Olá, hoje conheceremos o ingrediente Citrato de Trietila, um ativo muito interessante que pode ser usado em desodorantes para as axilas, pés e como fixador de perfumes.

Ingrediente Citrato de Trietila

O Citrato de Trietila é um Éster de Ácido Cítrico que, a saber, possui diversas aplicações industriais e de consumo. Produzido através de fermentação do etanol e ácido cítrico natural. Frequentemente usado como aditivo alimentar, onde atua como agente aromatizante e estabilizador de espuma.

O Citrato de Trietila é também usado como pseudo emulsionante em sucos de cigarros eletrônicos. Funciona como um estabilizador da mesma forma que a lecitina em muitos produtos alimentícios, mas com a possibilidade de vaporização que serve para essa aplicação.

Pode ser usado tanto como fixador de perfumes, assim como formador de filme para sprays de cabelo e esmaltes. Além disso, é também um ingrediente ativo em muitos desodorantes. De acordo com estudos, o Citrato de Trietila é uma substância ativa desodorante não microbicida, obtida a partir de recursos naturais. Desse modo ele inibe a decomposição bacteriana dos ingredientes do suor, responsável pelo odor desagradável.

Perfume Oleoso
Perfume Oleoso

INCI NAME: Triethyl Citrate.

Em resumo, é um ativo muito bacana para formulações de desodorantes e produtos para os pés e trata-se de uma  alternativa aos sais de alumínio. Devido à sua capacidade de inibir a degradação enzimática dos componentes do suor, é um excelente ingrediente ativo no combate ao odor corporal. Do mesmo modo, o Citrato de Trietila também possui propriedades antibacterianas.

Entretanto, ele não afeta a microbiota natural da pele. Sua ação é baseada na inibição reversível dependente do pH da degradação enzimática dos ingredientes do suor, resíduos epidérmicos e gordura da superfície da pele. Desse modo, os produtos de degradação que possuem mau cheiro não podem se desenvolver.

Além disso, é um ingrediente certificado COSMOS e EcoCert.

Desodorante sólido usando o Citrato de Trietila
Desodorante sólido usando o Citrato de Trietila

Dicas de formulação

Primeiramente, devemos saber que é um líquido lipofílico quase incolor, oleoso e praticamente inodoro.

Triethyl Citrate
Triethyl Citrate

Com a finalidade de atuar como ativo em desodorantes, pode ser usado com concentração entre 1 e 5%. Pode ser incluído pré-solubilizado em géis aquosos. Todavia em emulsões/sticks deve ser adicionado na fase oleosa ou na fase final. A saber, ele também pode ser combinado com Ricinoleato de Zinco. O pH da formulação deve ser ajustado entre 4 e 5. 

Similarmente, o ingrediente também oferece propriedades antioxidantes e aumenta a eficácia dos conservantes usados ​​em um produto. É solúvel em óleo e álcool, mas dificilmente solúvel em água. 

É facilmente biodegradável e considerado de baixa toxicidade antes da degradação.

Por fim, assista ao vídeo que fizemos falando um pouco sobre o ingrediente Citrato de Trietila:

Já fizemos outros desodorantes aqui no canal, porém com outros ativos! Confere o nosso Desodorante Líquido usando Alúmen em Pó, e o Desodorante Natural com Bicarbonato de Sódio.

E então, gostou de conhecer mais sobre o ingrediente Citrato de Trietila? Você tem interesse em ver a gente fazendo Formulações Cosméticas usando o ingrediente? Perfumes e Desodorantes quem sabe? Deixa um comentário para a gente saber se você curte esse tipo de conteúdo!

Em suma, esperamos que você tenha gostado desse post e qualquer dúvida ou sugestão você pode deixar um comentário.

Então a gente se vê no próximo post! Até lá.

Por Marcella Lemos e Ana Velho.

Referência Bibliográfica

Independent Chemical. Triethyl Citrate: A Natural Ingredient with Many Uses. Acesso em: 22 fevereiro de 2022.

Pubchem. Triethyl Citrate. Acesso em: 22 fevereiro de 2022.

Shopee. Triethyl Citrate / Éster de Ácido Cítrico. Acesso em: 22 fevereiro de 2022.

String Fixer. Citrato de Trietila. Acesso em: 22 fevereiro de 2022.

UL Prospector. Triethyl Citrate TEC. Acesso em: 22 fevereiro de 2022.

UL Prospector. Dermofeel TEC Eco. Acesso em: 22 fevereiro de 2022.

Weleda. Triethyl Citrate. Acesso em: 22 fevereiro de 2022.

Publicado por:Espiral de Ervas

feito por Marcella Lemos e Ana Velho

3 comentários sobre “Conhecendo o ingrediente Citrato de Trietila

  1. amei, assim que puder vou comprar e testar. entretanto ja fiz o desodorante com bicabornato e funcionou bem com stick, mas meu queridinho é o líquido com pedra alumem, funcionou super pra acabar comm a minha “asa” kkkkkkk

Deixe uma resposta