Olá, hoje faremos um Sabonete Natural de Abóbora com Laranja, pelo método Hot Process usando o Purê Fresco de Abóbora. Só não vale comer o Sabonete!

Há um tempinho atrás postamos um conteúdo falando sobre o Uso de Alimentos Frescos na Saboaria, e hoje resolvemos trazer um teste, que deu muito certo!

Ah, vale sempre lembrar uma coisinha básica: USE EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL!

EPI's
EPI’s

Ingredientes

300g de Azeite de Oliva

200g de Óleo de Coco

230g de Óleo de Palma

236g de Água Destilada

102g de Soda Cáustica 99%

Aditivos

15g de Lactato de Sódio (2%)

7g de Ácido Cítrico (1%)

50g de Purê de Abóbora

Essa receita foi calculada usando 7% de Sobreengorduramento dos óleos base, e 30% de concentração da soda.

Blend Óleos Essenciais e Oleoresina de Alecrim

1g de Antioxidante Oleoresina de Alecrim

16g de Óleo Essencial de Laranja Doce

4g de Óleo Essencial de Cravo

Passo a Passo do Sabonete de Abóbora com Laranja

Deixe reservado seus ingredientes, devidamente organizados para facilitar o processo que precisa ser rápido.

Aqueça seus óleos a serem saponificados até atingirem entre 105 e 115ºC.

Despeje a Soda na Água Destilada e mexa bem até dissolver todo o conteúdo.

Deixe seu purê (ativo de fluidez) em uma fonte de calor amena (banho maria ou fogão desligado) para que esteja morno ao final do processo e não dê choque térmico na massa de sabão.

Purê morno
Purê morno

E que comece a saponificação!

Vamos então começar o processo de saponificação, adicionando a lixívia nos óleos (tudo bem quente) e iniciando o processo de mixar até atingir o traço grosso. Tampe e aguarde começar a subir os vulcões de cozimento.

Acabamos perdendo temperatura e voltamos a panela para o fogão a fim de aumentar a temperatura. Mas se isso não acontecer com você, segue o baile e misture sempre que subirem os vulcões.

Chegou na temperatura desejada, tire da fonte de calor e abafe aguardando as expansões.

Siga então batendo e mexendo até que a massa mude sua consistência.

Inicie o processo final de incorporação dos aditivos na massa. Aguarde a massa esfriar até abaixo de 50ºC para incorporar os óleos essenciais e oleoresina de alecrim.

Por fim, enforme a massa e aguarde até completo resfriamento e endurecimento da massa. Isso pode durar algumas horas até 1 dia, a depender do clima no dia que você estiver fazendo sabão.

Resultado Final

Em conclusão, esse foi o resultado final do nosso Sabonete de Abóbora com Laranja! Só não vale comer o Sabonete, porque ele realmente está incrível, e espumando que é uma loucura!

Resultado final
Resultado final
Teste de Espumação
Teste de Espumação

Validade

Lembre-se de que o processo de cura (secagem dos sabonetes) é importante, e que igualmente, irá influenciar na validade do produto final, juntamente com fatores relacionados ao armazenamento, ambiente, etc. A cura padrão para um Cold Process é de 30 a 45 dias e de um Hot Process é de 7 a 15 dias. Se adicionarmos líquidos no Hot Process a fim de fluidificar a massa, é recomendado um período de cura de 20 a 30 dias.

Um sabonete bem formulado, equilibrado e devidamente calculado possui prazo de validade indeterminado, mas é de praxe sempre indicar uma validade segura aos produtos. Em resumo, se armazenado em local seco, ao abrigo de luz, umidade e bem ventilado, a validade indicada do seu sabonete será em torno de 6 meses até 1 ano.

Vídeo

Em seguida acompanhe o passo a passo também em vídeo:

Temos alguns vídeos de sugestão interessantes para você assistir. Caso não tenha entendido o motivo de usarmos Ácido Cítrico e Lactato de Sódio na fórmula, clique nos links e leia os conteúdos. Da mesma forma, se tiver dúvidas sobre o Uso da Palma ou Dendê, leia o post do experimento que fizemos!

Aqui no canal já fizemos alguns Sabonetes com Alimentos Frescos, como por exemplo o Cold Process com Pepino e Hot Process de Cenoura e alguns com Bebidas como o Hot Process de Vinho e o Hot Process de Cerveja.

E então, o que achou do nosso Sabonete Natural de Abóbora com Laranja? Tem algum outro alimento que você gostaria que a gente trouxesse para o Universo da Saboaria Natural? Escreve pra gente, quem sabe não é o próximo da lista! Se você gosta desse tipo de conteúdo ou ficou com alguma dúvida, deixe um comentário.

Em suma, esperamos que você tenha gostado desse post e qualquer dúvida ou sugestão você pode deixar um comentário.

Então a gente se vê no próximo post! Até lá.

Por Marcella Lemos e Ana Velho.

Publicado por:Espiral de Ervas

feito por Marcella Lemos e Ana Velho

2 comentários sobre “Sabonete Natural de Abóbora com Laranja

  1. Ola, coloquei a formula do sabonete da mendrulândia com o ácido cítrico e sem ele e nao houve alteração da soda, manteve os mesmo 102gr, nesse caso acrescento mais 4 gr de soda a receita (para 1% acido citrico) total soda 106 gr para essa receita?

Deixe uma resposta