Olá, hoje trazemos uma formulação de Vela de Massagem Vegana usando Óleos Essenciais.

As Velas de Ceras Naturais são itens incríveis para criar atmosferas aconchegantes, meditativas e românticas, e que além de cumprir seu propósito decorativo ainda podem perfumar o ambiente.

As velas são fáceis de fazer, divertidas e acessíveis e são presentes maravilhosos para qualquer pessoa. Além disso, você pode usar e abusar da criatividade na hora de escolher os recipientes, materiais e aromas! Enquanto fazer velas é principalmente derreter e derramar, você também pode formular usando óleos essenciais para criar um aroma especial e tornar a Vela um objeto Terapêutico.

Além disso tudo, elas também podem ser usadas como Carreadoras de Óleos Essenciais evoluindo para um outro nível seus rituais relaxantes de autocuidado. Isso porque dependendo dos materiais que você usar ao fazer sua vela, ela pode se tornar um instrumento de massagem muito nutritivo, e com todas as propriedades dos óleos vegetais e dos óleos essenciais.

Nada mais relaxante e agradável do que uma boa massagem energizante, não é mesmo?

Imagem que traz paz...
Imagem que traz paz…

Benefícios da massagem corporal

Relaxamento: Sem dúvidas, as massagens reduzem o estresse, pois elas ajudam a relaxar os músculos que são prejudicados pelo efeito de tensão sobre eles. Além disso, aliviam a fadiga.

Melhora o humor: Massagens ajudam a melhorar a dor e o humor, proporcionando relaxamento e gerando bem-estar, o que afeta diretamente a melhora da disposição. Uma única sessão de massagem pode ter um efeito na redução da ansiedade, redução da pressão arterial e até no tratamento da depressão.

Drenagem de toxinas: Uma das técnicas da massagem terapêutica, a drenagem linfática, é útil para a liberação de toxinas por meio da ativação do sistema linfático superficial.

Estímulo da circulação: As massagens tendem a estimular a circulação sanguínea, o que significa ter um corpo mais saudável, uma pele mais hidratada e bonita, além de prevenir o aparecimento da veias varicosas.

Massagem
Massagem

Vela de Massagem

A Vela de Massagem garante cuidados extremamente nutritivos devido à peculiaridade do seu tratamento, uma vez que é feita com a cera quente da vela. A Vela de Massagem é fabricada principalmente para uso nessa prática e, ao contrário das velas clássicas a sua cera não queima.

Assim, ela oferece uma sensação incrível ao ser massageada no corpo, e você poderá desfrutar de um relaxamento excepcional. Você terá uma massagem calorosa e que, juntamente com os efeitos produzidos pela estimulação dos sentidos e pelo toque especial de óleos quentes, transformará esse ritual em uma experiência única.

A sinergia entre o calor e os ativos das velas proporcionará grandes benefícios. Isso favorece a absorção dos princípios ativos e a massagem relaxante prolonga a ação deles sobre a pele.

Olha que lindas ficaram nossas Velas de Massagem
Olha que lindas ficaram nossas Velas de Massagem

Fórmula / Receita da Vela de Massagem

35% Cera de carnaúba

54,5% Óleo de Coco

5% Óleo Essencial de Lavandin 

5% Óleo Essencial de Capim-limão

0,5% Oleoresina de Alecrim

Passo a Passo da Vela de Massagem

Primeiramente pese o Óleo de Coco e a Cera de Carnaúba

Cera de Carnaúba e Óleo de Coco
Cera de Carnaúba e Óleo de Coco

Em outro recipiente tampado, pese os Óleos Essenciais e a Oleoresina de Alecrim.

Óleo Essencial + Oleoresina de Alecrim
Óleo Essencial + Oleoresina de Alecrim

Então coloque sua Cera de Carnaúba para aquecer, pois ela demorará mais tempo nesse processo que o Óleo de Coco.

Adicione o Óleo de Coco e misture tudo a fim de derreter os dois ingredientes juntos.

Retire da fonte de calor e aguarde que a temperatura baixe para incorporar os Óleos Essenciais e Oleoresina. Nós aguardamos até baixar dos 60ºC por que já estava começando a solidificar.

Adaptamos um suporte para prender o pavio com palitos de dentes.

Suporte para pavio
Suporte para pavio

Por fim é só derramar a mistura nos potes com cuidado para não deslocar os pavios, e esperar até total endurecimento da Vela.

Resultado Final

Nós adoramos o resultado final, e a partir dessa receita podemos começar a testar novas fórmulas de Vela de Massagem, com diferentes texturas.

Velas de Massagem finalizadas
Velas de Massagem finalizadas

Modo de Uso

Acenda cuidadosamente o pavio e aguarde até que a Vela de Massagem derreta. Apague a chama e derrame o óleo sobre a pele do corpo, espalhando e massageando através de movimentos circulares.

Indicamos que a Vela de Massagem seja utilizada no prazo máximo de 2 anos, mas com certeza você usará bem mais rápido né?

Sobre a fórmula da Vela de Massagem

A Cera de Carnaúba é a cera natural de origem vegetal mais dura disponível. Como essa cera é muito dura e tem um ponto de fusão muito alto, não ficaria legal fazer uma vela com 100% de Cera de Carnaúba.

Experimentamos então, diluir a Cera de Carnaúba com Óleo de Coco e descobrimos que a melhor solução é uma combinação em torno de meio a meio. Isso diminuirá a temperatura geral de derretimento, tornando mais fácil obter uma Vela que possua queima uniforme. O artesanato com Cera de Carnaúba requer um pouco de paciência, pois sua temperatura de fusão excede os 80 ° C. Recomendamos o uso de pavios de um tamanho maior que o normal ou pavios de alta temperatura em todas as velas à base de carnaúba. Nós usamos pavio de Algodão de 2mm.

Você Também pode acompanhar o passo a passo da Vela de Massagem em vídeo:

Aqui no canal já fizemos dois óleos de Massagem: um Relaxante e um para Aliviar a Dor. Assista a esses vídeos e poderá ter novas idéias de Sinergias Aromáticas.

E então, o que você achou da nossa Vela de Massagem Vegana com Óleos Essenciais? Gosta de usar esse tipo de produto na sua rotina de autocuidado? Depois que você fizer a receita, venha nos contar sobre sua experiência com a vela e com sua massagem!

Em suma, esperamos que você tenha gostado desse post e qualquer dúvida ou sugestão você pode deixar um comentário.

Então a gente se vê no próximo post! Até lá.

Por Marcella Lemos e Ana Velho.

Referências Bibliográficas

Mountain Rose Herbs. How to make your own candles. Acesso em: 24 janeiro 2022.

Provanza. Vela para Massagem. Acesso em: 24 janeiro 2022.

Publicado por:Espiral de Ervas

feito por Marcella Lemos e Ana Velho

4 comentários sobre “Vela de Massagem Vegana com Óleos Essenciais

  1. ola meninas! ja havia feito ate uma consultoria com Thais, do foca no sabao, e essa porcentagem ai que vcs usaram achei ela muito dura na hora de massagear, e foi aquilo que a Marcela disse no vídeo, usando 23,4% de cera de carnaúba, 25% de oleo de coco, 25% de manteiga de karité e 23,4% de oleo de amendoas ficou show pra fazer a massagem. sobre os óleos essenciais é bom estudarmos pois minhas amigas massagistas disseram que o aroma condiz com o tipo de massagem desejada! Pra já estava ansiosa por esse vídeo afinal ando quebrando a cabeça na formulação dessas velas há uns meses. Muito obrigada.

    1. oii!!! siiim na hora de formular uma vela de massagem o quesito aromaterapia deve ser bem estudado e levado em consideração. Eu (Thais) fiz com cera de coco e manteiga de karite e pra mim ficou mto boa, não queimou e não endureceu como a cera de carnauba em contato com a pele, ela ficou espessa, cremosa sabe? bem legal! bjos

Deixe uma resposta