Olá, hoje trazemos uma fórmula de Tônico Facial com Ácido Salicílico, que possui apenas 7 ingredientes e pode ajudar bastante na rotina de cuidados de quem sofre com acne. No último post apresentamos para vocês alguns detalhes do queridinho Ácido Salicílico, um BHA que é amplamente utilizado pela indústria de cosméticos em produtos para pele oleosa e acneica. Não assistiu ainda? Assista aqui.

Mas ATENÇÃO, antes de prosseguirmos para a fórmula é importante ressaltar que existem vários fatores envolvidos no excesso de acne, inclusive causas hormonais. Portanto, procure um médico especialista caso seu caso de acne seja mais severo. E, lembre-se, alimentação, exercícios, qualidade do sono e nível de estresse também devem ser considerados no processo de tratamento da acne. 

Aqui no Blog já falamos sobre alguns dos ingredientes dessa formulação. Falamos sobre o Ácido Salicílico e sobre o D-panthenol. Para entender um pouco melhor sobre os efeitos que esse tônico oferece, leia mais sobre cada um dos ativos!

Como não falamos sobre a Alanoína, vale a pena saber que é um ativo de origem natural, que possui muitos efeitos positivos para a pele. Em síntese, além de ser um excelente hidratante, ela acalma a pele e ajuda a diminuir os efeitos de irritação causados pela inflamação. É um agente esfoliante queratolítico que ajuda a eliminar células mortas, favorecendo assim a renovação celular.  Em conclusão, a Alantoína é muito utilizada por auxiliar no processo de recuperação da pele por conta de sua ação cicatrizante tópica.

Então a proposta desse Tônico Facial com Ácido Salicílico, é de um produto que aumente a hidratação natural da pele, acelere o processo de desinflamação, atue desobstruindo os poros e promova uma renovação no epitélio.

Tônico Facial com Ácido Salicílico
Tônico Facial com Ácido Salicílico

Ingredientes

78,5% Hidrolato de Melaleuca

10% Glicerina Vegetal Bi-Destilada

6% Lactato de Sódio

2% Ácido Salicílico

2% D-pantenol

1% Conservante Geogard Ultra

0,5% Alantoína

Passo a Passo

Como falamos no post sobre o Ácido Salicílico, ele possui baixa solubilidade em água. Nessa fórmula, usamos 78,5% de Hidrolato de Melaleuca, ou seja, precisamos solubilizar previamente o Ácido para que possamos misturar com o Hidrolato. 

Esquerda para direita: Lactato de Sódio, Ácido Salicílico e Glicerina
Esquerda para direita: Lactato de Sódio, Ácido Salicílico e Glicerina

Começaremos então, peneirando nosso Ácido Salicílico para garantir que apenas partículas mais finas façam parte da nossa formulação.

Usamos um infusor de chá inox
Usamos um infusor de chá inox

Primeiramente, faça a dispersão do Ácido Salicílico em Glicerina e misture muito bem.

Quando estiver totalmente dispersado, adicione o Lactato de Sódio e misture bem.

Essa mistura vai gradualmente ficar transparente e esse processo pode demorar algumas horas. Tampe seu frasco e aguarde. Por isso, recomendo que faça essa etapa no dia anterior.

Em um terceiro recipiente aqueça o Hidrolato e a Alantoína até 60 graus e mexa até dissolver. A fim de facilitar a dispersão, peneire a Alantoína da mesma forma que peneirou o Ácido Salicílico.

Aguarde até que o Hidrolato com a Alantoína cheguem a 40 °C. Depois que atingirem essa temperatura, despeje a o Ácido Salicílico já previamente e corretamente diluído. Misture continuamente a fim de que os ingredientes se incorporem por completo. 

Por fim adicione o D-Panthenol e o Conservante, até que fiquem homogêneos. 

Prossiga então com a medição de pH, nós usamos fitas medidoras.

Por último, envase em frasco previamente higienizado.

Modo de uso

Primeiramente lave e seque seu rosto como de costume.

Então, aplique o Tônico no rosto com o auxílio de algodão.

Por último finalize usando um Hidratante, você pode usar o Gel Facial para Peles Oleosas que já ensinamos aqui.

Hidrate a pele
Hidrate a pele

Possíveis Substituições

Você pode substituir o Hidrolato de Melaleuca por outro Hidrolato de sua escolha, ou Água Destilada. Se decidir usar uma Infusão em Água Destilada, use um Quelante (0,1% de Gluconato de Sódio). Mas tenha em mente que a validade do seu produto final pode ser menor.

Lembre-se de que os ativos da fórmula são o Ácido Salicílico, Alantoína e D-panthenol, então caso resolva substituir algum, o efeito final do produto na pele será diferente do efeito proposto.

O Lactato de Sódio foi usado para auxiliar na diluição do Ácido, então é um ingrediente imprescindível, mas você pode substituir por Citrato de Sódio caso não o possua, nas mesmas proporções.

Como essa é uma formulação aquosa, não usamos o Conservante Nipaguard. Caso não tenha o Geogard Ultra, você pode usar a solução de benzoato + sorbato, sharomix 706 ou conservante livre, que são igualmente solúveis em água e e atuam nessa faixa de pH.

Validade

É provável que o prazo de validade varie de 6 meses a 1 ano, dependendo dos cuidados de higiene no manuseio e conservação. Se você optar por usar ingredientes vivos como infusões, gel de aloe in natura, etc, é provável que a validade do seu gel seja mais curta. Faça um teste e observe sua estabilidade.

Por fim, você pode acompanhar o passo a passo em vídeo também:

E então, o que você achou do nosso Tônico Facial com Ácido Salicílico? Gosta de usar esse tipo de produto na sua rotina de beleza? Não se esqueça que você pode agregar ao seu tratamento o Gel Facial para Pele Oleosa que fizemos aqui, que também contém Ácido Salicílico. Se acaso você fizer a receita, venha nos contar sobre sua experiência com esse produto!

Em suma, esperamos que você tenha gostado desse post e qualquer dúvida ou sugestão você pode deixar um comentário.

Então a gente se vê no próximo post! Até lá.

Por Marcella Lemos e Ana Velho.

Publicado por:Espiral de Ervas

feito por Marcella Lemos e Ana Velho

2 comentários sobre “Tônico Facial com Ácido Salicílico

Deixe uma resposta