Olá, hoje iremos fazer um Leite Hidratante usando Lecitina de Soja. No último post falamos sobre a Lecitina e trouxemos muitas informações com o intuito de entender melhor sobre seu uso na Cosmética. Se você ainda não viu, recomendo fortemente que veja, o link é este aqui.

Como falamos no post sobre a Lecitina de Soja, ela atua como um umectante natural, ajudando assim a manter a pele nutrida e hidratada. Além disso, por ser composta principalmente por ácidos graxos essenciais, vitaminas e minerais, ela ajuda a tornar a pele mais vibrante e jovem.

Lecitina de Soja
Lecitina de Soja

Para nosso Leite Hidratante, faremos uma Emulsão do tipo Óleo em Água, onde o Óleo é a fase interna e a Água, a fase externa da Emulsão. Assim, hoje iremos fazer uma Emulsão muito leve e fluída pelo Método a Frio, ideal para usar em estações quentes como o verão.

Ingredientes

74,5% de Água Destilada

3,5% de Lecitina de Soja

15% de Óleo de Amêndoas

4% de Glicerina Vegetal

0,4% de Goma Xantana

0,1% de Antioxidante Oleoresina de Alecrim

1% de Conservante Nipaguard

1% Óleo Essencial de Patchouli

Observação:

Na Cosmética, é de praxe indicar a quantidade de matéria prima em Porcentagem (%). As fórmulas em porcentagem são perfeitas para que as pessoas possam calcular sua produção em diferentes quantidades, seja por mudança na demanda, ou pela disponibilidade de espaço em estoque, ou qualquer outra razão. Você tem dificuldade para fazer a conversão de % para peso (g)? Esse conteúdo vai esclarecer suas dúvidas!

Passo a Passo

Como a Lecitina dilui mais facilmente em óleo do que em água, 12 horas antes de começar a fazer seu Leite Hidratante, deixe os 3,5% de lecitina hidratando em 15% de água. Esse passo é muito importante, pois facilitará a formação da emulsão. Vede com plástico filme e agite com cuidado ocasionalmente.

Note a diferença de recém misturado para depois que a Lecitina ficou hidratada.

Agora hidrate a Goma Xantana na Glicerina e aguarde alguns minutos.

Então, em seguida adicione metade do Óleo de Amêndoas, misture muito bem e reserve.

Volte para a Goma Xantana Hidratada, e despeje-a no restante da água (59,5%).

Retorne para a fase com água, lecitina e óleo e adicione o restante do óleo, o antioxidante, conservante e óleo essencial. Misture bem. Passe então tudo para um recipiente grande que possa ser usado com o mixer.

Por fim, despeje vagarosamente a fase que tem o gel de água, goma e glicerina, na fase que contém a lecitina. Misture vigorosamente com um fouet e depois utilize o mixer por alguns minutos, até que a emulsão fique totalmente homogênea. 

Meça o pH usando fitas medidoras da Merck ou pHmetro profissional da Kasvi. Nosso Leite Hidratante deu entre 4 e 5 e não há necessidade de ajuste.

pH entre 4 e 5
pH entre 4 e 5

Por último envase em frasco higienizado.

Envase
Envase

Leve para a geladeira e retire no dia seguinte. 

Agora tenha paciência
Agora tenha paciência

Resultado Final

Essa emulsão possui uma textura bem fina, mais líquida, e por isso se assemelha a um Leite Hidratante.

Leite Hidratante
Leite Hidratante

O sensorial na pele é diferente do sensorial obtidos com outras ceras não iônicas. A emulsão com Lecitina demora mais tempo para secar e sumir na pele, diferente de cremes com Olivem 1000, Montanov 68, etc. A sensação oleosa é mais duradoura usando a Lecitina como emulsionante.

Sensorial
Sensorial

Validade

É provável que o prazo de validade varie de 6 meses a 1 ano, dependendo dos Cuidados de Higiene no Manuseio e Conservação. Leia nosso post sobre Boas Práticas de Higiene na Produção de Cosméticos. Se você optar por usar ingredientes vivos e manipulados como Infusões, Gel de Aloe in natura, etc, é provável que a validade do seu produto seja mais curta. Sempre que fizer alguma alteração em fórmulas, faça testes em pequenos lotes e observe sua estabilidade. Dê preferência a embalagens que você não precisará tocar diretamente no produto.

Por fim, você pode acompanhar o passo a passo em vídeo também:

E então, o que você achou do nosso Leite Hidratante com Lecitina de Soja? Gosta de usar esse tipo de produto na sua rotina de beleza? Nos deixe um comentário se quiser conhecer mais formulações usando a Lecitina de Soja! Ah, se acaso você fizer a receita, venha nos contar sobre sua experiência com esse produto!

Em suma, esperamos que você tenha gostado desse post e qualquer dúvida ou sugestão você pode deixar um comentário.

Então a gente se vê no próximo post! Até lá.

Por Marcella Lemos e Ana Velho.

Publicado por:Espiral de Ervas

feito por Marcella Lemos e Ana Velho

4 comentários sobre “Leite Hidratante usando Lecitina de Soja

  1. Meu a mto tempo procuro mais informações sobre a lecitina ..sempre fui fazendo tudo c ela..ela é ótima pro cabelo gente. Testa aí,uma emulsão sem óleo e mais rala que essa ,mas coloca ágar ágar tbm junto

      1. Kkkkk gente eu vim aqui dizer que amei e aí vi que eu já tinha comentado! Essa sequela do covid…meninas por favor façam sim fórmulas mais elaboradas c a lecitina!!! Sem óleo n da né??! Manjo nada

Deixe uma resposta