Olá, no post de hoje iremos conhecer um pouco mais sobre o ingrediente Alantoína. A saber, possui propriedades hidratantes, queratolíticas, descamantes de pele, suavizantes, protetoras contra agentes irritantes e curativas.

Ingrediente Alantoína
A Alantoína é um pó cristalino branco e inodoro que protege a pele do rosto e do corpo e da mesma forma, promove a regeneração celular na pele exposta fragilizada pelas agressões ambientais. Seu efeito protetor para pele é fantástico, ela suaviza a pele e, ao mesmo tempo é um agente queratolítico (faz com que a queratina amoleça). Além disso, causa rápida regeneração e proliferação celular e tem a capacidade de prevenir e proteger temporariamente a pele irritada, rachada ou queimada pelo vento. acelerando os processos naturais da pele e aumentando o teor de água.

Sem dúvida, as propriedades da Alantoína são muito incríveis, e a verdade é que esse ativo tem uma multifuncionalidade no mundo dos cosméticos. Vamos então conferir algumas:
- Renovador celular usado em cicatrização de feridas.
- Propriedades estimulantes, hidratantes, esfoliantes e que minimizam os poros.
- Protege e acalma a pele, estimulando a renovação da pele.
- Hidrata a pele, melhorando a capacidade de reter a água.
- Esfoliante, ajuda a eliminar as células mortas da derme, proporcionando maciez.
- Minimiza o tamanho dos poros.
- Suaviza a pele, tornando-a mais macia e flexível.
INCI Name Allantoin
Decerto a Alantoína é encontrada naturalmente em diversas plantas, como beterraba sacarina, confrei, camomila, semente de tabaco e brotos de trigo. Uma fonte popular de Alantoína é o Extrato de Confrei, uma espécie de erva nativa da Europa. Curiosamente, é nomeada com a finalidade de fazer referência ao alantóide, uma estrutura envolvida na troca de nutrientes e resíduos para embriões em desenvolvimento.
A Alantoína (5-ureido-hidantoína) pode ser extraída do Confrei (Symphytum officinale), mas atualmente, a Alantoína usada nos produtos que conhecemos é geralmente sintetizada quimicamente em laboratório.

Dicas de formulação
É um ingrediente solúvel em água que funciona bem na fase aquosa aquecida a mais de 50˚C. Desse modo, a solubilidade da Alantoína é de 0,56 gramas a cada 100 mL de água à 25ºC e de 4 gramas em 100 ml de água a 75˚C. Pode tolerar bem o calor, chegando até 80°C com aquecimento prolongado, e seu ponto de fusão é de 230°C. Mas você ainda pode dissolver até 0,5% de Alantoína em fórmulas à base de água à temperatura ambiente (20˚C a 25˚C).




De acordo com dados de fornecedores, a Alantoína é estável na faixa de pH 3-8 e pode ser incorporada em emulsões a 0,5-2%.
Se você estiver fazendo uma loção com uma fase de água aquecida, a Alantoína sempre irá para a fase aquosa aquecida porque pode tolerar facilmente temperaturas de até 80°C. Além disso, é mais solúvel em água quente e é menos provável que cristalize e forme fragmentos enquanto esfria. A fase de resfriamento, que geralmente é de 45˚C, é então muito fria para ela que ela se dissolva.
Você até pode dissolver até 0,5 gramas em 100 ml de água a 25˚C, portanto, se estiver fazendo um tônico ou outro produto sem aquecimento, poderá usá-lo, mas não ultrapasse essa quantidade para evitar os cristais.
Sugestões
A Alantoína pode ser usada em praticamente todos os produtos solúveis em água. Gostamos de usar em nossas loções, principalmente para o rosto. No inverno, a Alantoina ajuda a proteger a pele, e no verão usamos em sprays ou loção pós sol pois ajuda a acalmar, curar e esfoliar. Gosto de usar ela também em tônicos para ajudar na suavização, proliferação celular e hidratação. Da mesma forma, ela pode ser usada em xampus ou sabonetes líquidos como anti-irritante e esfoliante (ótimo para couro cabeludo propenso a caspa). E em um limpador facial ele é um ingrediente multifuncional.
A Alantoína é segura?
A Alantoína criada em laboratório é quimicamente equivalente à sua contraparte natural e demonstrou ser não tóxica e segura para uso em uma variedade de aplicações cosméticas segundo uma pesquisa. Tal estudo afirma que: “Os dados do teste de segurança nesta avaliação e em avaliações anteriores foram considerados suficientes para apoiar a segurança do ingrediente Alantoína e dos complexos de alantoína nas categorias de produtos e nas concentrações analisadas nesta avaliação de segurança.”
Por fim, assista ao vídeo que fizemos falando um pouco sobre o ingrediente Alantoína:
Certamente, já fizemos alguns produtos usando a Alantoína aqui no canal! Confere aqui o Tônico Facial com Ácido Salicílico, e o Gel Facial para Pele Oleosa e com Acne.
E então, gostou de conhecer mais sobre a Alantoína? Você tem interesse em ver a gente fazendo mais formulações cosméticas usando esse ingrediente? Deixa um comentário para a gente se você curte esse tipo de conteúdo!
Em suma, esperamos que você tenha gostado desse post e qualquer dúvida ou sugestão você pode deixar um comentário.
Então a gente se vê no próximo post! Até lá.
Por Marcella Lemos e Ana Velho.
Referências Bibliográficas
Creamy. Alantoína. Acesso em: 25 fevereiro de 2022.
Engenharia das Essências. Alantoína. Acesso em: 25 fevereiro de 2022.
Humblebee and me. Allantoin. Acesso em: 22 de fevereiro de 2022.
Pubmed. Final report of the safety assessment of allantoin and its related complexes. Acesso em: 22 fevereiro de 2022.
Skin Better Science. Allantoin. Acesso em: 22 de fevereiro de 2022.