Olá, hoje faremos uma Manteiga Labial usando a Lecitina de Soja. Você pode deixar ela sem cor ou usar pigmentos para colorir os lábios.

Há um tempinho fizemos um vídeo falando sobre o ingrediente Lecitina de Soja, e comentamos que estávamos apaixonadas por ela né? Avisamos também que se você quisesse, traríamos um monte de fórmulas usando ela, pois achamos ela muito versátil!

Dessa forma, já disponibilizamos um Leite Hidratante, e para mostrar como podemos usar ela como base em muitos outros tipos de cosméticos, resolvemos hoje compartilhar um Hidratante Labial com um jeitinho de Batom, um Lip Balm que pigmenta os lábios e os mantém lindos e hidratados.

A saber, já compartilhamos uma outra fórmula de Hidratante Labial com Lanolina Vegetal aqui no canal também, e um outro Batom Natural Vermelho. Clica nos links para relembrar essas formulações!

Manteiga Labial com Lecitina de Soja sem cor
Manteiga Labial com Lecitina de Soja sem cor

Quer conferir a fórmula completa e o passo a passo? Continua com a gente que você vai aprender a fazer essa Manteiga Labial incrível.

Ingredientes

Fase 1

5g Cera de Candelila (23,8%)
4g Manteiga de Cupuaçu (19%)
5g Óleo de Coco (23,8%)
5,4 Óleo de Amêndoa (25,7%)
0,6g Lecitina de Soja ou Lanolina Vegetal (2,9%)

Fase 2

0,5g Antioxidante Oleoresina de Alecrim (2,4%)
0,5g Óxido de Zinco (ou Dioxido de Titânio) (2,4%)

O rendimento dessa fórmula é de 21g de Manteiga Labial. A fim de aromatizar nossa fórmula usamos 0,2g de Oleoresina de Baunilha e para dar cor, usamos 2g de Óxido de Ferro Vermelho e 1,5g de Azul Ultramarino.

óxido de zinco (branco), Óxido de Ferro (vermelho) e Azul Ultramarino (azul)
Óxido de Zinco (branco), Óxido de Ferro (vermelho) e Azul Ultramarino (azul)

Observação:

Na Cosmética, é de praxe indicar a quantidade de matéria prima em Porcentagem (%). As fórmulas em porcentagem são perfeitas para que as pessoas possam calcular sua produção em diferentes quantidades, seja por mudança na demanda, ou pela disponibilidade de espaço em estoque, ou qualquer outra razão. Você tem dificuldade para fazer a conversão de % para peso (g)? Esse conteúdo vai esclarecer suas dúvidas!

Passo a Passo Manteiga Labial com Lecitina de Soja

Primeiramente pese em um recipiente a Cera de Candelila e a Manteiga de Cupuaçu, e em outro recipiente pese o Óleo de Coco, de Amêndoas e a Lecitina de Soja. Se seu óleo de coco não estiver ficando líquido em temperatura ambiente, pese-o junto com a cera e manteiga.

Esquerda Cera e Manteiga e Direita Óleos e Lecitina.

Coloque o recipiente com Cera e Manteiga para aquecer e misture bem quanto iniciar o processo de derretimento.

Adicione então o conteúdo do outro recipiente para aquecer junto e unir de forma uniforme todos os ingredientes.

Acrescente o Óxido de Zinco a fim de neutralizar os tons amarelos e marrons inerentes aos óleos e lecitina e misture bem.

Confirme a temperatura se está abaixo de 50ºC e acrescente a Oleoresina de Alecrim e Oleoresina de Baunilha (ou outro Óleo Essencial de sua preferência). Misture tudo muito bem.

Se por acaso desejar que o lip balm fique mais neutro, sem cor, pode envasar.

Manteiga Labial sem cor
Manteiga Labial sem cor

Inicie o processo de pesagem dos pigmentos ou micas usadas para colorir seu lip balm. Se endurecer pode colocar na chapa ainda morna ou no banho maria desligado para ajudar a amornar.

Por último, envase em um recipiente de escolha.

Envase
Envase

Algumas sugestões de outras tonalidades

Para q quantidade que nós fizemos da Base de Manteiga Labial, você pode substituir por as seguintes quantidades para obter outras cores. Se você fizer um lote maior, aumente proporcionalmente as quantidades.

Nude: 1g Óxido de Ferro Marrom, 0,5g Óxido de Ferro Preto, 0,5g Óxido de Ferro Vermelho.

Marrom Escuro: 1g Óxido de Ferro Marrom, 0,5g Pó de Mica Dourada, 0,5g Óxido de Ferro Preto

Vermelho: 1,5g Óxido de Ferro Vermelho e 0,5g Óxido de Ferro Preto.

Resultado Final

Por fim, assim ficaram nossos Lip Balms já envasados. Infelizmente não conhecemos o fornecedor dessa embalagem de kraft, pois compramos em um coletivo de compras, porém se você conhecer algum que venda pouca quantidade, nos deixe nos comentários!

A aplicação é bem suave, a Cera de Candelila não é tão dura então fica bem tranquilo de passar.

Você pode usar sua criatividade para criar infinitas tonalidades, só não se esqueça de anotar a concentração de cada pigmento usado, senão depois você não conseguirá reproduzir novamente o mesmo tom ehehehe.

Validade

É provável que o prazo de validade varie de 1 ano, dependendo dos Cuidados de Higiene no Manuseio e Conservação. Leia nosso post sobre Boas Práticas de Higiene na Produção de Cosméticos. Se você optar por usar ingredientes vivos e manipulados como Infusões, Gel de Aloe in natura, etc., é provável que a validade do seu produto seja mais curta. Sempre que fizer alguma alteração em fórmulas, faça testes em pequenos lotes e observe sua estabilidade. Dê sempre preferência a embalagens que você não precisará tocar diretamente no produto.

Por fim, você pode acompanhar o passo a passo em vídeo também:

E então, o que você achou da nossa Manteiga Labial com Lecitina de Soja? Tem o costume de usar Lip Balms na sua rotina de beleza? Prefere a versão sem cor ou colorida? Nos conte sua opinião!!

Ah, se acaso você fizer a receita, venha nos contar sobre sua experiência com esse produto!

Em suma, esperamos que você tenha gostado desse post e qualquer dúvida ou sugestão você pode deixar um comentário.

Então a gente se vê no próximo post! Até lá.

Por Marcella Lemos e Ana Velho.

Publicado por:Espiral de Ervas

feito por Marcella Lemos e Ana Velho

4 comentários sobre “Manteiga Labial com Lecitina de Soja

    1. Oiii!!! como falamos no post, compramos em uma compra coletiva, e só teve aquela vez… Alguns comentarios no video do youtube disseram que acharam no shopee, ou outras empresas aqui, mas q a compra minima é de 500 reais. Chato né! bjos

Deixe uma resposta