Olá, hoje compartilharemos uma fórmula de Bálsamo Respiratório tipo Vapor Rub.

Pensamos nesse Bálsamo a fim de oferecer conforto respiratório durante gripes, resfriados, rinites alérgicas e outras afecções que possam vir a causar congestão as vias aéreas superiores.

ATENÇÃO:

Os bálsamos tipo Vapor Rub são tratamentos complementares e alternativos, usados para promoção da saúde, aumentar a imunidade e melhora do estado geral do indivíduo de forma natural. Lembre-se que ao persistirem os sintomas, você deve buscar atendimento médico especializado.

Uso de Óleos Essenciais

Ao inalar as moléculas aromáticas de Óleos Essenciais, elas irão ser dissolvidas no muco presente na cavidade nasal, entrando então em contato com as células do nervo olfatório. Além de atuar na congestão, essas moléculas também chegarão aos pulmões através das vias respiratórias, auxiliando no alívio do desconforto respiratório.

Além disso, os óleos essenciais possuem potenciais agentes antimicrobianos que auxiliam no combate ao agente infeccioso. Sua composição também traz consigo substâncias químicas capazes de ativar e fortalecer o sistema imunológico, auxiliando assim na recuperação física do indivíduo.

O Óleo Essencial de Alecrim é bastante indicado no tratamento de problemas respiratórios, pois sua inalação oferece alívio do congestionamento da garganta, nos sintomas de alergias respiratórias, resfriados e gripe. Assim, a depender de sua variante, é rico em 1,8 Cineol, Cânfora e Pineno.

Sem dúvida, o Óleo Essencial de Eucalipto Globulus é um dos mais recomendados para as doenças do trato respiratório por atuar na fluidificação do muco, auxiliando no processo de expectoração. Visto que é riquíssimo em Eucaliptol (1,8 Cineol), auxilia no tratamento de bronquite, sinusite, rinite, laringite, amigdalite, pneumonia e até mesmo tuberculose.

Da mesma forma, inalar o Óleo Essencial de Hortelã Pimenta ajuda a desobstruir as vias nasais e aliviar a inflamação na garganta. A Hortelã Pimenta atua então como expectorante e pode proporcionar alívio para resfriados, tosse, sinusite, asma e bronquite. Além disso, também é eficaz na redução dos sintomas de alergia provocada pela inalação de pólen. Seu Óleo Essencial é rico em Mentol, Mentone e 1,8 Cineol e ajuda a limpar as vias nasais.

Ingredientes

30% de Cera de Carnaúba

33,9% de Manteiga de Karitê

34% de Óleo de Amêndoas

0,5% de Antioxidante Oleoresina de Alecrim

Blend de Óleos Essenciais

0,5% de Óleo Essencial de Alecrim

0,6% de Óleo Essencial de Eucalipto Globulus

0,5% de Óleo Essencial de Hortelã-pimenta 

ATENÇÂO!!!

Não é recomendado para uso em Gestantes. Recomendado apenas para maiores de 3 anos.

Na Cosmética, é de praxe indicar a quantidade de matéria prima em Porcentagem (%). As fórmulas em porcentagem são perfeitas para que as pessoas possam calcular sua produção em diferentes quantidades, seja por mudança na demanda, ou pela disponibilidade de espaço em estoque, ou qualquer outra razão. Você tem dificuldade para fazer a conversão de % para peso (g)? Esse conteúdo vai esclarecer suas dúvidas!

Passo a Passo

Primeiramente, pese a Cera, a Manteiga e o Óleo em um recipiente que possa ser aquecido. Em outro recipiente, pese os óleos essenciais, oleoresina de alecrim e um poquinho do óleo líquido, com a finalidade de ajudar a misturar todas as fases futuramente.

Em segundo lugar, coloque o primeiro recipiente com a Cera para ser aquecido, até completar o derretimento de todos os ingredientes.

Em seguida, tire da fonte de calor e misture bem até que a misture fique abaixo de 40ºC. Misture então o conteúdo do outro recipiente, com os óleos essenciais. Homogenize bem a fim de que tudo fique muito bem incorporado.

Prossiga por fim, com o envase do seu bálsamo em um recipiente previamente higienizado e deixe esfriar completamente.

Resultado Final

E esse foi o resultado final do nosso Bálsamo Respiratório tipo Vapor Rub. Se você desejar uma textura mais pastosa, pode alterar as concentrações de Cera, Manteiga e Óleo líquido. Faça um pequeno lote de teste apenas com os óleos de base do bálsamo a fim de chegar na textura desejada.

Um charme né!?
Um charme né!?

Modo de Uso

Aplique uma pequena quantidade na região dorsal do peitoral e parte superior das costas. Fazer massagem em movimentos circulares. Respire profundamente, mesmo que não esteja sentindo cheiros (anosmia). Você também pode aplicar nas solas dos pés.

Validade

É provável que o prazo de validade varie de 6 meses a 1 ano, dependendo dos Cuidados de Higiene no Manuseio e Conservação. Leia nosso post sobre Boas Práticas de Higiene na Produção de Cosméticos. Mantenha em local fresco e armazenado ao abrigo de luz.

A Embalagem

A saber, usamos essas embalagens de kraft, mas, como já mencionamos no post da Manteiga Labial compramos através de uma compra coletiva e não temos acesso ao fornecedor. Infelizmente, foi mencionado que o valor de compra mínima desse tipo de embalagem é muito alto, inviabilizando a compra por parte de pequenos artesãos. Se você conhecer algum fornecedor mais acessível, deixa um comentário, assim todos poderão ter acesso!

Por fim, você pode acompanhar o passo a passo em vídeo também:

Se você tem curiosidade para aprender mais sobre Aromaterapia, já recomendamos alguns livros sobre o tema. Veja o post 4 Livros sobre Aromaterapia.

E então, o que você achou do nosso Bálsamo Respiratório tipo Vapor Rub? Gosta de usar a aromaterapia como forma alternativa e/ou complementar a tratamentos convencionais? Se conhecer algum outro blend respiratório usando óleos essenciais, deixa um comentário para a gente! Vamos adorar ler.

Ah, se acaso você fizer a receita, venha nos contar sobre sua experiência com esse produto!

Em suma, esperamos que você tenha gostado desse post e qualquer dúvida ou sugestão você pode deixar um comentário.

Então a gente se vê no próximo post! Até lá.

Por Marcella Lemos e Ana Velho.

Publicado por:Espiral de Ervas

feito por Marcella Lemos e Ana Velho

Deixe uma resposta