Olá, hoje iremos compartilhar com você a Fórmula de um Gloss Labial Vegano usando Lecitina de Soja! Aliás, já falamos aqui que estávamos curtindo a Vibe da Lecitina né! Pois bem, vai uma make aí?

Antes de tudo, se você chegou agora, volte 3 casas e leia o post que fizemos falando sobre a Lecitina de Soja e seu uso cosmético. Posteriormente, já formulamos usando a Lecitina, um Leite Hidratante e uma Manteiga Labial. Então, como a galera sempre pede maquiagem resolvemos trazer hoje um Gloss Labial Vegano lindo, de parar o trânsito!

Ingredientes

66% de Óleo Vegetal de Rícino ou Óleo Vegetal de Jojoba ou Andiroba(6,6g)

4% de Cera de Carnaúba (0,4g)

10% de Lecitina de Soja (1g)

10% de Manteiga de Cupuaçu (1g)

6% de Glicerina Vegetal (0,5g)

1% de Antioxidante Oleoresina de Alecrim (0,1g)

O rendimento dessa Fórmula de Gloss Labial é de aproximadamente 10g.

Observação:

Na Cosmética, é de praxe indicar a quantidade de matéria prima em Porcentagem (%). As fórmulas em porcentagem são perfeitas para que as pessoas possam calcular sua produção em diferentes quantidades, seja por mudança na demanda, ou pela disponibilidade de espaço em estoque, ou qualquer outra razão. Você tem dificuldade para fazer a conversão de % para peso (g)? Esse conteúdo vai esclarecer suas dúvidas!

Pigmentos

Óxidos (Pigmentos Cosméticos) – 2 a 5%

De acordo com a quantidade de Gloss que estamos fazendo, usaremos entre 0,2 e 0,5g de Óxidos ou Micas, dependendo da coloração desejada.  

Cor do Vídeo: 0,15g de Óxido de Ferro Vermelho + 0,05g de Óxido de Ferro Marrom + 0,1g de Óxido de Ferro Preto.

Cor do Teste: 0,15g de Óxido de Ferro Vermelho + 0,15g de Azul Ultramarino. 

Passo a Passo

Primeiramente pese separadamente em um Becker o Óleo Vegetal escolhido, a Lecitina de Soja e a Glicerina Vegetal. Em outro Becker, pese a Cera e a Manteiga.

Em segundo lugar, inicie o processo de aquecimento do Becker com Cera e Manteiga, e enquanto isso, misture bem o outro Becker com Óleo e Glicerina a fim de homogenizar perfeitamente a Lecitina.

Após derretimento da Cera, coloque o Becker com Lecitina na chapa apenas aquecida e inicie o processo de mistura das duas etapas. Misture bem a fim de incorporar todos os ingredientes.

Quando a Base do Gloss estiver abaixo de 40ºC, adicione a Oleoresina de Alecrim e misture bem.

Oleoresina de Alecrim
Oleoresina de Alecrim

Pigmentando o Gloss Labial

Essa etapa ficará a seu gosto, mas colocamos no início do post as quantidades que usamos para produzir a cor que mostraremos como resultado! Use sua criatividade!

Envase então em frascos previamente higienizados. Deixe um espaço para que o aplicador possa entrar no frasco sem ocasionar vazamentos.

Envase
Envase

Resultado Final

Por fim, esse é o resultado final do Gloss que fizemos hoje, de acordo com as cores que gostamos de usar! O resultado foi suave e mais translúcido, mas se você quiser deixar a cor mais forte, use óxido de zinco antes de colocar os pigmentos coloridos.

Gloss Labial Vegano
Gloss Labial Vegano

Nossas cores

Esse de cima foi primeiro Gloss que fizemos, para testar a fórmula antes de trazer para você, e o de baixo foi o que acabamos de fazer! Só para exemplificar, todas as cores estão com suas quantidades de pigmentos descriminada após a lista de ingredientes.

Teste 1 e Teste 2
Teste 1 e Teste 2

Aplicação na Boca da Ana
Aplicação na Boca da Ana

Maravilhosaaaaaaa!!!
Maravilhosaaaaaaa!!!

Validade

É provável que o prazo de validade varie de 6 meses a 1 ano, dependendo dos Cuidados de Higiene no Manuseio e Conservação. Leia nosso post sobre Boas Práticas de Higiene na Produção de Cosméticos. Se você optar por usar ingredientes vivos e manipulados como Infusões, Gel de Aloe in natura, etc, é provável que a validade do seu produto seja mais curta. Sempre que fizer alguma alteração em fórmulas, faça testes em pequenos lotes e observe sua estabilidade. Dê preferência a embalagens que você não precisará tocar diretamente no produto.

Por fim, você pode acompanhar o passo a passo em vídeo também:

E então, o que você achou do nosso Gloss Labial Vegano? Gosta de usar esse tipo de produto na sua rotina de beleza? Que tipo de tonalidade você prefere para usar nos seus lábios? Deixa sua sugestão pra gente, vamos adorar conhecer seus gostos!

Ah, se acaso você fizer a receita, venha nos contar sobre sua experiência com esse produto!

Em suma, esperamos que você tenha gostado desse post e qualquer dúvida ou sugestão você pode deixar um comentário.

Então a gente se vê no próximo post! Até lá.

Por Marcella Lemos e Ana Velho.

Publicado por:Espiral de Ervas

feito por Marcella Lemos e Ana Velho

2 comentários sobre “Gloss Labial Vegano

Deixe uma resposta