

5% (7,5g) de Fécula de Mandioca ou Amido de Milho

1% (1,5g) de Conservante Nipaguard SCE

1% (1,5g) de Antioxidante Oleoresina de Alecrim

0,5% (0,75g) de Óleo Essencial de Lavandin

Rendimento: aproximadamente 150g de massa total.

Passo a Passo Hidratante Sólido de Banho

Primeiramente, em um recipiente grande, pese suas manteigas e óleos, adicione então o tensoativo de sua escolha e a cera. Coloque então tudo para aquecer na chapa de aquecimento.

Em segundo lugar, misture tudo a fim de que todos os ingredientes derretam mais facilmente. Certifique-se que a mistura não aqueça demais, de tal forma que a temperatura não passe dos 75ºC

Assim, quando estiver tudo derretido, retire do calor e adicione a Fécula de Mandioca misturando bem todos os ingredientes.

Quando as temperaturas estiverem baixo de 55ºC, adicione os demais ingredientes da Fase Termolábil e bata com o mixer a fim de homogeneizar tudo.

Por fim, enforme em moldes de silicone do tamanho que você desejar. Desenforme ele ainda gelado a fim de facilitar o processo.

Enforme
Enforme

Resultado final

Nossa Barrinha de Hidratante Sólido de Banho Auto-Emulsionante ficou super macia. Ela pode ser usada de várias formas. Como pré sabonete, ao final do banho, ou se você usar um tensoativo como Olivem 1000 ou Montanov 68 pode usar até mesmo como uma barra demaquilante facial e enxaguar o creme.

Hidratante Sólido de Banho Auto-Emulsionante
Hidratante Sólido de Banho Auto-Emulsionante

Substituições

Assim sendo, você pode usar outros tensoativos suaves no lugar da GMS SE se quiser direcionar o produto para peles sensíveis e produtos faciais. Da mesma forma pode substituir até 8% da Cera da receita por Álcool Cetílico para deixar mais leve.

Validade

É provável que o prazo de validade dure em torno de 6 meses, dependendo dos cuidados de higiene no manuseio e conservação.

Você pode acompanhar o passo a passo em vídeo também:

E então, o que você achou do nosso Hidratante Sólido de Banho Auto-Emulsionante? Gosta de usar esse tipo de produto na sua rotina de higiene? Quer mais receitas nesse formato? Depois que você fizer a receita, venha nos contar sobre sua experiência com esse hidratante!

Em suma, esperamos que você tenha gostado desse post e qualquer dúvida ou sugestão você pode deixar um comentário.

Então a gente se vê no próximo post! Até lá.

Por Marcella Lemos e Ana Velho.

Publicado por:Espiral de Ervas

feito por Marcella Lemos e Ana Velho

Deixe uma resposta