Olá, no post de hoje faremos mais uma variação possível do nosso Gel Facial Neutro, faremos um Gel Facial para Pele Oleosa e com Acne.

No mês de agosto ensinamos vocês a fazer um Gel Facial Natural Oil Free Base Multiuso, e que você pode adicionar até 5% de ativos para a pele. Nesse post mostramos não apenas a receita base, mas também demonstramos uma possibilidade de fórmula adicionando ingredientes como o D-Pantenol, a Proteína Hidrolisada, a Aloe Vera em Pó e o Hidrolato de Melaleuca. Se você perdeu o post do Gel Base, assista aqui, é sério está imperdível!

Hoje faremos uma variação desse gel focado nas peles oleosas e acnéicas.

Para isso, usaremos 4 ativos:

1- Alantoína

2 – Ácido Salicílico

3 – Vitamina E (Tocopheryl Acetate)

4 – Hidrolato de melaleuca

Por dentro da formulação

A Alantoína possui principalmente propriedades estimulantes, hidratantes, esfoliantes e que minimizam os poros. É um potente renovador celular usado em cicatrização de feridas e possui ação queratolítica. Em relação à sua solubilidade, é ligeiramente solúvel em água e insolúvel em óleo.

Da mesma forma, o Ácido Salicílico também possui função queratolítica e comedolítica e seu uso é comum em produtos direcionados para cuidado de condições cutâneas como queratose, acne, fotoenvelhecimento e peles oleosas. Na indústria cosmética, é utilizado principalmente como ingrediente ativo em produtos como shampoos, sabonetes líquidos, emulsões, tônicos e séruns. São produtos direcionados para situações onde se deseja remoção de materiais específicos da epiderme, já que o ácido salicílico auxilia na remoção de células mortas da superfície da pele e no tratamento da acne, pois auxilia a desobstruir os poros, além da possível ação antimicrobiana e anti-inflamatória.

A Vitamina E (Acetato de Tocopherol) é sintética, e possui ação antioxidante na pele (não nos óleos, conforme já falamos no post do Antioxidante Oleoresina de Alecrim). É uma vitamina lipossolúvel, sobretudo envolvida em processos metabólicos de eliminação dos radicais livres. Tem ação umectante e antioxidante, retardando tanto a formação de peróxidos como a oxidação de lipídios protegendo, portanto, as lipoproteínas da parede celular e retardando o envelhecimento da pele.

E por último, mas não menos importante, temos o amado Hidrolato de Melaleuca! A saber, hidrolatos são obtidos juntamente com os óleos essenciais, através da destilação de plantas aromáticas. Os hidrolatos têm aproximadamente 0,002% de concentração de óleo essencial, mas diferentemente destes, podem ser usados diretamente na pele, como tônicos faciais, misturados em argila para máscaras, spray corporal etc. O Hidrolato de Melaleuca (Melaleuca alternifolia) é certamente um poderoso bactericida e tem excelente propriedade antisséptica, e é especialmente indicado para peles oleosas e/ou acnéicas. 

Vamos pra execução então?

Fase 1

2% Goma Xantana

4% Glicerina Vegetal

1% Conservante de amplo espectro

Fase 2

93% Água Destilada

Fase 3

0,2% de Alantoína

0,4% de Ácido Salicílico

0,5% de Vitamina E (Tocopheryl Acetate) – 0,5%

3% de Hidrolato de melaleuca

Passo a Passo do Gel Facial para Pele Oleosa e com Acne

Primeiramente, trava na pose da gata de touca! 😀

Totalmente sensacional <3
Totalmente sensacional <3

Comece então misturando a Glicerina com Goma Xantana e Conservante (usamos o Nipaguard).

Em segundo lugar, misture todos os ativos da Fase 3 e adicione-os na Água Destilada (Fase 2).

Em terceiro lugar, adicione a Fase 1 que foi previamente misturada na solução aquosa (Fases 2 +3) a fim de começar a formar o Gel.

Finalize então com a medição de pH usando fitas da Merck (são as mais confiáveis).

Não se desespere se ficar com grumos, de fato consistência final será alcançada após 24h. A saber falamos sobre isso no post que fizemos sobre Goma Xantana, se você não viu ainda, assiste aqui!

Grumos
Grumos

Por fim, envase seu Gel em um recipiente previamente higienizado.

Envase
Envase

Resultado Final

Essa foi a textura alcançada do nosso Gel Facial para Pele Oleosa e com Acne após 24h.

Eita Gelzão
Eita Gelzão

Use o Gel à noite, depois da sua rotina de higienização. Dessa forma, deixe o Gel agindo durante a noite e retire pela manhã. Os resultados aparecem depois de algumas semanas desde que você mantenha o uso constante.

Entregamos para duas pessoas testarem e, de fato, ambas notaram que a acne dá uma secada boa. Assim sendo, vale também ressaltar que a inflamação não vem somente de fatores externos e que Alimentação e Estilo de Vida influenciam no aparecimento de Acne. Se cuida por completo tá!?

Ah, e só para ilustrar, olha que lindo o cabelo da Cella após a hidratação usando a toca da Ana Velho!

Gatíssima
Gatíssima

Validade

É provável que o prazo de validade varie de 6 meses a 1 ano, dependendo dos cuidados de higiene no manuseio e conservação. Se você optar por usar ingredientes vivos como infusões, gel de aloe in natura, etc, é provável que a validade do seu gel seja mais curta. Faça um teste e observe sua estabilidade.

Por fim, você pode acompanhar o passo a passo em vídeo também:

E então, o que você achou do nosso Gel Facial para Pele Oleosa e com Acne? Gosta de usar esse tipo de produto na sua rotina de beleza? Se acaso você fizer a receita, venha nos contar sobre sua experiência com esse produto!

Em suma, esperamos que você tenha gostado desse post e qualquer dúvida ou sugestão você pode deixar um comentário.

Então a gente se vê no próximo post! Até lá.

Por Marcella Lemos e Ana Velho.

Referências Bibliográficas

Cleber Barros. Como solubilizar o Ácido Salicílico. Acesso em: 27 agosto 2021.

Open Notebook Science Solubility Challenge. Solubility of salicylic acid. Acesso em: 27 agosto 2021.

Roche. Vitamin E. Acesso em: 27 agosto 2021.

Swift Crafty Monkey. Allantoin. Acesso em: 27 agosto 2021.

Swift Crafty Monkey. Better crafting through chemistry: Allantoin. Acesso em: 27 agosto 2021.

Swift Crafty Monkey. Salicylic acid or beta-hydroxy acid. Acesso em: 27 agosto 2021.

UL Prospector. Salicylic Acid: Origins, Formulation Strategies & Delivery Forms. Acesso em: 27 agosto 2021.

Publicado por:Espiral de Ervas

feito por Marcella Lemos e Ana Velho

Deixe uma resposta